[Resenha] Sweeney Todd

SWEENEY TODD - O Barbeiro Demoníaco de Fleet Street

Autor: Peckett Prest & Malcolm Rymer | Ano: 2018 | Páginas: 320
Editora: Wish | Skoob



Olá!

Originalmente publicado em 1846, na Inglaterra Vitoriana, Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco de Fleet Street é uma das Peny Dreadfuls mais famosas. Essas publicações apresentavam contos de terror, publicados semanalmente. E por seu baixo custo fizeram muito sucesso entre a classe trabalhadora da época.

Sweeney Todd era o barbeiro da cidade, esquisito e assustador. Logo no início da história temos seu primeiro cliente que ao entrar na barbearia, some. Do lado de fora tinha ficado seu cachorro, que sem o dono, permanece na porta do estabelecimento causando a irritação de Sweeney. O cãozinho poderia levantar suspeitas.

Muitos outros fatos ocorrem nesse ínterim, levantando as suspeitas do ajudante de Sweeney.  E ainda mais, o que o barbeiro não contava é que o tal cliente, Thornhill, estava em uma missão importante na cidade, levar um recado e entregar um presente para uma senhorita. E amigos dão por sua falta e claro, irão a sua procura.

Dentro da história não podemos deixar de citar a famosa Casa de Tortas da senhora Lovett. Uma delícia que gerava filas no estabelecimento. Humm...

E para finalizar, durante os acontecimentos, um odor fétido começa a tomar conta da igreja, tornando-se impossível a permanência dentro do lugar.

Esses pensamentos pareceram muito agradáveis a Sweeney Todd, e quando a carruagem entrou na Fleet Street, ele sorria um sorriso tão cruel que parecia até um demônio em forma de gente, que havia acabado de concluir a destruição de uma alma humana.




A trama é narrada em terceira pessoa, onde o narrador conversa em boa parte do tempo com o leitor, esclarecendo alguns fatos e dando algumas pistas, o que instiga e muito a leitura. Os capítulos vão se alternando com cada acontecimento e personagem.

O horror dos assassinatos trazem o lado mais cruel e obscuro do ser humano e em meio a tanta frieza diante da vida alheia, podemos reparar duras criticas à sociedade da época, mesmo em um tom velado. A história mostra do que o homem é capaz por dinheiro e ascensão. Devorando uns aos outros.

Mas as pessoas se cansam de coisas boas. E todo mundo sabe muito bem que a natureza humana sempre se torna insatisfeita."

Sweeney Todd é mais um suspense policial do que um terror, que eu achei brilhante, inteligente e espirituoso. E claro, tenso em várias partes. Difícil não imaginar a risada assustadora do barbeiro, mencionada por alguns personagens.



Não posso terminar sem falar dessa edição maravilhosa, trabalho impecável da editora. A capa foi uma das coisas que mais chamou minha atenção. Os detalhes internos também estão incríveis! 


Com um homem assim, questões comuns à moralidade não tinham importância, e ele sacrificaria de bom grado toda a raça humana se, com isso, pudesse alcançar algum de seus objetivos ambiciosos.”


10 comentários

  1. Uma belissima publicação :))

    Hoje:-Quando o sol brilha em desalento.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Amo esse estilo de narração principalmente a forma: interagindo com o leitor. isso sem mencionar as gravuras que são simplesmente encantadoras e dão um toque a mais na diagramação. Dica incrível.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler, parece um ótimo livro com vários toques macabros, vai para minha lista de livros desejados.

    Beijos

    Voando com Livros

    ResponderExcluir
  4. Amiga, como seus posts são gostosos de ler! Amo estar aqui e você sabe bem, não é?! A resenha está linda! E que edição maravilhosa?! Me encantei com essa possibilidade de leitura! O fato de o narrador dialogar com o leitor dá um up e tanto também, não é?! Parabéns pelo carinho com que trata seu trabalho aqui!
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  5. Eu tô lendo esse livro e é meu primeiro contato com "terror de época", apesar de ser consumidora ávida de terror, eu nunca tinha lido nada vitoriano e confesso que até a parte que eu estou, achei a leitura bem arrastada, o livro é bem parado e aquela encheção de linguica que tem na fala dos personagens me irrita, assim como aconteceu com romance de época, que é um genero que eu detesto.
    Espero terminar a leitura logo e adorei sua opinião e suas fotos ficaram maravilhosas!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Amei sua resenha, com certeza aumentou ainda mais a minha vontade de ler esse livro! Espero conseguir lê-lo em breve...
    Os quotes foram muito bem selecionados e as fotos estão incríveis! Parabéns!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem???

    Eu não pude deixar de adquirir esse livro, está na estante aguardando a leitura.
    Adorei a resenha e estou mais ansiosa para ler, apesar de já ter visto o filme. A edição é maravilhosa mesmo.

    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Soube desse livro desde o lançamento. Achei a edição simplesmente incrível. A editora presenteou os fãs com uma obra impressionante. Acho legal pensar em como eram escritas as histórias muito antigamente, em forma de capítulos com certeza isso aguçava a curiosidade dos leitores. Ainda não li mas tenho curiosidade. Gostei muito da resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Já tinha ouvido falar dessa história, é bem famosa né? Mas ainda não conhecia os detalhes. Quero muito ler e amei ver essa edição, já quero na minha estante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Uau. Que publicação e edição ótima e curiosa essa! Eu aqui nem imaginava que existia. Adorei saber também que essas publicações apresentavam contos de terror, publicados semanalmente.Achei tudo muito curioso. Um beijo

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!