[Resenha] Aurora nas Sombras

AURORA NAS SOMBRAS

Autor: Fabien Vehlmann e Kerascoët | Ano: 2019 | Páginas 96
Editora: DarkSide Books | Skoob


Aurora nas Sombras é uma Graphic Novel francesa, do autor Fabien Vehlmann e dos quadrinistas Marie Pommepuy e Sébastien Cosset. Em cores pastéis e desenhos fofos, a história representa sentimentos não tão singelos quanto aparenta.

O início se dá com o encontro de um jovem casal para um chá com bolo. Tudo está correndo bem, até que, gotas começam a cair do teto. E é nesse momento que vamos perceber do que se tratava a casa em questão. O corpo de uma menina em decomposição.

Nossos personagens são expelidos para fora dessa "casa".



Em um novo ambiente, Aurora tenta se adaptar  da melhor e mais justa forma possível. Ela encontra outros "seres" que também habitavam a casa em decomposição e agora se encontram em igual situação. 

E é ai que a história realmente começa.

Na busca pela sobrevivência nem todos se comportam da mesma forma e até mesmo o comportamento altruísta de Aurora não é bem visto por todos. Até mesmo amigos antigos começam a mostrar seu lado mais cruel.



Nesse cenário de sobrevivência, alguns seres usam de tudo para conseguirem o que querem, até mesmo da violência e atentando contra a vida de outros. Fazendo um paralelo com a vida, o quadrinho mostra de forma bastante realista o quanto podemos chegar. 

Aurora nas Sombras trata de temas fortes e o lado mais sombrio do ser humano. E dessa forma vamos encontrar as várias personalidades e comportamentos, enquanto uns trabalham para a o bem da maioria, outros preferem enredarem para outros caminhos. 

Há mortes, e mesmo em um quadrinho com cores tão vibrantes, elas são mostradas de forma crua. Por isso, recomendo que tenham estômago forte. 

Aurora nas Sombras não é uma leitura muito fácil, eu mesma no começo tive certa dificuldade até entender claramente o que estava sendo descrito ali. E quando entendi, foi inevitável não pensar nesse paralelo com os humanos e em nossas ações.

Um quadrinho muito bem ilustrado e muito bem trabalhado. E que primor de edição.

Mas, me diga, o que você faria se estivesse em uma luta pela sobrevivência?


4 comentários

  1. Oi Fê.
    Não conhecia essa novel mas gostei bastante do que ela se propõe a trazer para os leitores. Muito embora não seja dada à esse tipo, fico com bastante vontade de ler por conta dos paralelos entre a história e os atos humanos. Nos tempos que vivemos torna-se cada vez mais necessário discutir as ações.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Depois de uma breve ausência (doente), estou de volta. O Gil com muito trabalho, incumbiu-me de vos visitar... Hoje numa passagem rápida. Espero que entendam...

    Hoje, do Gil António :-O amor e a sua ausência

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderExcluir
  3. É tão linda essaGraphic Novel francesa, achei a personagem parecida um pouco com a Alice. Já vai pra minha lista, bjusss.

    ResponderExcluir
  4. Eu quase não tenho estômago pra resenha... hahaha
    A gente não costuma esperar temas fortes assim desse tipo de literatura né, mas é um ótimo trabalho!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!