[Resenha] A Besta de Pasadena

A BESTA DE PASADENA - Livro III

Autor: Ilmar Penna Marinho Júnior | Ano: 2019 | Páginas:  368
Editora: Jaguatirica | Skoob | Comprar
Cedido em parceria com a Oasys Cultural


Olá, leitores!

Hoje venho com a resenha de A Besta de Pasadena, terceiro e último livro da Trilogia do Apocalipse, do autor Ilmar Penna Marinho Júnior, publicado pela Editora Jaguatirica.

Neste terceiro volume a volta do quadro 75, da Besta Aprisionada por Mil Anos, para o Castelo de Angers, na França, coincide com a Operação Lava Jato, a maior investigação envolvendo grandes nomes do cenário político e empresarial do país. E é nesse cenário que teremos a conclusão da Trilogia do Apocalipse.

O que temos agora são os vestígios e consequências da passagem do famoso quadro pelo Brasil e seu retorno para o castelo na França, fato que dá início a uma nova fase em nosso país e ao maior escândalo de corrupção em nossa história.


(...) a corrupção é uma doença contagiosa (...)

Mais uma vez o autor mescla realidade e ficção, que resulta em um enredo incrível e muito envolvente. O cenário político atual é destrinchado e segredos vem à tona. O esquema da Lava a Jato é mostrado e tão bem descrito por Ilmar que dá para confundir facilmente o que é ficção e o que é realidade. Por isso dou destaque ao indiscutível trabalho de pesquisa feito pelo escritor e claro, sua imaginação, para deixar tudo mais dinâmico e intrigante.



O presidente Éris é colocado na berlinda diante dos últimos acontecimentos. Em 2006, quando era presidente do Conselho de Administração da Petrosil, ele aprovara a aquisição da refinaria de Pasadena. Agora, diante de uma investigação, há suspeita de um esquema criminoso de lavagem de dinheiro envolvendo a compra bilionária da refinaria.

Naquele difícil ano de 1985, o Exército foi autorizado a invadir, com tanques, as refinarias e permitiram aos militares que ocupassem as unidades operacionais. Nas unidades e nas ruas, ecoava o grito uníssono: Somos todos petroleiros!

Nessa história vamos rever personagens tão conhecidos como a repórter investigativa Júlia, o delegado Dirceu e o advogado Eduardo Jr, que se tornou um respeitado criminalista, livrando figurões de escândalos. E nessas que o casamento com Júlia entra em crise, pela diferença de opiniões entre os dois.

Seremos também apresentados a novos personagens, como Alberto Marques da Silva, ascensorista na Petrosil, que em seu posto ouviu muitas discussões e informações da empresa. 



Mais uma vez fui envolvida pela trama, pelo cenário político tão atual e tão real de nosso país e toda dinâmica da história. 

Corrupção, lavagem de dinheiro, chantagem, além de prostituição e agressão a mulher, são alguns dos temas abordados pelo autor. Sem falar dos personagens muito bem desenvolvidos e com papel importante para o desenrolar dos acontecimentos.

Posso dizer que termino a trilogia com as expectativas atendidas e encantada com a escrita do Ilmar, dinâmica e intensa, e que nos deixa pensar que não podemos perder a esperança em dias melhores, apesar de tudo.

A edição está perfeita e eu gostei muito da capa desse volume!!

Para quem quiser saber mais sobre a trilogia, dê uma olhada nas resenhas dos dois primeiros volumes:








11 comentários

  1. Maravilhosa publicação. Adorei

    Hoje:- Quando a minha alma naufragar...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Que publicação incrível. Não conhecia o livro e autor, gostei da história que foi apresentada, e gostaria de ler o livro para compreender melhor o enredo. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muio de conhecer essa história, vou agora agora conferir a resenha dos volumes anteriores.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Sempre gostei muito de histórias apocalípticas estranhamente Elas têm algo que me prendem do início ao fim na sua grande maioria são carregadas de suspenses. Geralmente esses livros quando são uma trilogia tendem A cada livro se tornar mais interessante a história.

    ResponderExcluir
  5. Isa do @leportraitdeisa

    Nossa primeiro que os 3 livros tem o nome bem forte né!
    Achei interessante em como o autor casou acontecimentos apocalípticos com o que está acontecendo no Brasil , parece ser um livro além de muito interessante , muito bem pesquisado.
    Adoro quando o autxr consegue nos envolver de uma maneira que não sabemos o que é ficção ou realidade!

    ResponderExcluir
  6. Diferente de tudo o que eu já li! Adorei saber que o autor mescla muito bem a realidade e a ficção, deve ser uma obra intensa e completa. Obrigada pela dica <3
    (http://livrosdagabi.com)

    ResponderExcluir
  7. Achei fantástico conhecer mais a respeito desse livro incrível. Adorei o enredo muito interessante que esse livro nos apresenta. Pode deixar, irei dar uma olhada nas resenhas dos dois volumes anteriores a esse livro dessa trilogia. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que livro fantástico, já desejo ler não só ele, mas a trilogia. Essa história me fascina, sabe que sou fã. Anotei a dica.

    ResponderExcluir
  9. Amiga, você sempre arrasando nas publicações e nas dicas literárias! Eu já ouvi sobre a trilogia, mas nunca tinha lido nada sobre. A impressão que tive lendo sua resenha foi de que seja uma história muito bem direcionada, com amarras por entre a série. Parabéns pelo trabalho lindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita admiração por blogs literários que com seriedade e competência se propõem a recomendar livros merecedores de serem lidos. O melhor exemplo é o blog CONDUTUA LITERÀRIA, que se dedica com amor e responsabilidade ao ofício literário e sugere a melhor leitura para o seu fiel público, que soube conquistar. Fico muito grato Fê Akemi pela excelente resenha de A BESTA DE PA$ADENA. Fico feliz que tenha gostado do “cenário político tão atual e tão real” da trama, mesclando “realidade e ficção, que resulta em um enredo incrível e muito envolvente” e sobretudo “que nos deixa pensar que não podemos perder a esperança em dias melhores, apesar de tudo”, apesar
    do escândalo do Petrolão, retratado com muito suspense e ação. Pretendo transcrever na íntegra a sua resenha no meu FACE-Escritor. Agradeço a sua honrosa leitura. Parabéns, FÊ AKEMI pelo seu talento e pelo seu blog. Ilmar

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!