#12MesesComClarice2019 | O delírio

Olá!!

Hoje é dia de #12MesesComClarice2019, projeto delicioso do qual participo com os blogs amigos: Café com Leitura, blog Sobre a Leitura e Leitura Enigmática.

O conto é O delírio!




Vai andando devagar, arrastando as pernas moles, levanta os lençóis, bate no travesseiro e mete-se lá dentro, com um suspiro. Torna-se tão humilde diante da rua viva e do sol indiferente... Na sua cama, no seu quarto, os olhos fechados, ele é rei."


Confesso que esse conto deu um nó na minha cabeça, à principio eu imaginei tratar-se de um personagem que estivesse internado em um hospital, mas não é bem isso.

A escrita é muito peculiar e repleta de metáforas, aos poucos vamos adentrando o universo misterioso desse personagem, sem nome. Um escritor em sua essência melancólica, que delirante, não consegue discernir a realidade das coisas criadas por sua mente. Será?

Sim, aqui teremos um personagem masculino. Uma pessoa que sofre, sente um vazio e uma escuridão que somente ele pode compreender, mas o que realmente o aflige?

A Terra continuamente exaurida murcha, murcha em dobras e rugas de carne morta. A alegria dos nascidos está no auge e o ar é um puro som. E a Terra envelhece rápida... Novas cores emergem dos rasgões profundos. O globo gira agora lentamente, lentamente, cansado. Morrendo. Um pequeno ser de luz nasce ainda, como um suspiro. E a Terra se some.

Outras personagens entram em cena e nesse exato momento consegui ter uma noção maior do que realmente se passava e a real situação desse escritor. Foi nessa parte que o conto se torna muito mais envolvente e interessante. Nessa hora toda simbologia começa a ficar clara e o entendimento de tudo mexeu com meus sentimentos.





O Delírio é um conto mais difícil de entender, por ser um tanto confuso e delirante, mas talvez seja esse aspecto que o torne tão instigante. O leitor anseia para conhecer mais desse personagem, decifrá-lo.

Os vários símbolos e metáforas usados durante a narração deixam a interpretação muito rica e traz uma boa discussão sobre esse conto em especial. E o interessante é que percebi que esse personagem traz muito da autora, o que ele busca tem tudo o que Clarice trabalhava em seus textos.


Se ela soubesse que esforço lhe custava escrever. Quando começava, todas as suas fibras eriçavam-se, irritadas e magníficas. E enquanto não cobria o papel com suas letras nervosas, enquanto não sentia que elas eram o seu prolongamento, não cessava, esgotando-se até o fim.


E posso dizer, sem sombra de dúvida, que este foi o conto mais confuso para mim e o mais surpreendente e envolvente também. Por quê? Só lendo!!




CLARICE LISPECTOR - Todos os Contos

Editora: Rocco

Ano: 2016

Páginas: 656



Autora de romances e contos que figuram entre os mais emblemáticos da literatura brasileira, Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras do século XX. Sua popularidade alcançou níveis surpreendentes nas últimas décadas, especialmente após o fenômeno da internet, mas sua figura e sua obra seguem exercendo sobre leitores o mesmo e fascinante estranhamento que causaram desde sua estreia literária, em 1943. Nesta coletânea, que reúne pela primeira vez todos os contos da autora num único volume, organizado pelo biógrafo Benjamin Moser, é possível conhecer Clarice por inteiro, desde os primeiros escritos, ainda na adolescência, até as últimas linhas. Essencial para estudantes e pesquisadores, para fãs de Clarice Lispector e iniciantes na obra da escritora, Todos os contos foi lançado nos Estados Unidos em 2015, figurando na lista de livros mais importantes do ano do jornal The New York Times e ganhou importantes prêmios, como o Pen Translation Prize, de melhor tradução. Agora é a vez de os leitores brasileiros (re)descobrirem por completo esta contista prolífica e singular.





Não deixem de passar nos outros blogs participantes do projeto e conferir as opiniões.






4 comentários

  1. Parece muito interessante. Sabe que adoro metáforas, acho que seu uso tanto pode suavizar quanto dar peso, dependendo da situação. Acho que ajudam a entender ou a criar linhas de pensamento paralelos quando o assunto é desconhecido :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Arrasou com essa resenha!!! Eu estou atrasado com a minha, mas espero em breve colocar o projeto em dia. Adorei as fotos também, seu blog é incrível.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, esse conto parece que nos foi um super desafio, não acha? E eu lhe confesso que adorei!
    Você arrasou aqui! Não vejo a hora de ler o próximo!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!