#12MesesComClarice | Trecho

Olá, pessoal!! Como estão?

Hoje é dia do projeto maravilhosos #12MesesComClarice2019, do qual participo com os blogs amigos: Café com Leitura, blog Sobre a Leitura e Leitura Enigmática.

O conto desse mês é "Trecho". Vamos falar um pouquinho sobre ele?




"Realmente nada aconteceu naquela tarde cinzenta de abril. Tudo, no entanto, prognosticava um grande dia. Ele lhe avisara que sua vinda constituiria o grande fato, o acontecimento máximo de suas vidas."


O conto mostra uma mulher, Flora, sentada em um bar a espera de um homem, Cristiano. O que acontece é que as horas vão passando e nada dele aparecer.

Será que ele realmente vai aparecer? Ou será que faltará ao encontro marcado?

Naturalmente era meio absurdo estar brincando de pensar justamente nessa tarde. Justamente quando Cristiano lhe prometera o maior dia do mundo e justamente, oh! Justamente quando tinha medo que nada sucedesse... simplesmente pela ausência de Cristiano...

Ele vai comparecer? Não posso contar...




O que temos é a espera por Cristiano e enquanto espera, Flora divaga sobre o relacionamento dos dois. E mais uma vez nos deparamos com elementos muito comuns nos contos da autora. A mulher que deseja mudar sua vida e que está atrelada a um homem. 

Cristiano prometeu a Flora algo grandioso e ela espera por isso. O que senti é que a personagem se vê em meio a várias pessoas no bar e isso a deixa se sentindo sozinha, inferior e ao mesmo tempo, parece que nem se dão conta de sua existência. E tudo isso acarreta mais divagações sobre sua vida com Cristiano.

O conto é bem curtinho e ocorre inteiro dentro do bar, mesmo assim não se torna repetitivo, em pouco espaço a autora consegue abrir um leque e reflexões.

O final é bem aberto e cabe ao leitor imaginar além. Confesso que não foi um conto que apreciei muito, embora toda essência de Clarice estava ali.

Espero que tenham gostado e aguardo vocês para o próximo conto. E não deixem de passar nos blogs parceiros e conferir a opinião deles.

É que em vez de gritar, de reclamar,  só tenho vontade de chorar bem baixinho e ficar quieta, calada. 




CLARICE LISPECTOR - Todos os Contos

Editora: Rocco

Ano: 2016

Páginas: 656


Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX. Sua popularidade alcançou níveis surpreendentes nas últimas décadas, especialmente após o fenômeno da internet, mas sua figura e sua obra seguem exercendo sobre leitores o mesmo e fascinante estranhamento que causaram desde sua estreia literária, em 1943. Nesta coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da autora num único volume, organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, é possível conhecer Clarice por inteiro, desde os primeiros escritos, ainda na adolescência, até as últimas linhas. Essencial para estudantes e pesquisadores, para fãs de Clarice Lispector e iniciantes na obra da escritora, Todos os contos foi lançado nos Estados Unidos em 2015, figurando na lista de livros mais importantes do ano do jornal The New York Times e ganhou importantes prêmios, como o Pen Translation Prize, de melhor tradução. Agora é a vez de os leitores brasileiros (re)descobrirem por completo esta contista prolífica e singular.








10 comentários

  1. Olá, Fê.

    Adorei essa leitura que vocês fazem dos contos da autora, tenho muita curiosidade em conhecer as histórias dela.
    Uma pena o conto não ter lhe agradado tanto, ele me pareceu um tanto monótono, espero que seja apenas impressão!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler algo da autora e me envergonho de ainda não ter feito isso! Ela está em minhas prioridades. Amei suas impressões sobre o conto, adoro divagações bem construídas como esta da Flora, ao que me parece.
    bjs!
    (http://livrosdagabi.com)

    ResponderExcluir
  3. Que resenha linda, Clarice arrasa, ela sabe emocionar o leitor com suas palavras!!! Parabéns pelo post, as fotos estão lindas como sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho acompanhado muito esse projeto maravilhoso. E gosto bastante de conferir entre os blogs participantes. O conto do mês parece ser igualmente excelente. Clarice Lispector arrasa. Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu adoro esses posts... gosto de saber as sensações de vocês ao ler Clarice e seus contos, mês a mês. Como leitora de Clarice, gosto de saber o que pensam e sentem ao ler suas linhas. Mas, esse conto não ficou em mim. Não me agradou. A postura da personagem me incomodou um bocadito. rs
    Mas Clarice é assim mesmo, nos agrada e desagrada.

    bacio

    ResponderExcluir
  6. Tenho acompanhado seus posts sobre essa leitura e achado interessante.
    Acho que já comentei aqui que tenho um problema com a autora... Li um livro dela na adolescência e não gostei nem um pouco. Na verdade, foi o único livro que já abandonei na vida. Não gosto de abandonar leitura, então sempre insisto, mas nesse não consegui.
    Então entendo seu sentimento rsrs
    Embora esteja pensando em dar uma segunda chance a autora...

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Já vi o projeto lá no blog da Ana e achei bem interessante. Gosto muito da autora. Estou acompanhando todos os posts. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Esses autores clássicos realmente têm um diferencial. Adorei sua análise! Confesso que nunca li muitas coisas da Clarice Lispector. Acho curioso como virou meme a coisa de utilizar citações aleatórias na internet e creditar como sendo delas.

    Beijos!

    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  9. Amiga, já reparou que parece que foi ontem que conversamos, inicialmente nós duas, sobre esse projeto?? E olha quantos contos bonitos nós temos apresentado ao nosso público-leitor! O ano está indo e nós vencendo com Clarice! Flora e suas divagações que encantaram! A cada mês me absorvo com uma história feminina dessa escritora incrível! Seu trabalho, como sempre, divinal! Orgulho dessa parceria! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ah, que projeto incrível. Já no aguardo da saída dos próximos posts. Nunca li nada da Clarice, embora tenha muita curiosidade.
    Gostei de conhecer um pouco mais da obra, e que mesmo sendo pequeno ele não torna-se repetitivo -isso é muito importante-.
    Fiquei curiosa para saber o final dessa história, por isso anotei sua dica. Beijos

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!