[Resenha] Poliana Moça

POLIANA MOÇA

Autora: Eleanor H. Porter | Ano: 2019 | Páginas: 256
Editora: Nova Fronteira | Skoob


Poliana Moça é a continuação do livro Poliana (já resenhado aqui), escrito pela autora Eleanor H. Porter. Fora publicado originalmente em 1915 e esse ano nessa edição belíssima, publicado  pela editora Nova Fronteira.

Nesse livro Poliana aparece em duas fases de sua vida, uma ainda na juventude, onde continua sendo o mesmo doce de menina, que encanta e é adorada por todos. Tanto que é convidada  para passar uma temporada em Boston, na casa de uma senhora que há tempos carrega uma tristeza muito grande em sua vida, após o desaparecimento de seu sobrinho.

Sua irmã, uma das enfermeiras que cuidou de Poliana após o acidente, acha que uma "dose de Poliana" faria muito bem a senhora Carew. 

De início tia Paulina não vê a ideia com bons olhos, achando que a sobrinha poderia se tornar arrogante devido a capacidade de despertar o melhor nas pessoas. Mas, depois de receber outra carta, do médico que curou Poliana, ela acaba cedendo e a menina parte para Boston.



Poliana estranha a cidade grande e como as pessoas são muito sozinhas e individualistas. Mas com seu jeitinho consegue mudar as coisas, faz amigos e traz mais vida para a senhora Carew.

Em uma segunda fase, Poliana já é adulta e muita coisa mudou nesse meio tempo. Com sua tia enfrentará dificuldades e ainda a volta de amigos, com uma grande revelação, que poderá mudar a vida de todos. Será que o jogo do contente vai funcionar mais uma vez?


A primeira pergunta que me fiz ao deparar com o segundo livro de Poliana, foi se o otimismo e alegria da garota seriam os mesmos em uma fase adulta? Pois quando crianças, ainda não temos o peso e olhos mais aguçados para algumas realidades da vida.

E outra, sair de um mundo e entrar em outro totalmente diferente, com pessoas mais centradas em si e em seus próprios problemas. Isso a decepcionaram a tal ponto de se deixar contaminar pela decepção e pessimismo? Ou, mesmo crescida, ainda encontraria algo positivo em coisas ruins, e se tornaria demasiada cega para algumas realidades?

E que bom que Poliana não se torna uma adulta amargurada, tão pouco permanece na ingenuidade infantil. Neste volume, a personagem se depara com situações, como a necessidade e a pobreza, que a faz enxergar e refletir, que o jogo não funciona nesse cenário. É preciso fazer algo. Ninguém muda o mundo sozinho, mas cada gota conta no oceano.

Mais uma vez, além da história, dos personagens, todos muito bem construídos. Nos deparamos com uma trama belíssima e repleta de mensagens que nos fazem pensar e até mesmo mudar certos conceitos.



Eu amei poder acompanhar Poliana por mais uma fase de sua vida e de como nossa personagem amadureceu, sem perder sua presença de espírito e alegria.

E o que falar dessa edição? Maravilhosa! Capa almofadada e brilhante. Páginas muito coloridas e com ilustrações que dão um show a parte! Perfeita! 

Recomendo muito!!!





9 comentários

  1. Gostei da resenha:))

    Hoje:-Deambulando pela natureza, sem chão

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que resenha bela! Como dito lá no seu Instagram, não sabia mesmo dessa continuidade! Sou doida pela leitura de Poliana e agora ainda mais, menina! Cada ponto traçado, cada foto... só me trouxeram ainda mais vontade de comprar os dois! Um a complementar o outro na minha vida literária! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Que edição linda! A capa e as ilustrações estão maravilhosas, que capricho da editora, amei! É bom saber que mesmo diante das dificuldades Poliana não perdeu seu otimismo, a personagem é encantadora e suas mensagens positivas são sempre bem-vindas.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que lindo! Eu li recentemente Pollyana e me apaixonei e logo quero ler Pollyana Moça, bjusss.

    ResponderExcluir
  5. Ei! Tudo bem?

    Eu não li o primeiro livro, mas sempre me encantei pela história. Quando vi que esse livro seria uma continuação com ela adulta, tive o mesmo questionamento que você sobre se a personalidade dela mudaria. Fico feliz em saber que não, mas que ela também entende sobre a realidade adulta.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não tinha visto resenha desse ainda :) que lindo
    Muito instrutivo pensar no mundo dessa maneira, encarar que crescer inclui mudar algumas taticas e visões, mas não deixar o bom carater de lado.
    Mal posso esperar para ler!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já li algumas resenhas e recebi várias indicações de Poliana, mas não conhecia esse segundo livro, gostei do modo que falou sobre ele e da premissa. Vou anotar aqui para ver se leio ambos em breve! Apaixonada por essa edição também!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Poliana e Poliana Moça estão na minha lista de livros que quero ler há bastante tempo, mas são tantos livros para apenas uma "eu", que eles sempre acabam ficando para depois. Preciso tomar vergonha e ler logo, rs.
    Amei a resenha!
    E essa edição da Nova Fronteira é muito mais que linda!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  9. Li o primeiro livro de Poliana há uns anos, mas ainda quero reler, ainda mais se for nessas edições. Vi os dois livros juntinhos esses dias na livraria e fiquei encantada. A história, claro, também é uma graça, mas eu estou apaixonada pelas novas edições que estão saindo.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!