[Resenha] Tubarão

TUBARÃO

Autor: Peter Benchley | Ano: 2015 | Páginas: 276
Editora: DarkSide Books | Adicionar ao Skoob



Olá!!


Hoje trago a resenha de um clássico, Tubarão! Acho que muitos já conhecem a história ou já assistiram aos filmes. 

A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island. Logo após o corpo de uma turista ser encontrado, o chefe de polícia Martim Brody ordena o fechamento das praias. Mas é impedido pelo prefeito que, com medo de perder a temporada de verão, consegue abafar o caso e deixar as praias abertas.

A cem metros da praia, o peixe sentiu uma alteração no ritmo do mar. Ele não via a mulher e tampouco lhe sentia o cheiro. (…) Os nervos detectavam as vibrações e informavam ao cérebro. O peixe mudou o curso, passando a seguir em direção da praia

Dessa forma, o tubarão assassino torna-se o terror dos banhistas, deixando a cidade em pânico. Passamos a acompanhar esta situação desesperadora com os novos ataques e a dificuldade de dar um fim ao tubarão.

O roteiro foi bem adaptado para o cinema, não fugindo a proposta do livro. O filme de Steven Spielberg, lançado em 1975, foi um grande sucesso de bilheteria, e responsável pela fobia de muitas pessoas em relação ao mar, a minha inclusive 😣

O livro é muito mais rico em detalhes no que tange às personagens e o próprio tubarão. Como havia assistido ao filme antes de ler o livro, me surpreendi com esses detalhes. Cheio de conflitos tanto políticos quanto pessoais, traições e intrigas. E claro, toda tensão vivida com o aparecimento do tubarão.




Portanto para quem já assistiu ao filme vai encontrar muito mais informações; e para aqueles que ainda não assistiram ao clássico, aconselho a conferir a obra primeiro. Não foi à toa que Tubarão superou a marca de mais de 20 milhões de exemplares vendidos. Vale muito a pena!


O gigantesco peixe movia-se em silêncio pelas águas da noite, empurrado pelos toques curtos de sua cauda em formato de meia-lua.

O livro é dividido em três partes: a primeira mostra Amity e seus moradores, o âmbito político, casos, fatos e o aparecimento da fera. A segunda parte, pode se dizer que é um pano de fundo na história, com aprofundamento na vida dos personagens e por fim, a terceira parte, que é a caçada ao tubarão, parte repleta de tensão e suspense. 

Só a segunda parte do livro que, como é mais voltada aos moradores e seus conflitos particulares, detalhes inclusive, que não vamos encontrar no filme, essa parte para alguns pode se tornar um pouco arrastada, pois desvia um pouco do foco dos ataques do tubarão.



E o que dizer dessa edição especial feita pela Editora DarkSide? Os detalhes são maravilhosos, capa dura efeito soft, marcador imitando uma barbatana e borda das páginas em vermelho. 

E ai, quem já leu Tubarão???



Beijos, 


9 comentários

  1. Essa edição da DarkSide está tão linda *-* nem sei se tem mais pra vender, mas eu vou procurar! Tubarão é um clássico, e faz muito tempo que eu assisti... adoraria ler o livro para saber mais dessa história! Adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse livro está na minha lista, faz muito tempo, preciso ir atrás dele para ler. Sua resenha me deixou com a curiosidade aguçada demais e pretendo em breve estar lendo essa obra.

    ResponderExcluir
  3. Já vi o filme mas faz muito tempo, adoraria ler o livro pra reavivar minhas lembranças e conferir todos os detalhes que não estão presentes na produção cinematográfica. Essa edição está um luxo, muito caprichada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda
    É um tema que não me interessa muito, mas sempre gosto de novidades. Pelo que ressaltou parece ser uma obra bem trabalhada em seus próprios termos principalmente nos detalhes de condução da obra.
    Adorei sua resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê!

    Que edição maravilhosa essa da DarkSide, hein!
    Lembro de quando criança ter muito medo do filme, mas nunca deixava de assistir quando passava. haha
    Também tenho medo do mar, especialmente no fundo por causa do filme.
    Eu adorei a criação do selo "Cine book club" da DarkSide por trazer roteiros mais completos dos filmes que tão bem conhecemos.

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  6. Nunca li esse livro, mas já assisti ao filme e ADORO! Rsr Até que não adquiri fobia do mar, por aqui não tem tubarão pasihfaihsd mas enfim, a história é realmente muito legal, amo a tensão do filme e deve ser incrível ler e conhecer mais detalhes dessa história! Adorei o marcador com formato de barbatana rsr

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, esse livro deve ser sensacional até porque a Darkside faz um trabalho único a cada livro. Eu amei o filme, principalmente o primeiro, por toda a política envolvida na história e a maneira como resolvem a questão. Saber mais detalhes a respeito seria maravilhoso. Lá vou eu atrás do livro e espero encontrá-lo... rs

    bacio

    ResponderExcluir
  8. Menina! onde conseguiu essa edição????? estou rpocurando ela a um bom tempo! ela está esgotada:(

    ResponderExcluir
  9. Que edição linda! Para começar hahaha

    Para continuar, hihihi ... sim também tenho muito medo do mar por causa do filme, fico me imaginando o que acontecerá depois de ler o livro... porém parece ser uma leitura de especial importância!

    Eu particularmente amo ler os livros com adaptações para o cinema, tanto antes ou depois de ver a adaptação.. acredito que isso nos torna mais críticos em relação aos detalhes e faz com que prestemos mais atenção na leitura ou no filme!

    Amei a resenha!!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!