[Resenha] Histórias da Meia-Noite

HISTÓRIAS DA MEIA-NOITE

Autor: Machado de Assis | Ano: 2007 | Páginas: 280
Editora: WMF Martins Fontes | Skoob



Este é um livro de contos, sem muita relação com o título, mas com toda a qualidade literária de Machado de Assis. São histórias sobre as ironias do cotidiano e os comportamentos sociais, muitas vezes permeados por vícios de caráter sutilmente criticados pelo autor.

Não espere por muitas reviravoltas; em alguns casos não há nem clímax no desenvolvimento do conto. A tônica, mesmo, são os comportamentos calcados na vaidade, desconfiança, a traição, infidelidade e, até a falta do senso crítico.



Tais elementos constroem personagens que se encaixam perfeitamente em figuras sociais hipócritas ou limitadas eticamente. Por isso cada conto traduz um determinado tipo social passível de censura pela ótica de Machado de Assis.

O adúltero ofendido; a moça sem pudor à caça da maior vantagem possível; o rapaz recém-chegado da Europa que tem desdém pelo Brasil; a rotina de um dia de casamento que não pode abrir mão do orador; um jovem que não se encontra em nenhuma ocupação, mas acredita que faz tudo muito bem e a dissimulação de um sentimento através de cartas entre amigas.



É um livro para se deleitar diante da maestria do escritor, ícone da história literária brasileira; que faz uso da língua de maneira única, com capricho e respeito, ou seja, temos a oportunidade de admirar a crítica social, levantada por Machado, além de saborear textos muito bem escritos na forma e essência.

Recomendo o título sem sombra de dúvidas, pois se aventurar por Machado de Assis é a certeza de engrandecimento social. Navegar pelas páginas escritas por esse ícone é se inspirar a todo momento!



6 comentários

  1. Gostei da publicação :))

    Hoje:-Para além do infinito

    Bjos
    Votos de uma óptima tarde

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler essa obra de Machado de Assis, já li muita coisa dele e gosto demais do tom de ironia que ele possui em suas narrativas. Não conhecia essa obra, é lançamento? Preciso ir atrás do meu exemplar e ler sem falta, pois preciso ficar conhecendo esses contos.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li essa obra de Machado de Assis, mas já li outras e todas impressionam pela grande qualidade literária. Vou procurar por esses contos, com certeza será uma leitura enriquecedora culturalmente.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto imenso dos contos de Machado de Assis, aliás, tenho imensa preferência por esse gênero, em se tratando de Machado. Li Dom Casmurro e Memórias Póstumas mas, nada se compara aos contos. O enfermeiro é uma obra de arte. A cartomante, é simplesmente maravilhoso.
    Mas, esse eu não conhecia... lá vou eu atrás dele.
    bacio

    ResponderExcluir
  5. Amo Machado, sua ironia é maravilhosa. Meus contos favoritos são "A Cartomante" e "O Alienista". Machado arrasa tanto nos contos como nos romance, amo demais. Beijos e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda.
    Dos escritores brasileiros clássicos o que eu menos gosto é do Machado de Assis. Não sei, não gosto da maneira como ele se porta em suas obras.
    De todo modo, gostei bastante da resenha dessa obra. Não garanto leitura, mas pela conscientização vale a pena.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!