[Sessão Pipoca] O Gênio e o Louco



Olá, leitores!!

Hoje é dia de Sessão Pipoca e vamos falar um pouquinho sobre do filme O Gênio e o Louco, que assisti recentemente e gostei muito. O longa é baseado no livro O Professor e o Louco, escrito por Simon Winchester.

O filme se propõe a retratar um pouco do que foi, talvez, a maior incumbência para um homem no campo das palavras: a construção do dicionário de Oxford.

Mas não somente isto, visto que seria um tanto enfadonho o relato das questões técnicas tão somente, neste filme. O roteiro entrelaça a vida de dois personagens centrais, importantes no desenvolvimento da citada obra, mas também com situações pessoais bem peculiares.




James Murray, interpretado por Mel Gibson, era um eminente conhecedor das origens das palavras. Culto e rigoroso em seus métodos, fora escolhido para desenvolver o mais primoroso trabalho de lexicologia para o dicionário de Oxford.

Mesmo com suas notáveis credenciais, pelo fato de não possuir título universitário, teve sua capacidade colocada em dúvida por muitos intelectuais. Seus métodos e a morosidade do processo eram contestados; muitas barreiras surgiam no limitado universo de pessoas que com ele trabalhavam. Foi então que teve a ideia de pedir ajuda à toda a população através dos jornais; solicitou que todos mandassem cartas sobre as palavras que conheciam, e, a partir daí seu caminho se cruza com o do Dr. William Chester Minor, personagem de Sean Penn.




O Dr. William Chester Minor tinha um passado que lhe perturbava a mente. Vítima de seus próprios erros não lhe sobrara muito em que se apegar para trabalhar a mente. Quanto leu o pedido de James Murray viu uma grande oportunidade para seu tempo de ócio e flagelo. Ele já havia lido muitos livros e testemunhado o mais variado uso das palavras nestes textos.

Por este motivo a vida destas duas grandes mentes passam a se completar. Suas histórias e dramas criam uma bela lição a todos.



A atuação de Mel Gibson não deixa a desejar, mas Sean Penn é notável ao dar vida ao perturbado Dr. A iluminação por vezes precária retrata adequadamente os ambientes insalubres de sanatórios, denotando a frieza e precariedade dos métodos primitivos de tratamento mental.

Um filme que vale a pena por sua história e sensibilidade.



Sinopse:

A incrível história real da criação do dicionário inglês de Oxford, projeto que definiu nosso mundo. Durante anos, milhares de definições de palavras foram enviadas para análise do professor James Murray (Gibson), mas um envio em específico despertou sua atenção, o do Doutor W.C. Minor (Penn), que submeteu mais de dez mil definições. Quando o comitê decide honrá-lo, a verdade choca a todos: Doutor Minor encontra-se preso em um hospício para criminosos.


Ficha Técnica:

Título Original: The professor and the madman
Direção: Farhad Safinia
Elenco: Mel Gibson, Sean Penn, Natalie Dormer, Stephen Dillane, Ioan Gruffudd e outros
Ano: 2019
País: EUA
Gênero: Drama, Biografia


 

13 comentários

  1. Caramba, não sabia que existe um filme contando a história da criação do dicionário de Oxford, fiquei extremamente interessado para ler essa obra, primeiro pelo fato desse cenário lindo que vi em suas fotos, adoro filmes se passando na Inglaterra ou Irlanda e em segundo por causa da história em si como já escrevi acima e em terceiro pelos atores que são feras. Desejo demais assistir esse filme, fiquei super animado.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, já quero ver esse filme pra ontem! Nunca imaginaria que existisse uma história tão interessante por trás da criação do dicionário de Oxford, confesso que fiquei surpresa! Adoro os atores e imagino que as interpretações estejam excelentes. Todo o clima e o drama envolvidos na obra me atraíram imensamente, quero muito saber o que aconteceu com o Dr Minor para ele parar em um sanatório. Obrigada por compartilhar essa ótima sugestão de filme!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro isso de ver como as coisas foram formadas, por exemplo, lexicologia que você menciona no texto, e esse filme meio que mostra a formação de 2 coisas: a palavras e o desenvolvimento do dicionário. Muito interessante!

    Obrigado pela dica <3

    ResponderExcluir
  4. Oi JR.
    Eu ainda não conhecia esse filme, mas adorei a proposta dele. Gosto muito dessas perspectivas sobre loucura e o Sean Penn é um dos meus atores favoritos. Além de ser baseado em fatos, certamente todas as subtramas me deixam extasiada para ver.
    Adorei a análise.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. UAU, maravilhoso! Com certeza vou assistir assim que puder.
    É dramático, real e com atores de primeira!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Uau! Dois gigantes do cinema contracenando juntos!
    Não conhecia esse filme e achei super curiosa a temática.
    Usei muito o dicionário inglês-inglês da Oxford na minha época de cursinho e depois repassei para minha sobrinha que hoje em dia cursa Relações Internacionais, ou seja, é uma relação bem afetiva que possuo com Oxford e certamente verei o filme!

    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não sabia da relação esse filme com a criação do dicionário Oxford! Dica muito instrutiva! Fiquei super empolgada com a possibilidade de assistir a esse filme, de verdade! E olha que pouco assisto a filmes, sou mais das séries, mas me fascinei! Vocês assistiram na Netflix ou nos cinemas? Tô por fora desse universo, mas quero me situar!Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem?

    Não conhecia o filme, mas gostei bastante da proposta assim como a atuação de Gibson já é conhecia e para mim ele é um dos melhores ! Com toda certeza é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  9. Ei! Tudo bem?
    Não sabia que tinha um filme sobre o assunto e seus comentários sobre ele só me ajudou a querer assistir. Gosto muito dos dois atores e acredito que a relação dos dois tenha realmente funcionado para a história ser o que é.
    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi JR.
    Nossa amei o post, preciso assistir!
    Muito legal a proposta da obra sobre a construção do dicionário Oxford :D, adorei a ideia do personagem Murray de enviar cartas solicitando as pessoas palavras, que incrível isso. Parece ser aquela obra inteligente e com muitas reflexões. Já fiquei super curiosa por se basear em fatos reais. <3 Amo os dois atores, fiquei animada para ver o resultado disso tudo.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olha, já quero muito assistir esse filme, pois sua resenha me despertou o interesse. E sem falar que Mel Gibson é sensacional né.

    ResponderExcluir
  12. Gente do céu!!!

    Eu sabia um total de zero por centro sobre esse filme e já adicionei na minha lista para um futuro próximo assistir! Adorei suas impressões, estou mesmo muito curiosa para assisti-lo.

    Beijos,
    Blog Diversamente.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!