[Resenha] Quando ela Desaparecer

QUANDO ELA DESAPARECER

Autor: Victor Bonini | Ano: 2019 | Páginas: 272
Faro Editorial | Skoob


Quando ela Desaparecer é um livro do autor Victor Bonini, lançado pela Faro Editorial. 

A obra, em formato de livro-reportagem, é um misto de suspense, investigação policial e mistério. Kika de 16 anos some durante uma excursão do colégio. A garota enfrentava situações difíceis em seu cotidiano, além da perda de seu pai. Há dois anos, ela havia passado por uma agressão e mesmo contra todas as expectativas, sobreviveu. E agora isso, seu misterioso desaparecimento e tudo indicando que algo muito grave poderia ter acontecido.

A trama ocorre no Parque Cecap em Guarulhos e Kika é uma jovem que desperta amor e ódio na mesma intensidade. E conforme o livro avança vamos conhecendo mais sobre sua vida por depoimentos e relatos do passado e do presente. A cada página novas informações são dadas e o mistério parece ir além de seu desaparecimento. Assassinatos ocorrem e segredos vêm à tona, deixando o leitor ávido para saber o que realmente aconteceu com a Miss Guarulhos Juvenil?

Em uma alucinante corrida contra o tempo, provas vão surgindo e aumentando a lista de suspeitos... Todos estão assustados, em um bairro que até então desconhecia a violência, a pergunta é: Cadê a Kika? Cadê a justiça?


Lembrar esses dias me traz um sentimento de medo e depressão. Experimente entrar na sua escola, no seu trabalho, na sua casa e olhar para os outros como possíveis sequestradores. Talvez assassinos. Estupradores. Você tem vontade de se esconder no quarto e não sair nunca mais. Sua rotina perde o sentido.


Eu estava bem curiosa por essa leitura depois das resenhas que li. O formato livro-reportagem, lembrando arquivos de investigação, com recortes de jornais, trechos de gravações, transcrições de conversas e mensagens de texto trocadas entre os envolvido é sem dúvida muito atraente e contribui em muito para prender a atenção do leitor. Todas as anotações são feitas pela jornalista Sarah, anos depois das tragédias, que é também uma das personagens da história.

O legal desse formato, além de nos absorver por completo, dá aquela sensação de que tudo aconteceu de verdade. Eu me peguei no google, pesquisando pra saber se realmente não era um caso real. E esse fato foi um dos melhores durante a leitura, pois viajamos por vários acontecimentos na vida dos personagens. Desde a época do primeiro incidente até o presente.

— Geralmente, num caso assim, a gente mergulha nos arredores e consegue pelo menos alguma coisa: um indício de pra onde a pessoa foi, câmera mostrando onde ela passou, testemunha que viu. No caso da Kika, não tinha nada, nada. Ficávamos olhando um pro outro, tentando entender, “gente, o que aconteceu aqui?”. É que, claro, não sabíamos ainda o tamanho da coisa.

O livro trata do desaparecimento de Kika, mas vai muito além disso, pois aborda temas como bullying, abusos e questões emocionais e comportamentais. Os capítulos são curtos, alternados e a escrita do autor é muito fluída, deixando a leitura mais empolgante ainda.




A história é realmente muito envolvente, fiquei presa aos fatos do início ao fim e me surpreendi muito com as várias reviravoltas, principalmente quando não sabia mais em quem confiar. A única ressalva é para a reviravolta final, achei que faltou um pouco mais de base para sustentar a ideia de acordo com informações anteriores. Entretanto, nada que atrapalhe, pelo contrário, o final é  de cair o queixo e dar aquela revolta. 

Naqueles dias, foi tudo muito confuso, com informações sobrepostas umas às outras, como se assistíssemos a uma peça com cenas fora de ordem. É isso que você vai sentir nestas páginas, leitor.

Agora vamos falar um pouquinho dessa edição, muito linda e muito bem feita. Capa em alto relevo, as páginas divididas em cores: normal, cinzas e pretas, cada uma para diferenciar e situar cada parte da história. E ainda mais temos ilustrações de fotos dos lugares, pichações nos muros, recortes de jornais, tudo contribuindo para o clima do livro. E  para completar, tudo se passa em um lugar real e como conheço o bairro, parecia que vivi cada  momento. 

Essa foi minha primeira experiência com o autor e eu simplesmente adorei, claro que quero ler outros de sua autoria.

E se recomendo? Sim!!!! Pra já!!



6 comentários

  1. Estou curioso em saber dessa história na íntegra, pois esse escritor sabe conduzir um suspense na dose certa para conquistar leitor e instigar sua curiosidade. E lendo sua resenha a minha ficou mais aguçada do que já estava, pois li detalhes que me deixaram muito curioso, como o cenário da história, onde já passei por várias vezes quando morei na capital.

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Que resenha, que fotos, que livro! Eu já li algumas resenhas sobre essa história de Victor Bonini e só me encanto com a possibilidade dessa leitura, que nos parece tão envolvente!Já estava com saudades de passear por aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já é a segunda resenha desse livro que eu leio em pouco tempo, acho que isso é um sinal. rs Pra começar é bem o tipo de história que eu mais gosto e só isso já bastaria para entrar na minha lista (já está, alias). O componente extra é que eu "conheço" o Victor de um grupo da época do Orkut, sobre Agatha Chrstie, então faço muita questão de prestigiar o trabalho dele. Com certeza será uma das minhas próximas aquisições.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia esse livro ainda. Achei a história bem interessante (policial/suspense/mistério? É comigo mesma!). E gostei também por tratar de temas além da investigação em si. E esse formato diferente, meio reportagem, chama muito a atenção. Irei ler algum dia COM CERTEZA (já tá até na lista do Skoob pra eu não esquecer!)
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Beijinhos e boa semana.
    Isabelle
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro o Victor, só falta ler esse, quem sabe consigo para o próximo mês.
    Abraços

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!