[Resenha] Um Copo de Veneno

UM COPO DE VENENO - Série Dezequlíbrios Livro 6

Autora: Maria Lucia Moyses Ruiz | Ano: 2018 | Páginas: 124
Editora: Scortecci | Skoob | Comprar
Cedido em parceria com a Editora


Olá!! Como estão?

A resenha de hoje é Um Copo de Veneno, da autora Maria Lucia Moyses Ruiz, que recebi em parceria com a Editora Scortecci.

O livro faz parte da Coleção Dezequilíbrios, com histórias independentes entre si e cada uma tratando de um distúrbio psiquiátrico.

Nesse volume vamos encontrar Sabine, que sem saída e cada vez mais afundada em seus problemas, vai a procura de ajuda. Mesmo sem ter nunca feito terapia e não saber o que esperar, é sua única esperança.

Sabine é de família árabe, a mais nova de seis irmãos e sempre encontrou dificuldades de se relacionar com as pessoas, nunca foi como sua irmã Simone, mais expansiva e muito popular entre os amigos.



Ela se torna uma moça muito bonita e paquerada e, embora ainda se sinta deslocada em várias situações, consegue  realizar seus objetivos. E um deles é o de nunca se casar, até que um rapaz colocaria tudo de cabeça para baixo.

As coisas não dão certo e Sabine para superar seu sofrimento vai por um caminho nada legal e que viria a prejudicá-la de forma drástica. 

Ainda não era uma viciada, pelo menos, não no sentido físico. Podia passar dias sem beber e não sentir os efeitos da abstinência. Mas, psiquicamente, precisava de álcool, desesperadamente.

Por outro lado temos a doutora Renata, psiquiatra e Paula, psicologa que cuida de Sabine, e o leitor também irá acompanhar um pouco de cada uma delas.



A história alterna passado e o momento presente, onde conhecemos as dificuldades  e angústias dessas três mulheres.

O enredo traz um pouco de suspense com segredos do passado e temas como alcoolismo, depressão e psicopatia.

Atribuiu os problemas de memória à sua idade e ao estresse. Já não era mais uma menina e sua vida estava conturbada.

A escrita da autora é fluída e embora trate de temas fortes, é leve e muito simples. Não há rodeios. O livro é curtinho, porém repleto de reflexões e questionamentos sobre os temas abordados.

O enredo é esclarecedor também em alguns aspectos e podemos sentir o quanto há preconceito diante de algumas doenças. Essas que podem acometer qualquer um de nós, basta um momento de desequilíbrio emocional.

O importante é enxergar quando esse momento acontece e ir em busca de ajuda e um tratamento adequado. O final do livro me emocionou demais. 

Gostei muito da experiência dessa leitura e as reflexões passadas. A edição está perfeita!!





7 comentários

  1. Acredito que seja um bom livro, agradável de ler.
    .
    Deixando cumprimentos
    .
    ** Sonho em puras lágrimas de amor **

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê
    Dica anotada!
    Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa para ler também
    O post ficou ótimo e as fotos arrasaram, como sempre!
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Amiga, arrasando como sempre! Não vejo a hora de começar a receber meus pacotinhos da Scortecci para dar início aos meus trabalhos também! Sua resenha está magnífica! Adoro seu trabalho, sabe disso, be?! ;)! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei o post, nao conhecia o livro e a editora, mas já gostei dessa publicação. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Oi. Adorei o post! O título do livro é bem interessante. Gostei muito da resenha! Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro mas adorei a proposta e vou ver se consigo comprar em breve. Adorei demais a indicação!

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  7. Oi! Tudo bem?

    Eu não conhecia essa série. Ao mesmo tempo que me interessei muito, também fiquei hesitante - afinal de conta, o tema principal é algo sobre o qual estudo diariamente na faculdade de psicologia e tenho um certo receio sobre como eles serão tratados. Sua resenha, no entanto, me deixou um tanto quanto tranquila... a autora parece ter sido capaz de lidar com o assunto de forma sensível e responsável!

    Literalize

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!