[Resenha] Dumplin'

DUMPLIN'

Autora: Julie Murphy | Ano: 2017 | Páginas: 336
Editora: Valentina | Skoob


Olá!!

Hoje venho falar dessa leitura maravilhosa que fiz recentemente e posso dizer que já é um dos melhores do ano para mim.

Willowdean Dickson é uma adolescente de 16 anos, apelidada de Dumplin (que remete a algo como um bolinho) por sua mãe, uma ex-miss. Fã incondicional de Dolly Parton, trabalha no Harpy's Burgers & Dog e tem como melhor amiga Ellen, seu oposto.

Will possui um relacionamento complicado com sua mãe que já foi Miss Flor do Texas e que, até hoje, ainda cabe no vestido que usou na época. Rosie vê que sua filha gordinha jamais teria condições para disputar o título e que a garota possui maior identificação com a tia obesa falecida do que com ela. Dessa forma, acredita que Will teria que se sair bem em outros setores, o que de fato acontece. Só que mesmo isso, não a impede de criticar a filha e manter um preconceito, mesmo que velado, pelo peso de Will.

Will é linda e os quilos a mais não abalam sua autoestima ou diminui seu amor próprio. Não há dramas ou frescuras. Ela não deixa de usar um biquíni somente pelo fato do que as pessoas vão pensar. Um biquíni exige um corpo e um corpo ela tem, e ponto final. Claro que existem as neuras, comum a qualquer adolescente e a qualquer mulher. 


Sei que as garotas gordas deveriam ter alergia a piscinas, mas eu adoro nadar. Não sou boba: sei que as pessoas ficam encarando, mas não podem me culpar por eu querer dar uma refrescada. E por que isso deveria fazer alguma diferença? Por que ter coxas enormes e cheias de celulite me obriga a pedir desculpas à humanidade?




No trabalho, Will suspira pelo colega Bo. Quieto, misterioso e sempre com um pirulito vermelho. E esse é o ponto fraco de Will. Um Bo olharia para uma garota como ela? Ela não consegue acredita no real interesse do garoto. E o que as pessoas pensariam de um relacionamento assim? Vários questionamentos começam a surgir.


Já recebi olhares o bastante na vida para saber que, quando uma pessoa é flagrada encarando outra, desvia os olhos por instinto. Mas Bo continua me olhando fixamente, como se não tivesse nada do que se envergonhar.

E é nessas e impulsionada por um papel de inscrição que encontra nas coisas de sua tia que ela decide participar do concurso de Miss Flor do Texas. E imaginem o quanto ela abala as estruturas da cidade? E o melhor, o quanto ela inspira outras garotas, em situações "fora do aceitável" a participarem também.

Nesse caminho vamos conhecer Millie, até mais gordinha que Will e de um humor contagiante; Amanda, que possui uma perna maior que a outra e Hannah, com dentes saltados e um tanto rebelde. Personagens que vocês vão amar também.

Posso dizer que Will me representa!! Uma personagem forte, engraçada, muito humana e que acima de tudo representa as mulheres que não se encaixam em determinados padrões. Um livro intenso e que aquece o coração!


Você não merece vencer nada nem participar de qualquer concurso até ir à luta, batalhar. Talvez as gordas, as mancas, as gengivudas e dentuças não costumem vencer concursos de beleza. Talvez não seja a norma. Mas o único jeito de mudar isso é marcando presença. Não podemos esperar as mesmas coisas que as outras garotas esperam até começarmos a exigi-las. Porque ninguém vai nos dar nada de bandeja, Will.

O melhor ponto dessa leitura sem dúvida foi mostrar os sentimentos de Will. Os padrões de beleza estão ai, definidos. E não é fácil, pois nesse meio todo existem alegrias, satisfações, mas também existe medo e insegurança.

Por mais que Will se aceite, tenha uma autoestima e esteja bem com o corpo que tem. Ela balança, se sente insegura e questiona a opinião alheia. É inevitável. E é tudo isso que a torna tão humana, tão próxima do leitor. Somos esses autos e baixos. Eu sou assim.




A escrita da autora é simples e envolvente. De forma direta e sensível ela aborda temas fortes como obesidade, padrões de beleza, bullying, amizade, morte e principalmente a importância do amor próprio.

O livro superou minhas expectativas, eu ri, chorei, suspirei e refleti muito. Will é aquela amiga que eu gostaria de ter e com certeza vou guardar essa história para sempre.

A edição está linda! A capa é muito diva e representa tanto do livro! Virou um favorito do coração!!

E o bom? Vai ter continuação!!!!

Tem adaptação também na Netflix e eu já assisti e amei!!


E vocês, viram o filme? Já leram o livro? O que acharam? Deixem aí nos comentários!









12 comentários

  1. Oi F~e!
    Quero muito ler este livro e depois do seu post, mais ainda!
    Adorei a dica. Primeiro quero ler e depois assistir no netflix.
    O post ficou ótimo
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu vi o filme porque não tive oportunidade de ler o livro, mas eu gostei muito do filme e uma amiga minha que leu falou que o filme é bem parecido então eu acho que vou gostar dessa leitura! Pretendo investir nele em breve!! <3

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler, pois sempre vejo falando muito bem sobre. Vou esperar mais um pouco para ver se consigo comprar o livro, senão eu acabo vendo o filme.

    ResponderExcluir
  4. Amigaaaa! Adoro passear por aqui! Dumplim estou louca de vontade tanto de ler quanto de assistir ao filme!E que bom que terá continuidade! Parece que passa uma belíssima mensagem, não é verdade!
    Sobre sua resenha, caprichadíssima, linda! Fato!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu só tinha visto algo sobre o filme por aí, mas ainda não havia parado para ver direitinho sobre o que fala. Menina, perdi muito tempo! Parece ser uma história que todo mundo deveria ler. Já me senti incentivada positivamente com as suas palavras! Vou procurar para ler e depois ver o filme!

    ResponderExcluir
  6. Eu só tinha visto algo sobre o filme por aí, mas ainda não havia parado para ver direitinho sobre o que fala. Menina, perdi muito tempo! Parece ser uma história que todo mundo deveria ler. Já me senti incentivada positivamente com as suas palavras! Vou procurar para ler e depois ver o filme!

    ResponderExcluir
  7. Eu só tinha visto algo sobre o filme por aí, mas ainda não havia parado para ver direitinho sobre o que fala. Menina, perdi muito tempo! Parece ser uma história que todo mundo deveria ler. Já me senti incentivada positivamente com as suas palavras! Vou procurar para ler e depois ver o filme!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho muito estimulante quando temos protagonistas reais,que se parecem com a gente ! A Will é dessas, e nos ensina a gostar da gente como somos, sem olhar imperfeicoes !

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Ainda não li o livro mas assisti o filme e confesso que a história me cativou bastante. Achei incrível a quantidade de mensagens que ele traz. Isso é o que considero mais importante num livro, traz bons ensinamentos. Agora quero ler o livro. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li a obra e desejo fazer isso para depois assistir ao filme. Espero estar realizando a leitura em breve, pois estou muito curioso.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que fiquei bem curiosa para conferir essa obra: "Dumplin", depois da sua belissíma resenha. Ainda não tinha ouvido falar nada sobre a autora ou lido algo dela. Eu já tinha ficado sabendo da adaptação na Netflix, mas nunca cheguei a assistir ao filme. Fiquei bem curiosa agora. 😊

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!