[Resenha] Doutor Sono

DOUTOR SONO

Autor: Stephen King | Ano: 2014 | Págias: 475
Editora: Suma | Skoob


Doutor Sono é a continuação do livro O Iluminado, de Stephen King. O livro foi lançado no Brasil em 2014, pela Suma, selo do Grupo Companhia das Letras.

O autor continua a história de Dan Torrance, que ainda assombrado pelos espíritos do Hotel Overlook, vive cheio de medos e cada vez mais distante de sua mãe. Quando tudo toma proporções maiores, Wendy chama por Dick, antigo cozinheiro do hotel, para ajudar o garoto. O amigo auxilia o pequeno Danny a encarar os assombros e a deixar as coisas indesejáveis "trancadas" em locais escuros da mente.


Mas outra parte sua, a parte iluminada, sabia mais que isso. Ele ainda não estava livre do Overlook.


O tempo passa e Danny começa a conviver com aquilo que mais detestava em seu pai, a bebida. Sem nada importante, ele passa de emprego a emprego, sem ficar por muito tempo nos lugares. Até que um dia, um fato o faz dar um basta e assim ele parte para um recomeço.

Por outro lado temos Abra Stone, uma menina de 12 anos com poderes excepcionais, ainda mais iluminada do que Danny. A menina entra em contato mental com ele e assim tornam-se amigos por seus pontos em comum.


Só que nem todos que possuem a iluminação são pessoas boas, e da pior forma possível, eles acabam conhecendo o lado mal. 

Rose é líder de uma grupo chamado O Verdadeiro Nó, pessoas perigosas que se alimentam da iluminação de outras, que se mostrarão um verdadeiro perigo para Abra e Danny.


Tirou a mão de debaixo dos edredons. Por um instante, deixou-a apenas parada no ar frio, depois ele sentiu a mão dela – pequena, quente – tocar na sua. – Abra.

Em Doutor Sono o autor logo de início já deixa bem claro que nem tudo termina bem. O que achei interessante, afinal depois de um terrível acontecimento, não há nenhuma sequela? E aqui King dá continuidade mostrando exatamente os traumas físicos e psicológicos que Danny e sua mãe sofreram.

É claro que tudo que ocorreu no Overlook serve de pano de fundo, mas Doutor Sono não é apenas uma continuação. O segundo livro conta também uma nova história, sobre o passado de Dan e o futuro de Abra, que pode não acontecer. O sobrenatural abre espaço para o drama e também para o suspense. Uma obra absolutamente imprevisível.




Outro detalhe que gostaria de falar é quanto ao nome do livro, que tem um motivo bastante especial e que tem ligação com a iluminação de Danny, mas não vou contar. Deixarei que descubra por si!!!

O desfecho é bastante empolgante e com todas as pontas amarradinhas. A tensão toma conta nessa parte e fica impossível largar o livro.  King mostra mais uma vez que é especialista em histórias assustadoras e emocionantes. 

Um livro envolvente e bem escrito. Leitura mais que recomendada! Se você já leu O Iluminado, não deixe de ler esse.




10 comentários

  1. Gente, eu jamais ia imaginar que teve essa continuação de O Iluminado. Na verdade não leio (nem assisto) muitas histórias do gênero porque rola um medinho, mas Stephen King é gênio, né? Dá pra ver pela resenha a complexidade da construção dessas personagens, não são uma coisa só, como em muitas outras obras.
    Achei a capa MARAVILHOSA também!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu amei a sua resenha, quero muito ler ambos pois sei que esse também vai ser adaptado e o King aprovou este (ao contrario do iluminado ahaha)!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro tem alguns anos, até gostaria de reler por causa do lançamento do filme, mas infelizmente não vai dar. Gostei bastante da resenha, foi bastante sentido com o livro, acho que não só a parte nova da história, mas saber o que acontece com Danny depois é fundamental. Adorei o desenvolvimento dele, mesmo que tenha sido uma coisa meio triste e inesperada.
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê! Não sou muito conhecedora das obras do King, confesso que nunca li nenhum, acredita? Mas pretendo ainda mudar essa situação, rsrs. Esse livro parece ser muito surpreendente mesmo, gostei bastante de sua abordagem. Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Uau. Eu nem tinha ideia de que o livro "Doutor Sono", é uma continuação do livro O Iluminado, de Stephen King. Adorei poder conhecer esse enredo da narrativa. Ótimo saber que o livro foi lançado aqui no Brasil, pela Suma, selo do Grupo Companhia das Letras. Achei tudo realmente muito interessante.
    Embora eu ainda não tenha tido a aportunidade de ler algo do autor, eu fiquei bem intrigada pela trama.

    ResponderExcluir
  6. Olá, sua resenha como sempre estar um arraso, mas eu não leio esse gênero e admiro os corajosos, porém me falta essa coragem. essa capa tá simples, mas foi a simplicidade que deixou ela lindaaaa, bjus.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou louca para ler um livro do Stephen King !! Tenho muita curiosidade para conhecer o estilo de escrita do autor que todos falam tão bem! Adorei a sua resenha parabéns pelo seu trabalho 💜

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  8. Acredita q eu nunca li Doutor Sono? O que não bate muito bem pois já li O Iluminado 2 vezes. Agora, principalmente com o lançamento do filme, estou SUPER animada pra fazer essa leitura!


    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Ainda não li O iluminado mas assisti o filme e senti um frio na espinha. Apesar de não ser terror causa uma sensação estranha. Até fiquei curiosa para conhecer o livro. Legal saber que tem continuação. Nunca ia conectar os dois livros pelos títulos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Eu comecei a ler Doutor Sono mas infelizmente não prossegui, sua resenha está ótima e me deu uma motivação pra voltar a ler

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!