[Resenha] A Incendiária

A INCENDIÁRIA

Autor: Stephen King | Ano: 2018 | Páginas: 448
Editora: Suma | Skoob


Olá!!

Como já devem ter percebido para quem acompanha o blog, eu sou grande fã do Stephen King. Admiro sua escrita, a versatilidade e a peculiaridade de seus livros. 

A Incendiária traz a história de dois jovens universitários de Harrison, nos Estados Unidos. Andy e Vicky estavam passando por dificuldades financeiras e aceitaram participar de um experimento, que consistia em injetar uma droga conhecida como Lote Seis. Seriam testadas 12 pessoas. 

O responsável pela pesquisa é um grupo conhecido como a Oficina que diz ter ligação com o governo. Porém, há um certo misticismo em torno desse grupo, o que causa respeito e temor por eles.

O que acontece é que os efeitos dessa droga testada não são nada bons e os dois jovens foram os que mais sentiram as consequências. Diante disso, eles percebem que entraram em uma grande enrascada, além de estarem presos a Oficina.




Andy e Vicky passam a ter alguns poderes, eles são capazes de fazer certas coisas, como se fosse um dom adquirido. Unidos pelo mesmo destino, eles acabam se apaixonando e casando. E dessa união nasceu Charlie.

Charlie é uma garotinha adorável, que consegue ser mais forte que os pais. Ela tem o poder de colocar fogo nas coisas, mas não tem o total controle de suas habilidades. Isso logo chama a atenção de pessoas perigosas.


Mas os extintores apareceram silenciosamente, sem discussão, quase com a mesma sutileza com que dentes-de-leão apareciam durante aquele período entre a primavera e o verão. Eles não conversavam sobre o que Charlie era capaz de fazer, mas havia extintores por toda a casa.

A partir desse momento, começa uma fuga frenética de pai e filha, repleta de reviravoltas e situações bastante tensas. A narrativa foge totalmente do clichê e dá dimensão a um tema já explorado pelo autor: pessoas com habilidades psíquicas

A história é baseada principalmente na perseguição e no desenvolvimento das habilidades da incendiária. 

O livro é um clássico, com personagens muito bem construídos e um tema instigante. Charlie é apenas uma garotinha que com seus poderes se torna uma arma. A Oficina precisa liquidá-la, mas antes disso a intenção é usá-la para estudos. Seu pai fará de tudo para que isso não aconteça.




Confesso que ao começar a obra eu esperava um outro tipo de leitura e me surpreendi com o desenvolvimento da história.  Senti que o autor prolongou algumas partes, tornando-as repetitivas e um pouco arrastadas. Mas, nada que torne uma experiência ruim, pois é inegável como King consegue tirar o melhor e o pior do ser humano.


Andy achava que tinha sentido medo naquela hora. Mas não sabia o que era medo. Medo era chegar em casa e encontrar a esposa, sem as unhas dela para descobrir o paradeiro de Charlie.

As críticas ao governo e o abuso de poder são bem claros e considerei um ponto forte na obra, pois leva a reflexões necessárias. Principalmente para os dias atuais.

O final é outra ressalva que aponto aqui, pela falta alguns detalhes maiores, achei que se desenrolou de uma maneira um tanto superficial depois de tudo que os protagonistas passaram.

Enfim, eu gostei do livro, mas não se tornou um dos favoritos do autor, apesar de mostrar mais uma das facetas do mestre em suas obras.  É uma leitura válida para os fãs do autor, mas não espere uma história cheia de cenas mais impactantes, para não decepcionar.

O posfácio é bem importante e deve ser lido, lá o autor fala um pouco dos rumos tomados pela história e da inspiração da personagem Charlie.

Esse é o quarto livro da Biblioteca Stephen King, publicado pela Editora Suma e nem preciso dizer o quanto a edição está maravilhosa e perfeita.





7 comentários

  1. Oi, amiga! Por mais que diga que, nesse caso em específico, não devamos esperar tanto, para mim que nunca li nada de Stephen King, acho incrível como os enredos de suas tramas nos conduzam a imaginar como se as histórias fossem filmes, e geralmente isso acaba acontecendo com algumas, não é? Pela sua linda resenha, consegui enxergar a história e confesso que gostaria de vê-la em uma adaptação! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Amei a premissa do enredo. Infelizmente a pequena Charlie vai sofrer as consequências das escolhas desesperadas dos pais. Me lembra o desenho Steven Universe nesse aspecto kk

    Obrigado pela indicação!


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  3. Adoro acompanhar aqui no seu blog as melhores obras desse autor. Porque, com certeza, já pude notar que você é grande fã do Stephen King. E também, gosto bastante do fato de você admirar a escrita, a versatilidade e a peculiaridade dos livros desse autor. Enfim, eu gostei muito de conhecer o enredo dessa narrativa! Só contando sobre jovens universitários dos Estados Unidos, e uma droga que precisa ser testada...Tadinha da personagem Charlie. Isso já me deixou intrigada. Muito interessante. Fiquei curiosa para saber mais a respeito do desfecho do desenrolar dessa trama. E o fato de conter a clara crítica ao governo e ao abuso de poder, gerando tanta reflexão, já me deixou ainda mais interessada. Aprecio muito jovens com super poderes no enredo também. Ótimo saber que o desenrolar da história te surpreendeu e que esse livro se tornou um dos seus favoritos do autor. Quero ler!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Esse é um livro do Stephen que parece envolver mais fantasia do que o terror que estamos acostumados.
    Confesso que suas ressalvas a respeito das repetições e do final me deixaram com vontade 0 de ler o livro. Mas independente disso, a edição é linda e parece que dá para se prender com o enredo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Faz pouco tempo que descobri que esse livro inspirou o filme Chamas da vingança com a Drew Barrymore ainda criança. Descobri também ser uma obra do Stephen King. Ainda não li nada do autor mas tenho muito interesse. Você já assistiu o filme? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha
    Nunca li nada do King mas quero até o final do ano
    Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  7. Olá imaginava a temática desse livro bem diferente, por não como eu imaginava eu já quero ler. Realmente essa edição estar linda, concordo com você, bjusss.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!