[Especial Literário] Agatha Christie

Oie, leitores!! Como estão?

Hoje o Especial Literário é mais que especial, pois é com a rainha do crime: Agatha Christie!!!

Uma das autoras que amo de paixão!



Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em Torquay, na Inglaterra, no dia 15 de setembro de 1890. Filha do americano Frederick Miller e da inglesa Clara. 

A escritora, de família rica, estudava em casa com professores particulares, onde aprendeu também piano e canto. Passava boa parte de seu tempo escrevendo poemas e contos e em 1914, casou-se com o piloto inglês Archibald Christie, de quem adotou o sobrenome.

No decorrer da Primeira Guerra Mundial, Agatha Christie trabalha como farmacêutica, adquirindo considerável conhecimento sobre fórmulas químicas, que seria, posteriormente, utilizado em sua obra ficcional.

Em 1917, desafiada por sua irmã Madge, escreve uma trama policial, que viria a ser seu primeiro livro, "O Misterioso Caso de Styles", publicado em 1926 e no qual o detetive belga, Hercule Poirot aparece pela primeira vez.

Chegou a escrever outros livros, mas foi em 1926, como "O Assassinato de Roger Ackroyd", que ficou famosa. Ainda por essa época, após o marido revelar ter uma amante e pedir a separação, Agatha desaparece e só é encontrada após 10 dias. 




Em 1930, já recuperada, casa-se com o arqueólogo Max Mallowan e com ele viaja pelo Oriente, onde encontrou inspiração para vários livros, entre eles "Assassinato no Expresso do Oriente", "Morte na Mesopotâmia", "Morte no Nilo" e "Aventura em Bagdá".

Sua estreia na dramaturgia ocorre em 1952, em Londres, com a estreia da peça A Ratoeira

Em 1971, recebe a mais alta condecoração do Reino Unido, o título de “Dame” que passa a incorporar a seu nome.

Seu personagem mais famoso, o detetive Hercule Poirot, aparece em 33 livros. Miss Marple, inspirada em sua avó, é outra personagem muito conhecida em suas obras.

Agatha faleceu em Wallingford, na Inglaterra, de pneumonia, no dia 12 de janeiro de 1976.

"Tudo começara como uma página de romance. Mas agora, terminado o encanto, as coisas se apresentavam como uma realidade sombria."



“As conversas são sempre perigosas quando se tem algo a ocultar.”




5 comentários

  1. Sempre escuto sobre ela e me recomendam livros mas nunca li nenhuma obra. Confesso que conhecendo a autora, deu aquela pontinha de curiosidade, principalmente para compara um antes e outro depois do isolamento rs .

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post!
    Descobri muita coisa sobre a autora! Não sabia que ela era farmacêutica como eu. rs
    Adorei o fato dela usar as viagens como inspiração porque acabou sendo proveitoso e foi uma forma de pesquisar sobre os locais antes de escrever.

    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir
  3. Oi, amiga! Saudades de passear por aqui! Olha, para falar a verdade, sei que Agatha Christie é um gênio nas histórias de suspense, mas confesso que conheço pouco das obras dela. Na estante, tenho "Assassinato no Expresso do Oriente", e mais dois, entretanto, ainda não li. Minha filha teve essas experiências e ficou encantada com a versatilidade dela na escrita. Seu post está lindo, recheado de ótimas informações sobre essa mulher que era puro talento! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo? Acredita que eu nunca li nenhum livro dessa autora. Tenho alguns aqui em casa, no entanto.

    Adorei seu post, bem informativo. Adoro conhecer essas curiosidades a respeito dos autores ;)

    ResponderExcluir
  5. Melhor especial literário de todos! Eu sou super fã da escrita e das obras da autora! Além de ser completamente apaixonada também por essa rainha do crime, Agatha Christie! Achei o seu texto muito informativo e repleto de curiosidades a respeito da história da escritora e o trabalho dela. Sem falar que, a sua escrita está impecável! Simplesmente adorei tudo o que você apresentou aqui pra gente.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!