[Sessão Pipoca] Infiltrado na Klan



Olá, gente!!

Preparados para mais uma dica de filme?

Filme vencedor de um Oscar, sob a direção de Spike Lee, retrata um período de forte segregação racial, nos Estados Unidos, em que era raro se admitir um negro como policial.

Baseado no livro autobiográfico Black Klansman, de Ron Stallworth, o filme conta a história do policial negro que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan durante os anos 70.

No Colorado, Ron Stallworth (John David Washington) é um negro que conseguiu entrar para a polícia, mas logo de cara é designado ao arquivo de criminosos. Lá passa o dia todo buscando fichas para outros policiais brancos, que muitas vezes se dirigem a ele de forma desrespeitosa.

Ele sente que pode fazer muito mais e implora ao delegado por uma oportunidade como investigador. Assim ele recebe uma missão, sob um disfarce, de comparecer a um encontro de jovens negros suspeitos de incitar a violência como combate à discriminação.




Depois ele toma a iniciativa de telefonar para o escritório da Ku Klux Klan local, fingindo ser um branco de saco cheio dos negros, com o objetivo de provar que a tal organização continua agindo de maneira violenta e criminosa contra os negros.

Nesse ponto a história passa a ficar muito divertida, mesmo com uma mensagem bem importante sobre a discriminação, pois a gente vê um cara negro falando um monte de absurdos sobre sua própria raça a um maníaco branco segregacionista.



Mas sua investigação esbarra em um obstáculo muito evidente, pois não tem como ele se reunir com os membros da Klan pelo simples fato de ser negro. É aí, então, que ele pede a um colega branco da polícia para assumir sua identidade e penetrar no submundo daquela organização. Ron treina o amigo e passa a torcer para o disfarce não ser descoberto, obterem provas das ações ilegais do grupo e, acima de tudo, sobreviverem às pessoas tão perigosas e más.

Gostei bastante do filme pelo seu espírito divertido, mesmo diante de um tema tão sério. As críticas a um regime de preconceito e discriminação estavam lá, mas não sob o peso de intermináveis lamentações e ódio recíproco. A história conseguiu mostrar que todos temos nossos erros, em maior ou menor proporção. Evidenciou o tratamento desigual entre as raças, mas com um olhar mais racional e inteligente sobre a mudança de comportamento.

É uma ótima opção para qualquer momento, pois nos faz refletir sem nenhuma monotonia.




Sinopse:

Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.


Ficha Técnica:

Título Original: BlacKkKlansman
Direção: Spike Lee
Elenco: John David Washington, Laura Harrier, Adam Driver, Michael Buscemi e outros
Ano: 2018/Brasil
País: EUA
Gênero: Biográfico, Comédia, Policial





3 comentários

  1. Ora cá está uma bela e interessante publicação :))

    HOJE, DO NOSSO GIL ANTÓNIO :- flor nascida em fenda de rochedo .

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderExcluir
  2. Imagina o estômago e foco no trabalho para tal tarefa? Acho que vou acrescentar esse na seção pipoca rs.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ver esse filme, outro que vi recentemente que aborda o mesmo tema (apesar de ser antigo) foi Mississipi em Chamas. Achei interessante a abordagem ter toques de humor, acho que dá uma certa leveza a um assunto tão pesado.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!