[Resenha] O Buraco da Agulha

O BURACO DA AGULHA
Autor: Ken Follett | Ano: 2007 | Páginas: 384
Editora: BestBolso | Skoob



Essa é a primeira obra que li do Ken Follet; uma experiência e primeira impressão muito boas. Um suspense bastante equilibrado entre momentos de calma e passagens alucinantes.

A história está centrada na saga de um espião alemão, Henry Faber, que vive na Inglaterra se disfarçando dos mais diversos tipos de pessoas comuns. Ele é muito próximo de Hitler e tem a missão de encontrar pontos vulneráveis na estratégia dos aliados contra os nazistas.

Faber dispõe de uma invejável perspicácia e inteligência emocional, que lhe garante extrema eficiência em tudo que realiza. O espião é obstinado e frio, e faz o que for necessário para tirar do seu caminho aqueles que se mostram uma “pedra”.




Ele acaba sendo chamado de “o assassino do estilete”, pelo modo como mata suas vítimas. Numa bainha sob o braço esconde sua lâmina muito bem afiada e a utiliza com grande perícia.

As autoridades inglesas começam a rastrear o espião, e recrutam o experiente professor Godliman, para atuar na caçado desse perigoso homem. O novo integrante das forças anti Hitler mergulha de cabeça na missão e não hesita em colocar todo seu conhecimento a serviço de bloquear a ação de Faber. 

A perseguição se torna alucinante. Numa guerra por informações vale tudo para se alcançar o alvo, isso de ambos os lados. Godliman e seus subordinados correm contra o tempo, tendo em vista que Faber descobriu uma informação determinante para os rumos da Segunda Guerra. 

No entanto o espião precisa levar a informação até Hitler, tamanha a importância do que descobriu. As dificuldades são imensas para Faber, já que está em terreno inimigo, mas sua versatilidade faz com que também seja muito difícil para os aliados o pegarem. 

A fuga de Faber o leva para o mais difícil obstáculo a enfrentar. O espião sempre tão frio, objetivo e obstinado se vê diante de algo que nunca sentiu: a paixão. Lucy cruza seu caminho, e desperta nele sentimentos desviam sua atenção das questões de guerra. Ele afrouxa os cuidados com o que esconde, mas vai descobrir, na tenacidade dessa mulher, uma força bem maior que a sua.



Ken Follet desenvolveu maravilhosamente a história. Com o pano de fundo da Segunda Guerra, ele nos oferece um enredo de espionagem impactante; a vontade é de não parar até terminar.

Seu texto flui intensamente, com uma escrita limpa e estimulante. O suspense na medida certa, com seu clímax no momento adequado, faz a historia estimulante e imperdível.

Recomendação mais que acertada para quem curte o gênero. Não deixem de conhecer esse autor.



9 comentários

  1. Já fazem alguns anos que eu pretendo começar a ler os livros desse autor, mas o tamanho sempre me dão um pouco de preguiça. Porém, agora que eu vi que esse é pequeno, e com um tema tão interessante quanto a Segunda Guerra Mundial, finalmente achei um pra dar uma chance ao autor! Adorei a resenha, parece ser um livro de tirar o fôlego!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
  2. Que fotos lindas!!!!
    Parabéns!!
    E sua resenha me deixou curioso para fazer a leitura!

    ResponderExcluir
  3. Achei ótimo saber que essa é a primeira obra do Ken Follet que você leu. E que tenha te deixado uma boa impressão. Acredito que eu nunca tenha lido nada parecido com esse enredo do livro antes. Gostei de a trama central ser sobre um espião alemão que se disfarça de várias pessoas comuns. Muito intrigante e interessante essa trama do livro. Parece ser mesmo um muito bom livro!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar muito sobre esse livro,gostei muito da premissa e fiquei bem curiosa para saber o final dessa história, já vou colocar na lista !!

    Adorei o Post !!!

    Bjs Aruom Fênix

    Blog:leiturasdearuom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma lista de autores que preciso ler em algum momento... um deles é o Ken Follet! Gostei da temática do livro e de saber que você gostou! Assim posso ler sem medo kkkk
    Amei a foto!

    @sentapraler

    ResponderExcluir
  6. Que história! E que super resenha! Parabéns, Júnior! Eu havia visto lá no IG e achei uma super proposta! Bela indicação! Gosto de histórias relacionadas, de alguma forma, à Segunda Guerra Mundial. No momento, iniciarei "A Menina que Roubava Livros". Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oie! Nunca li nada do autor, mas exatamente este está na minha lista de leituras há um tempinho.
    Gostei muito da sua resenha e como explicou a abordagem da história, o que com certeza vai fazer com que eu leia o mais breve possível.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do Ken Follett, embora tenha um ou dois livros dele na minha lista de leituras futuras. Essas história parece ótima, gosto muito de livros que se passam no período da segunda guerra, então isso é um incentivo a mais pra mim. E sendo suspense então, um dos meus gêneros preferidos, despertou meu interesse!

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros do Ken Follet, todos os que li nunca me decepcionaram (entre eles O Buraco na Agulha). O suspense é de tirar o fôlego e o pano de fundo da Segunda Guerra Mundial deixa tudo ainda mais interessante, é uma ótima leitura!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!