#12MesesComClarice | A Fuga

Olá, amores!!



Vamos de Clarice?

Hoje é dia de #12MesesComClarice2019, projeto delicioso do qual participo com os blogs amigos: Café com Leitura, blog Sobre a Leitura e Leitura Enigmática.

O conto desse mês foi A Fuga. Vamos falar um pouquinho sobre ele?




"Começou a ficar escuro e ela teve medo. A chuva caia sem tréguas e as calçadas brilhavam úmidas à luz das lâmpadas. Passavam pessoas de guarda-chuva, impermeável, muito apressadas, os rostos cansados. Os automóveis deslizavam pelo asfalto molhado e uma ou outra buzina tocava maciamente."


O conto traz uma mulher em sua rotina de doze anos de casada, em um dia comum de seu dia-a-dia, tem um rompante, que a leva a uma atitude surpreendente, decide ir embora. E assim o faz.

Neste ínterim de tempo, ela se depara com o mar e suas águas, enigmáticas e incertas. E ali, recorda-se da infância. A imaginar o fundo do mar. Lembranças da escola primária, onde um homem com uma doença, não era atingido pela força da gravidade e assim, ela chega a recordar seu marido e seus doze anos.

Não havia, porém, somente alegria e alívio dentro dela. Também um pouco de medo e doze anos.

Quanto tempo fazia que ela não se sentia livre? Seu marido a privava até mesmo dos pensamentos mais bobos e insignificantes. Sua presença, a diminuía...

Mas o que fazer agora?

Nesse ponto percebe-se que a mesma liberdade buscada pela personagem vem acompanhada da insegurança, do cansaço e da opressão. Os doze anos que ela tenta a todo custo deixar para trás, continua pesando em seus ombros, é um monstro que insiste em ficar. A liberdade que tanto almeja, torna-se algo ao mesmo tempo amedrontador. 

O conto é muito humano, pois  apresenta o processo de autoenganação perante a vida, o ser na fuga de uma realidade que o incomoda, nem que por alguns momentos, para logo em seguida voltar ao ponto inicial, com algum sopro de coragem, para sobreviver mais um pouquinho naquilo que o aflige. Uma pausa para se abastecer de força.

Ele ficará surpreso? Sim, doze anos pesam como quilos de chumbo. Os dias se derretem, fundem-se e formam um só bloco, uma grande âncora. E a pessoa está perdida. Seu olhar adquire um jeito de poço fundo. Água escura e silenciosa. Seus gestos tornam-se brancos e ela só tem um medo na vida: que alguma coisa venha transformá-la.

A personagem questiona suas escolhas, a de hoje, que é o desejo de ir embora e ser livre; e a feita há doze anos, onde deixou a liberdade em busca da estabilidade. E mais ainda às mudanças que os anos trazem. Devaneios... Ironias...


Achei esse conto tão humano e não somente na figura da mulher presa e oprimida a uma situação. Mas a angustiante vontade de sair de algo e não conseguir, que pode ser sentida por qualquer um. A fuga seria uma intervalo, um revigorar-se. Mas, isso é tão pequeno, diante da vontade de liberta-se por completo.

Um relacionamento não precisa ser algo pesado, não é preciso sabotar o outro para poder viver plenamente. A liberdade nasce com a gente e pode e deve ser compartilhada.

Não sei se estou correta na análise desse conto, Clarice por vezes é complexa e várias interpretações podem serem feitas, mas me senti assim ao ler esse.

O final deixou meu coração partido...

Dentro do silêncio da noite, o navio se afasta cada vez mais.




CLARICE LISPECTOR - Todos os Contos

Editora: Rocco

Ano: 2016

Páginas: 656



Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX. Sua popularidade alcançou níveis surpreendentes nas últimas décadas, especialmente após o fenômeno da internet, mas sua figura e sua obra seguem exercendo sobre leitores o mesmo e fascinante estranhamento que causaram desde sua estreia literária, em 1943. Nesta coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da autora num único volume, organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, é possível conhecer Clarice por inteiro, desde os primeiros escritos, ainda na adolescência, até as últimas linhas. Essencial para estudantes e pesquisadores, para fãs de Clarice Lispector e iniciantes na obra da escritora, Todos os contos foi lançado nos Estados Unidos em 2015, figurando na lista de livros mais importantes do ano do jornal The New York Times e ganhou importantes prêmios, como o Pen Translation Prize, de melhor tradução. Agora é a vez de os leitores brasileiros (re)descobrirem por completo esta contista prolífica e singular.





Não deixem de passar nos outros blogs participantes do projeto e conferir as opiniões.









7 comentários

  1. Maravilhosa publicação :))

    Hoje:-Castelos no ar...arco iris esplendoroso .

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira.

    ResponderExcluir
  2. Oie, boa tarde.
    Eu gosto desse conto, mas não é o meu favorito... gosto em especial da maneira como a personagem transita desprotegida, enquanto os demais estão resguardados da chuva. O medo fica evidente nessa parte da narrativa e gosto também do mar em contraponto ao homem-marido. Mas me incomoda a escuridão como ponto de partida. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  3. Esse conto deixa claro o medo e insegurança do ser humano de sair da sua zona de conforto e buscar novas alternativas para sua vida. Essa mulher estava sufocada com seu casamento de doze anos, mas se sentiu incapaz de sair desse relacionamento e nisso notou-se acorrentada nessa vida de amargura. Clarice estava bem inspirada ao escrever esse conto, ficou melancólico e sofrido.

    ResponderExcluir
  4. Clarice é simplesmente MARAVILHOSA, ela consegue captar de forma única o que é ser humano, toda a complexidade da vida.
    As múltiplas interpretações de uma obra é muito mágico, como um mesmo livro pode nos tocar de formas diferentes 😍
    Preciso ler mais obras dela, estou babando nessa edição, espero conseguir comprar em breve. Beijos, arrasou no post.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, amando trabalhar com voc~es nesse projeto! E amei sua foto mais uma vez! Quanta dozinha dessa mulher tão frágil!!! Clarice vez ou outra me tira o sossego! Hahahaha! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda
    Apesar de ser de letras e de Clarisse ser uma das autoras mais hypadas no cenário nacional, não tenho certeza se leria suas obras.
    Entretanto, gosto de contos e acho que posso recomeçar com eles, pra dar uma chance à mais. Não conhecia esse em específico, mas adorei a resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  7. Amo tanto Clarice! Preciso ler mais contos dela! Adorei a sua análise desse conto, a escrita dela é simples e complexa ao mesmo tempo, né? Mas é assim mesmo, cada um sente do seu jeito, às vezes uma mesma obra pode tocar as pessoas de formas diferentes. Amei a sua reflexão sobre liberdade e concordo com você. Temos a nossa liberdade e podemos, sim, compartilhá-la!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!