[Resenha] A Praça do Mercado

A PRAÇA DO MERCADO

Autor: Jorge Sá Earp | Ano: 2018 | Páginas: 128
Editora: 7 Letras | Skoob | Adquirir
Parceria com a Oasys Cultural


A Praça do Mercado, de Jorge Sá Earp, é um livro com doze contos que retratam as relações humanas, destacando suas particularidades e fragilidades.

Jorge passeia pelos mais diversos temas e ambientações, como Paris, Itália e vários bairros do Rio de Janeiro. O legal é que a sensação que temos é de ouvir e participar das histórias, das situações e do próprio cenário.

Os personagens são muito bem construídos e conforme adentramos em suas vidas, podemos perceber detalhes e comportamentos próprios de cada um, o que os tornam muito reais. 

A escrita do autor é fluída e dinâmica, e a capacidade de se situar na história, expor os acontecimentos e finalizá-los dentro das poucas páginas dos contos é impressionante. E cada um traz sua marca em especial. 



Brunch e bay windows - Dois casais se aproximam depois de um encontro em um restaurante, conforme as afinidades se apresentam, o ciúmes também se faz presente.

Enquanto púnhamos os capotes, ainda por cima sofria o remorso do beijo. Inflamado de ciúmes, fora eu o traidor, muito embora seduzido.

Mise-en-scène - Danielle é esposa de Eric, um diretor de teatro, que tem que lidar com o encantamento de seu marido pela estrela principal de seu elenco, Véronique.

Percebo nos olhos de Eric seu entusiasmo por Véronique. Não que eu seja ciumenta. Não, não, longe de mim. Mas note que esta noite sua atenção está inteiramente voltada para ela.

Um pouco de dois dos contos que mais chamaram minha atenção.


Conhecer a escrita do Jorge foi uma grata experiência para mim, drama e humor no ponto certo e impecável construção dos contos, sem deixar pontas soltas ou dar aquela sensação que faltou algo. As tramas abordam diversos temas de forma leve e proporciona ao leitor uma leitura bastante agradável e envolvente.

A edição está perfeita, com folhas amareladas e fonte em um tamanho confortável para leitura.

Recomendo para todos e principalmente para os apreciadores de um bom conto. Excelente leitura para uma tarde.

Beijos,







7 comentários

  1. Fê!
    Adoro livros de contos e esse parece fenomenal.
    Obrigada pela visita ao blog, volte quando quiser.
    Luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa... adoro contos.
    Ainda me lembro dos contos de Edgar Allan Poe, um dos primeiros que eu li e os de Machado de Assis e Mario de Andrade. Isso sem falar nos mini contos de Adriana Aneli.
    Gosto desse universo que se desenha de maneira breve e intensa.
    Anotei aqui para quando eu tiver tempo. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  3. Um livro bastante curioso!

    Hoje:-Tempo nefasto, sem piedade.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderExcluir
  4. Esse livro deve ser fantástico. Seus contos passam por vários países, incluindo o nosso. Deve ser formidável a escrita desse escritor, fiquei muito curioso para ler esses contos, já que se trata de um estilo literário que me agrada muito.

    ResponderExcluir
  5. Estou gostando muito de ler contos, algo que estou aprendendo cada vez mais a gostar. Parece uma leitura muito gostosa e interesse, anotei para ler mais sobre ele. Parabéns o POST está lindo adorei as fotos também.

    Aceita Café?

    ResponderExcluir
  6. Amigaaaa! Que saudades de estar passeando por aqui! Adorei a leitura dessa resenha! Vc sabe o quanto gosto de contos!
    Seu trabalho?? Lindo como sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Achei o título e o enredo bem interessantes! Adorei a ótima resenha da obra. Não me lembro de ter lido algo do autor, então saber que é um livro com doze contos que retratam as relações humanas, destacando suas particularidades e fragilidades, já despertou minha curiosidade. E a escrita do autor sendo fluída, é melhor ainda. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!