[Resenha] O Misterioso Caso de Styles

O MISTERIOSO CASO DE STYLES

Autora: Agatha Christie | Ano: 2010 | Páginas: 196
Editora: BestBolso | Skoob


Oie! Como estão?

Uma das metas que estipulei para esse ano é ler minha diva Agatha Christie em ordem cronológica e aqui estou com o primeiro caso do detetive Hercule Poirot, O Misterioso Caso de Styles.

A história se passa em uma enorme e isolada casa de campo, onde o Capitão Hastings passa uma temporada a pedido de um amigo. Quando Emily Inglethorp, proprietária de Styles, morre durante a madrugada, tudo leva a crer tratar-se de um ataque cardíaco.

Porém, logo surge a suspeita de envenenamento, o fato é que o quarto, onde ela dormia sozinha, estava fechado por dentro. Diante das circunstâncias, Hastings conta com a ajuda e eficiência de Poirot, que é chamado a cena do crime.


"Tenho a impressão de que, pela primeira vez, todos descobríamos que a tragédia não era apenas um pesadelo, mas uma realidade tangível e terrível. Todos havíamos lido a respeito de tais coisas, mas agora éramos os protagonistas. "

Pistas são lançadas ao longo da história e logo percebemos que todos os moradores tinham motivos de sobra para cometer o crime. Todos apresentam álibis no mínimo suspeitos, além de passarem a nítida impressão de esconderem algo mais.



O romance é narrado em primeira pessoa por Hastings e junto com ele o leitor é convidado a analisar os fatos e tentar encontrar o verdadeiro culpado. Para isso, o livro inclui mapas da casa, pedaços de bilhetes comprometedores, bem como a cena do assassinato e uma boa quantidade de pistas, falsas ou não. 

"Ao sairmos da casa, olhei de novo para Poirot. Já tinha observado antes, muitas vezes, que os olhos dele ficavam brilhantes como os de um gato quando algo o excitava. E naquele momento estavam faiscando como esmeraldas."

A autora criou um cenário rico e  misterioso, com personagens enigmáticos. E Hercule Poirot com seu primeiro caso já arrasa e mostra sua personalidade peculiar, carismática e muito sarcástica. Adoro!

O suspense prende do início ao fim, é recheado de reviravoltas para o nosso deleite, e não se assuste se você terminar e já querer logo pegar o próximo.

E você? Já leu algum da rainha do crime?

Beijos e até o próximo livro!





8 comentários

  1. Uma bela sugestão :)) Adorei .:))

    Hoje:- Se, os nossos lábios sentissem

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Agatha é maravilhosa.É uma das minhas escritoras favoritas, senão for a mais. Acho curioso como esse livro é absurdamente bom, mesmo tendo sido o primeiro dela e ela ter escrito praticamente "de brincadeira", devido ao desafio feito pela irmã. Confesso que a questão das xícaras de café (isso é spoiler?) me deixou bem confusa e só consegui entender bem na segunda vez que li. E você falou de ler os livros da Agatha em ordem cronológica, eu já comecei a fazer isso umas 2 vezes e acabei não levando pra frente. Preciso me programar pra tentar de novo.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, também tenho minhas metas e compromissos com algumas histórias, livros e autores! Rrsrs! Sabe que não me arrisquei a ler Agatha Christie ainda?? Minha filha está se aventurando e está amando! Na nossa estante temos "Cai o Pano", "O Natal de Poirot" e "Assassinato no Expresso do Oriente", que ela por sinal amou!"O Misterioso Caso de Styles" confesso que não conhecia. Mas pela sua dica e pela resenha, fique até instigada a ler, confesso para você! Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro as histórias dessa magnífica escritora. Essa obra ainda não conhecia, mas depois que li sua resenha, fiquei bem curioso em ler a trama na íntegra, pois como sempre haverá muito mistério e suspense nas páginas desse livro.

    ResponderExcluir
  5. Ai Fernanda, adquiri recentemente a coleção de Agatha (seis boxes) porque ainda não li em português e achei que seria interessante ler essa dama em um idioma novo. Mas ainda não comecei a leitura. Esse não é um dos meus favoritos, mas gosto dele, por ser de Agatha. rs
    Você já viu o almanaque de o assassinato do expresso oriente lançado pela LPM... toda em quadrinhos. Eu amei...

    bacio

    bacio

    ResponderExcluir
  6. Eu já li todos os livros da dela, inclusive os que ela escreveu com pseudônimo Mary Westmacott e amo!!! Eu comecei a gostar de ler com ela. O primeiro que li foi Treze a mesa e me encantei eu deveria ter por volta de uns 12 anos e sai por ai de biblioteca em biblioteca procurando mais e mais. Gostei da ideia de ler em ordem cronológica, quem sabe eu não leia todos de novo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê!
    Eu ainda não li esse da Agatha, mas fiquei super curiosa. Até hoje só li O Natal de Poirot e foi uma bela surpresa. Eu peguei o livro e não conseguia largar, ia tentando desvendar o mistério e nem de perto consegui. Fiquei boba na hora que toda a trama foi revelada pelo Poirot. ehehe
    Anotei a dica desse, achei a escrita da Agatha super envolvente e achei super interessante o fato de que esse livro tem os bilhetes e outros momentos mais interativos, como os mapas e bilhetes! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  8. Oi! Tudo bom?

    Eu ainda não li nada escrito pela Agatha Christie, mas já li obras em estilo similares (de um detetive muito astuto) com os contos de investigação do Edgar Allan Poe - que foi quem eu início a essa onda, inclusive, recomendo! Acho essa uma ótima dica, fazer a leitura em ordem cronológica. Obrigada pela indicação!

    Literalize

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!