[Resenha] À Sombra do Jatobá

À SOMBRA DO JATOBÁ

Autora: R. C. Maschio | Ano: 2018 | Páginas: 168
Expressão & Arte Editora | Skoob 
Livro cedido pela autora


Oie!!

Hoje venho dividir com vocês esta leitura maravilhosa, a qual tive a oportunidade de conhecer. 

À Sombra do Jatobá é um livro emocionante e bastante sensível que se passa em um  período muito difícil da história, a escravidão. 

Ercília, ou simplesmente Nanã, é uma negra escrava que teve seu filho tirado dos braços logo após seu nascimento. Sem poder chorar sua morte, ela é vendida para outra fazenda para ser a "ama de leite" de duas garotinhas, Teodora e depois, Cândida.

Nanã se torna uma pessoa muito importante para as meninas, fazendo o papel de ama, mãe e orientadora de ambas. Ela acaba criando um laço muito forte com suas sinhazinhas, até mesmo com Teodora, que possui um temperamento mais difícil.



Sua mãe nascerá livre. [...] Sua mãe tinha tido casa, tinha tido família e sentimentos por ela, sua mãe tinha tido um nome que precisou ser esquecido, uma língua que precisou se perder na memória. Sua mãe tinha tido vida, e esta lhe fora roubada.

Nanã também é importante na fazenda, pois ela é responsável pelo preparo de remédios,  quando necessários, graças a seus conhecimentos sobre as ervas medicinais. Assim, dentro de um cenário de injustiças, castigos e doenças da época, vamos acompanhar a trajetória dessa mulher forte, de personalidade ímpar e de grande valor.


Que sentimentos aquela mulher nutria por ela? Olhava como as filhas a olhava com ternura. Sentiu um estremecimento, um choque. Naquele momento ela parecia enxergar alguma coisa que nunca tinha sido capaz sequer de pressentir. Ali estava a alma de Ercília.


É bem complicado falar de uma leitura quando esta mexe muito com minhas emoções e esse livro foi bem assim. Acho que não conseguirei colocar no papel tudo que esta história transmite. O enredo traz à tona o patriarcalismo da época, a vida dos escravos e dos senhores de escravos e as tantas crueldades. 

A história traz não somente a luta pela liberdade, mas o amor de uma escrava por suas meninas e como, mesmo de modo inocente, o quanto essa  mulher passou de seus valores as crianças que criava como filhas. É difícil conhecer a história de Nanã, sua trajetória até chegar ali, todo seu sofrimento e suas perdas. 

É triste também acompanhar a trajetória de Teodora e Cândida oprimidas por um pai coronel preso aos costumes da época e uma mãe que não ficava atrás, fruto de uma criação e de conceitos repugnantes.



A narrativa é feita de forma leve e fluída, mesmo dentro de um tema tão pesado. Eu fui absorvida pela história, pela determinação da personagem e tudo que ela representou em sua trajetória tão dura de vida. 

O livro traz mensagens pelas quais nos fazem refletir e se emocionar, tudo de modo bastante sensível e marcante. Com certeza essa é daquelas histórias que ficam guardadas no coração.

A edição está lindíssima com ilustrações feitas pela filha da autora e todas muito caprichadas, que dão ao leitor um sentimento maior dos acontecimentos.

Essa foi uma leitura que agradeço muito pela oportunidade de ter conhecido! Recomendo para todos!






10 comentários

  1. Gosto demais de ler obras com esse tema, portanto essa obra chamou demais minha atenção e desejo de ler. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  2. Que perfeito que você tenha vindo dividir essa leitura maravilhosa aqui com a gente!💜 Eu estou com esse livro para ler e resenhar também. Não vejo a hora de começar a ler. Fiquei muito animada, depois de ler suas considerações sobre a obra. Parace ser um livro fabuloso.

    ResponderExcluir
  3. Mais um lindo trabalho que eu tenho o prazer de contemplar aqui no seu lindo blog, amiga! Sabe, histórias relacionadas à escravidão me convidam à leitura, mesmo sendo geralmente tão tristes, ainda que sob o aspecto de luta por liberdade e sobrevivência. Parabéns e obrigada pela bela indicação literária!

    ResponderExcluir
  4. Também resenhei esse livro recentemente e amei a leitura. Simples, bela e cativante!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Gosto muito de livros que se passam em determinado período histórico. Primeiro porque muitas vezes é baseado em fatos reais, segundo porque nos instiga a saber mais e estudar aquilo que não conhecemos. Imagina o quanto a leitura foi densa. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Que linda resenha. Esse livro nem precisa ler para saber que a história é linda, só pelo título, sinopse e capa já dá para perceber que é uma leitura de muitos aprendizados e reflexões. Espero ter oportunidade de ler ele um dia. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Tenho acompanhado as resenhas deste livro, e, tenho muita curiosidade em lê-lo. Adorei sua resenha. E dica anotada de leitura.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o livro, parece ser bem enriquecedor. Ainda mais que muitas novelas e minisséries da Globo geralmente são focadas na pessoa branca (tipo "Sinhá Moça") e esse tem como protagonista a negra.

    Adorei! Obrigado pela recomendação!

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei tomada por uma sentimento de curiosidade ao ler sua resenha, um livro com assuntos extremamente sérios, como pode pessoas consideradas objetos , tratadas como seres inanimados no final de contas criarem os filhos de seus senhores , como os senhores naquela época não viam a importância disso tudo.. eu fico seriamente chocada como o tema escravidão ... gostei muito da sua resenha e da dica de livro!

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha e pelas suas palavras deu realmente pra ver que o livro nos leva a pensar e refletir, não só nos tempos de escravidão que em alguns casos ainda existe, como em questões da vida. Assim como você esse tema também me choca bastante o mínimo que o ser humano merece ter é a liberdade de viver sua própria vida com respeito. Beijos e boa semana Fê!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!