[Resenha] Desamparo

DESAMPARO

Autor: Fred Di Giacomo | Ano: 2018 | Páginas: 248
Editora: Reformatório | Skoob | Adquirir
Recebido em parceria com a Oasys Cultural


Neste romance de Fred Di Giacomo temos a oportunidade de conhecer um pouco da formação do interior paulista.

O autor, através de uma pesquisa histórica, traz ao leitor diversos elementos e situações ocorridas, por meio de uma família e outros núcleos que a orbitam, ilustrando e contando a maneira como ocorreu a ocupação dessa área do estado de São Paulo.

Muitos conflitos fazem parte da narrativa. A disputa por espaço sempre colidindo com as terras indígenas e o interesse desses nativos.


As disputas, muitas vezes sangrentas, gerando um círculo de ódio e vingança, são parte substancial do texto, já que definem a forma como foi se desenhando a distribuição da população, bem como a redução dos povos indígenas naquela parte do estado.



O autor também destaca a opressão dos moradores mais humildes por aqueles que usam da violência para impor sua vontade e dominação na posse da terra, instrumento utilizado ainda hoje nas áreas mais remotas.

Observamos uma temática também folclórica, com situações de adoração às divindades e crendices populares sobre saúde, fertilidade e prosperidade.

O humor se faz presente em situações inusitadas, como por exemplo, no caso de o primeiro preso da cadeia da cidade ser o próprio pedreiro que a construiu; ou do cemitério inaugurado com o enterro da perna de um cidadão que permaneceu vivo.

A leitura demanda um nível de atenção mais elevado que o comum, em vista da quantidade de personagens e os núcleos, que oscilam em alguns tempos distintos. No entanto, existe nas últimas páginas, a anotação desses núcleos, com o nome do personagem e sua referência familiar, que ajuda no entendimento.



É uma leitura que recomendo principalmente àqueles que gostam de temas históricos, calcados nos fatos. E também pode nos levar a buscar mais informações da nossa própria história.

O resgate do passado tem valor incalculável para o entendimento da organização social e territorial do ambiente em que vivemos. E não só isso: também nos permite repensar as atitudes para apaziguar relações há muito tempo hostis.



7 comentários

  1. Olá, adoro livros com temáticas folclóricas, com certeza irei gostar desse por trazer um pouco da cultura indígena creio eu, bjs, adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Que incrível! Não conhecia esse livro, mas confesso que fiquei curiosa de saber por que cargas d'água um cidadão enterra sua própria perna para inaugurar um cemitério?!
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas já começou me chamar atenção pela capa. Toda essa atmosfera histórica me desperta curiosidade. Saber como eram outros tempos, a cultura, as pessoas, além dos acontecimentos que levaram cada cidade a ser o que é hoje. Ótima indicação. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Que máximo encontrar um livro tão completo que traga uma pesquisa histórica bem rica de informações ao leitor. E ainda, ilustrando e exemplificando a forma como ocorreu a ocupação dessa área do estado de São Paulo. Parece ser tudo um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  5. Eita, que esse livro chamou bastante atenção da cientista social aqui. São Paulo é um estado que muito me chama atenção, mas que pouco sei.
    Ah, e que blog e fotos lindas!

    Abraços,
    Julia.

    ResponderExcluir
  6. Oiii! Adoro todo esse envolvimento com o aspecto cultural que parece que o autor nos traz!Uma leitura repleta de embasamento através de historicidade e dados socioculturais, ao que parece! Valorizo!

    ResponderExcluir
  7. Olá JR! Amei as suas fotos e esse livro parece ser incrível! Bem diferente do que eu costumo ler, já quero

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!