[Resenha] O Cemitério

O CEMITÉRIO

Autor: Stephen King | Ano: 2013 | Páginas: 424
Editora: Suma de Letras | Skoob


Oiee!!

Sou muito fã do Stephen King e também como estou muito ansiosa pelo filme, resolvi fazer a releitura dessa obra, que é uma das minhas favoritas.

Os Creed acabam de se mudar para uma pequena cidade do Maine. Louis é médico, e com o novo emprego na universidade da cidade, ele e sua família, Rachel e os filhos Ellie e Cage, se estabelecem em uma bela e enorme casa colonial, com o único problema de ser bem ao lado de uma rodovia perigosa.

Em uma olhada pelos arredores da casa, eles conhecem o simpático vizinho, o Sr. Jud Crandall e logo se tornam amigos.

Em uma conversa a respeito do local, tão logo o senhor apresenta a família o "Simitério" de Animais, mantido por muitos anos pelas crianças da cidade. Um pouco mais para frente, existe outro cemitério, só que indígena e com uma força sombria de trazer os mortos de volta à vida. Jud pede segredo a Louis quanto a isso.

O problema é que o gatinho de Ellie morre atropelado e com medo da filha sentir, Louis resolve apelar para o cemitério indígena. Tudo para poupar a menina do choque da morte.


— O solo do coração de um homem é mais empedernido, Louis — murmurou o moribundo. — Um homem planta o que pode… E cuida do que plantou.




Só que as coisas não param por ai e o leitor deve se preparar para as próximas páginas. Será que devemos interferir na morte? Até que ponto podemos alterar o rumo das coisas e trazer os mortos a vida?

É quase impossível falar do livro sem dar spoilers, por isso não vou entrar em mais detalhes. O livro possui tantos pequenos nuances de mistério e estes garantem uma leitura bastante perturbadora para o leitor. 

Até hoje não me lembro de um livro do King que tenha me decepcionado, ele é bem detalhista mesmo e para alguns isso pode se tornar cansativo, mas aprendi tanto nas entrelinhas de seus livros, que hoje, isso já não me incomoda mais, pelo contrário.

Nesse ele criou um ambiente extremamente incomodo e personagens muito bem construídos, que deixam a leitura fluir muito bem. Os acontecimentos ocorrem de forma crescente até atingir seu clímax.

O tema principal é a morte, perdas e como lidamos com elas. Os elementos sobrenaturais do livro se encaixam de forma precisa, causando desconforto e tensão. Até onde podemos ir contra os fatos da vida? Ou melhor, da morte?


Provavelmente é um erro acreditar que exista um limite para o horror que a mente humana pode suportar.



A história em si não traz aquele terror, é mais aquela sensação perturbadora, da complexidade da mente humana, que dita nossa capacidade de discernir e tomar decisões, e essas incluem as mais insanas possíveis.

Uma história sombria e uma das melhores já escritas por King. Um clássico macabro, sem final feliz e recheado de más decisões que levam a situações piores ainda.

Se você ainda não leu, digo que vale a pena!






11 comentários

  1. Oi Fê!

    Esse será meu próximo livro do King com certeza! Já havia o iniciado uma vez mas tive que mudar minha ordem e leitura e acabei adiando a leitura dele.
    Eu também amo o fato do Stephen King ser detalhista. Acho que para o tipo de terror psicológico que eles escreve funciona muito bem.
    A história fica bem construída e a gente se apega aos personagens sem nem sentir, o que torna a partida deles ainda mais dolorosa.
    Espero que essa nova adaptação faça jus ao livro também. A antiga é muito elogiada.

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  2. Oie, boa noite!
    Você sabe que Stephen King relutou em publicar esse livro por considerá-lo aterrorizante demais? E a esposa dele concordou com ele. Eu amo esse livro e já o li três vezes. Em oportunidades distintas e a história mexeu bastante comigo. É um dos meus livros preferidos do autor. Lamento que ele não goste nem de falar da história. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  3. Rei King (eita trocadilho)! Como sou apaixonada pela escrita dele! Mesmo o conto que mais odeio dele (1922) é uma grande obra! Atualmente estou lendo Cujo e, confesso que por ser um cão, to #chateada hahaha

    ResponderExcluir
  4. Nada como livros sem finais felizes, amo! hahaha
    Faz muito tempo que não leio King, costumava ler de monte o autor quando era nova, e ultimamente nenhuma obra dele tem me apetecido ):
    Porém, adorei suas considerações sobre O Cemitério! Clássico dos clássicos <3
    (oslivrosdagabi.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Uau. Eu sempre vejo muitas postagens positivas em torno dessa obra. Principalmente vindo dos amantes do rei do gênero terror e suspense, Stephen King. Achei o enredo da obra super interessante. Obrigada por avisar sobre a sensação psicológica que o livro passa aos leitores. Muito bom poder conhecer mais sobre esse livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Menina!Absorta aqui!
    Amiga, parece uma super história mesmo! Na sua resenha eu já senti que não é a toa que há tantas críticas incríveis sobre mais essa obra do King! Parabéns pelo seu belíssimo trabalho no "Conduta", divulgando o que há de melhor da literatura. E, é óbvio, não poderia faltar o Mestre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Nunca me arrisquei ler obras do autor mas depois que assisti os filmes Misery, Cemitério maldito e O iluminado minha curiosidade ficou aguçada. Queria ter participado da leitura coletiva da Suma mas minha lista de leitura está imensa. Mas espero ler esse em breve. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito do Stephen King e já li algumas obras dele, essa é uma das que não li... Fiquei mais interessada ainda agora. Você me fez ter vontade de ler agora mesmo haha!

    ResponderExcluir
  9. Então, o gênero que King escreve não é para mim, mas sei que são obras muito boas. Esse livro em particular, me causa arrepios ... kkk ... mas para os fâs do autor e gênero sei que é TOP.

    ResponderExcluir
  10. Olá, só li um conto do famoso King e não achei tão assustador não, acredito que esse livro também não seja pelo que você descreveu.
    Não sou fã de terror mas ainda quero ler um livro top desse cara.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  11. Isa do @leportraitdeisa

    Eu tenho MUITA vontade de ler esse livro, mas morro de medo! Vi um pedacinho do trailer do filme e já fico com o cabelo em pé!
    Mas realmente King nunca decepciona, tudo o que ele escreve e detalhado e bem organizado, a montagem dos personagens, ambientes, temas, acho tudo muito incrível na escrita dele!
    Amei a resenha, por mais que eu tenha medo a resenha me deixou com vontade de ler! hihihi

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!