[Resenha] O Homem Inocente

O HOMEM INOCENTE

Autor: John Grisham | Ano: 2019 | Páginas: 336
Editora: Arqueiro | Skoob


Em O Homem Inocente, John Grisham escreve um livro de não-ficção, relatando as condenações injustas de Ron Williamson e Dennis Fritz pelo assassinato de Debbie Carter. 

Ron era um atleta decadente, alcoólatra e viciado em drogas. Seu histórico o faz suspeito e culpado do crime, tudo isso em uma época em que, DNA e provas técnicas ainda não eram fatores determinantes e é nesse cenário que entra a grande discussão desse livro. Uma história tensa e complicada envolvendo um tema difícil do sistema judiciário norte-americano: a pena de morte.

Em 1988, Ron e Denis foram condenados por estupro e homicídio. Denis recebeu prisão perpétua e Ron pena de morte.



Ron tinha problemas mentais e por esse motivo não poderia ser executado, mas isso não foi levantado em momento algum durante o julgamento. A pressa em resolver as coisas era grande, a polícia queria concluir seu trabalho, os advogados queriam encerrar esse caso e o promotor, nem vou falar.

Os argumentos apresentados eram completamente absurdos e é difícil acreditar que convenceram o juri. Alguns momentos foram de extrema revolta para mim.

Foram anos de apelações e mais injustiças contra os acusados. Ron, nesse tempo, passou por muitas coisas no corredor da morte e seu estado de saúde física e principalmente mental, pioraram terrivelmente. 


O trabalho de pesquisa do autor foi impecável. A forma como ele nos conduz durante o julgamento nos possibilita maior compreensão de um sistema falho. E mesmo o mais leigo dos leitores no assunto consegue perceber o absurdo das coisas.

A história de Ron e Dennis é revoltante e tocante, difícil ficar indiferente e não se colocar no lugar. 

O livro é narrado com poucos diálogos, mas a maestria de John ao descrever os fatos deixa uma leitura fluída e bem amarrada. Mesmo colocando outros casos ao longo da narrativa, não há confusão para o leitor, ou melhor, é mostrado o porquê de tal inserção. 


O homem inocente não é uma leitura fácil pela carga emocional, por vezes tive que dar uma pausa e respirar diante dos absurdos e pela injustiça das coisas. Apesar disso é uma leitura que vale a pena, ainda mais se você tem interesse em tais questões.

Após a leitura do livro, assisti a série documentada pela Netflix, que super recomendo.


A justiça que tinham sofrido poderia ter sido facilmente evitada, e o Estado lhes devia um pedido de desculpas, algo bastante simples.Isso jamais aconteceria, e se tornou uma ferida aberta que nunca se curou.








2 comentários

  1. Certamente deve ser uma leitura com grande carga emocional. Só de ler a resenha já fiquei revoltada, imagino como deve ser pesado o caso inteiro. Além da injustiça, também dói saber que o verdadeiro assassino não foi condenado.

    ResponderExcluir
  2. Que livro interessante. Parece ser bem rico em debates sobre direitos humanos, ética e deve ser bem legal para quem é da área de direito criminal. Bem legal!


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!