[Resenha] A Pequena Sereia & O Reino das Ilusões

A PEQUENA SEREIA & O REINO DAS ILUSÕES

Autora: Louise O'Neill | Ano: 2019 | Páginas: 224
Editora: DarkSide Books | Skoob


Eu sou fã dos filmes da Disney e qualquer releitura dessas histórias desperta demais meu interesse. Por isso, a obra de Louise O'Neill chamou minha atenção logo de cara, e além de tudo, ainda traria a história sob um viés feminista. Fiquei empolgada para conhecê-la.

Antes de começar a falar sobre essa história, devo dizer que foi uma leitura bem diferente para mim, me surpreendeu em diversos aspectos, indo além do esperado.

Gaia é uma pequena sereia e em seu aniversário de 15 anos, sua maior expectativa é conhecer a superfície. Ela é filha do temido Rei dos Mares e sua vida, apesar de tudo, não é nada fácil. As dificuldades por ter nascido mulher são nítidas, há inúmeras regras no modo de se comportar, como não falar muito, sorrir o tempo todo e estar sempre arrumada e linda. 




Gaia e suas irmãs vivem sob o julgo de seu pai, não possuem permissão para qualquer questionamento, principalmente sobre o sumiço de sua mãe. Infelizmente, o estado patriarcal reside dentro da água, onde as mulheres são tratadas como meros objetos e quem sair desse padrão, tem graves consequências.

Olho para o mar escuro, as ondas se quebrando, faço um esforço para enxergar a luz fraca além. Foi para lá que minha mãe foi, bem lá em cima. E é para lá que devo ir para encontrar as respostas das quais necessito.

Agora com 15 anos, ela sobe à superfície, ansiosa por ver o mundo que sua mãe tanto admirava. Encantada com tudo, ela avista adolescentes em um barco, mas ocorre um incidente e em meio aos acontecimentos, Gaia se apaixona por um dos humanos, Oliver.

Só que além de mundos diferentes, Gaia é prometida a Zale, que tem idade para ser seu pai e só causa repulsa a sereia. Ele não a respeita, a toca como se fosse um brinquedo e tem um comportamento totalmente asqueroso. Prestes a se casar, Gaia faz um acordo com a Bruxa do Mar.



A escrita da autora é bem fluída e a leitura é rápida. A sociedade de Gaia é extremamente machista e misógina, mulheres são oprimidas em seu comportamento de todas as formas possíveis. O pai é um verdadeiro tirano, que trata as filhas como troféus, tendo até mesmo o ridículo comportamento de colocá-las em fila, em ordem de beleza de cada uma. E, infelizmente, o "padrão de beleza" é realidade vivida por muitas mulheres em dias atuais.

Aliás o ponto positivo do livro é a forma como a autora trabalha o papel da mulher na sociedade, como existe a orientação de como se comportar dentro dos padrões estabelecidos e isso é narrado por Gaia em vários momentos. 

Um ponto que senti falta, foi de uma maior interação e união entre Gaia e suas irmãs, seja pelo modo como foram tratadas ou não, há competição entre elas. 


Não, pequenina. Eu moro na escuridão porque lá posso ser genuína, e viver genuinamente é a coisa mais importante que qualquer mulher pode fazer. 



Outro fator que não me agradou muito foi a parte em que Gaia esteve na superfície e a forma como a personagem se vinga de todos os homens que a maltratou, pois considero que o feminismo é a luta por direitos iguais perante tudo e não a supremacia da mulher sobre o homem, o extremo. Não concordei com a situação de vingança e ira.

Enfim, lutar contra a correnteza não é tarefa fácil e é exatamente por isso que gostei da obra, pois mostra uma jovem questionando certas imposições, que passa a olhar em volta de si e para si mesma, e com isso ela vai em busca de mudanças.

Gostei muito das reflexões trazidas, terminei com muitos sentimentos e muitas emoções. Uma leitura verdadeira e envolvente.




13 comentários

  1. Olha, amiga, eu tenho visto muitas resenhas positivas sobre este livro, que aliás, me fascina! Me encantou ainda mais a possibilidade de leitura após ler suas considerações num trabalho tão bonito desse material. Parabéns! A Darkside arrebenta mesmo, não é? Saio daqui feliz! Bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê!

    Eu, assim como você, sou grande fã dos filmes da Disney e "A pequena sereia" é meu favorito.
    Então nem preciso dizer o quanto fiquei empolgada ao ver esse lançamento, né?
    Ainda não tive a oportunidade de ler mas pelo que vi na sua resenha vale muito a pena, mas de fato pecaram no momento de vingança e ira. Também concordo que não se combate misoginia com misandria. De qualquer forma ainda quero conferir a obra.

    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem??

    Quando vi a capa desse livro e soube que era uma releitura não me interessei. Mas essa semana mesmo, me convenceram que eu deveria ler.
    Agora me dou de frente com essa resenha maravilhosa e só confirmo que realmente devo ler.
    Adorei
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  4. Dizem que esse livro é o mais bonito de todos até hoje lançado pela Darkside e não é pra menos. Espero ler essa história em breve, pois estou bem curioso para saber dessa narrativa na íntegra.

    ResponderExcluir
  5. Eu também sempre me interesso por releituras de contos de fadas e a história da Pequena Sereia é uma das mais instigantes. Achei muito importante o paralelo que a autora faz com a sociedade patriarcal real e toda a conexão com o empoderamento feminino tão presente e necessário em nossos dias. É um livro interessante que pretendo ler em breve 😊

    ResponderExcluir
  6. Essa capa maravilhosa me conquistou desde a primeira vez que vi e ao ler sua resenha fiquei mais interessada ainda em ler!
    Espero conseguir ler em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que resenha linda! Olha confesso que adoro releituras e quando vi a capa desse livro logo apaixonei, tô só deixando o preço baixar e terminar pelo menos metade dos livros que tenho encalhado, para só então adquiri_lo. Bjusss.

    ResponderExcluir
  8. Pensa em uma pessoa que está doida para ler esse livro: EU mesma! HAHA Estou juntando um dinheirinho para pode comprar e ler essa edição maravilhosa. Ainda mais agora, lendo tudo mais que apresentou a respeito dessa obra. Preciso ler! Essa diagramação e toda essa edição linda da capa, está perfeita demais.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Fiquei simplesmente apaixonada por essa edição. A Editora caprichou. Confesso que não conheço muito bem a história da pequena sereia. Aliás, uma das histórias que mais conheço é A princesa e a ervilha e gosto muito. No ano passado tive a experiência de assistir A bela e a fera e gostei também mas ainda não li o livro. É interessante quando histórias assim trazem tantas mensagens. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Ouvi dizer que o livro era meio raso, mas sua resenha me levou a reconsiderar a obra. Amei a edição desde a primeira vez que vi, acho que darei uma chance a ela <3

    ResponderExcluir
  11. Tenho acompanhado as resenhas deste livro, e o enredo parece ser bem interessante, futuramente gostaria de ler.
    Amei a apresentação que fez dele, ficou muito bom. Arrasou.

    ResponderExcluir
  12. Já vi muitas resenhas desse livro e todo mundo fala muito bem. Eu adoro o conto da Pequena Sereia, tanto o da Disney quanto o original que é mais trágico.

    Essa releitura parece estar bem legal e a capa é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê!
    Eu adorei esse livro, acho que é um chacoalhão, para a sociedade...Ele foi discutido no clube do livro da Dark...Você está super convidada a participar...
    Abraços

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!