[Sessão Pipoca] Cemitério Maldito




Olá, leitores!!

Hoje é dia de Sessão Pipoca e vamos falar um pouquinho sobre o longa "Cemitério Maldito", adaptação do livro de Stephen King e muito aguardado por mim.

Na história, acompanhamos o Dr. Louis Creed (Jason Clarke), que ao se mudar com sua esposa Rachel (Amy Seimetz) e seus dois filhos para uma área rural do Maine, descobre um misterioso cemitério indígena perto de sua nova casa, e este esconde segredos terríveis.

Quando uma tragédia atinge a família, Louis com a ajuda de seu vizinho Jud Crandall (John Lithgow) cometem um ato que trará consequências horripilantes para todos.




O filme adapta, com certa fidelidade, o romance Pet Sematary (publicado no Brasil com o título O Cemitério), de King. Sendo uma obra densa, considero que não seja fácil para uma adaptação e eu, particularmente, estava apreensiva quanto a esta nova versão.

A narrativa é construída gradativamente, apresentando os personagens e suas características, bem como crenças e medos, segue a mesma linha de seus antecessores, mas ao mesmo tempo tenta se diferenciar. Uma das diferenças notadas, é a clássica música dos Ramones, que toca, mas de um jeito diferente. E outro fato que gostaria de citar é que o filme é recheado de referências às outras obras, como O Iluminado, Cujo e Carrie, a estranha.

Algo que achei positivo nessa versão é a reintrodução do Wendigo, criatura folclórica e ausente na versão anterior. Este contribui, mesmo em uma versão mais sutil, para o clima sombrio da história. Há outras diferenças, como a inversão de papéis de dois personagens, o que seria um ponto a surpreender, mas que pode cair por terra, por qualquer espectador mais atento, que já tenha visto o trailer.




O roteiro peca em alguns detalhes e um deles é sobre o protagonista, que seria uma homem racional confrontado com ameaças espirituais, ele recebe vários sinais e por seu apego e egoísmo, toma decisões erradas e acaba em ruínas. Aqui foi um pouco falho, quase não existe esses alertas. Alguns diálogos também achei fracos e pouco atrativos.

O final é bem diferente do livro e não posso dizer que desgostei por completo, mas achei que o  impacto foi um pouco reduzido. Não senti a mesma coisa da outra versão.

Enfim, a nova versão do filme, traz algumas novidades suficientes para deixar os fãs ávidos para conferir, porém não considerei nada mais sedutor ou impactante, faltou um pouco mais de cuidado nessa parte. Achei sim, só mais uma homenagem a um clássico inesquecível.




Sinopse:



A família Creed se muda para uma nova casa no interior, localizada nos arredores de um antigo cemitério amaldiçoado usado para enterrar animais de estimação - mas que já foi usado para sepultamento de indígenas. Algumas coisas estranhas começam a acontecer, transformando a vida cotidiana dos moradores em um pesadelo.


Ficha Técnica:

Título Original: Pet Sematary

Direção: Kevin Kolsch, Dennis Widmyer
Elenco: Jason Clark, Jeté Laurence, John Lithgow, Amy Seimetz e outros
Ano: 2019

País: EUA

Gênero: Terror/Suspense




3 comentários

  1. Filme interessante:))

    Hoje:-Inconsciência Desmedida

    Bjos
    Votos de bom sábado e um óptimo fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  2. Admito que eu fiquei com o pé atrás com esse filme. Eu gosto de filmes de terror em geral, mas alguns me deixam um pouco mais apreensiva que outros. Mas o caso é que o livro que inspirou esse filme foi o responsável por me deixar por anos sem querer ler nada do King. Foi o primeiro livro dele que li, com uns 13 anos, e me deu tanto medo que eu jurei nunca mais na vida ler nada do autor. Depois de adulta mudei de ideia, claro, tanto que King é um dos meus autores favoritos. Mas admito que ainda não tive coragem de reler esse livro, por algum motivo a história me assusta mais do que tudo que já li do King. Então, acabei deixando o filme para lá. rs

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ai... já fiquei sem fôlego, já fiquei sem chão, sem alma.
    Eu amo filme de terror e amo essa história. Um dos melhores livros do King, muito embora, muitos o considerem como o mais assustador.
    Mas, confesso que fico com o pé atrás com adaptações para o cinema, muito embora tenha gostado mais do desfecho do filme "um sonho de liberdade" que do livro. Mas a trama era mais bem costurada no livro. rá
    Bem, não vi o filme e juro que ao ler-te não tive vontade não. Ainda mais com final diferente. Vou ficar quieta aqui no meu canto. Não. Vou buscar o livro na prateleira e ler em julho. rs


    bacio

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!