[Resenha] O Ódio que Você Semeia

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA

Autora: Angie Thomas | Ano: 2017 | Páginas: 378
Editora: Galera Record | Adicione ao Skoob


O ódio que você semeia é o livro de estreia de Angie Thomas e o que a motivou a escrever foi o assassinato de Oscar Grant, jovem negro de 22 anos, em 2009.

O livro acompanha a história da adolescente Starr, uma garota negra de 16 anos que mora em uma área pobre, dominada por gangues e pelo tráfico de drogas.

A vida de Starr se divide entre dois mundos, pois seus pais para tentar dar um mínimo da segurança para a filha, a colocaram em uma escola em bairro nobre da cidade, uma escola de brancos. 

Mas é engraçado como funciona com os adolescentes brancos. É maneiro ser negro até ser difícil ser negro.


Até que uma noite, ela e seu melhor amigo, Khalil, saem de uma festa e são abordados por uma viatura da polícia. Starr, desde cedo, foi orientada pelo pai de como uma pessoa negra deve se comportar diante de um policial, ou seja, sem movimentos bruscos, mãos à mostra e por ai vai. 

Pois, um movimento errado e o julgamento que pode ser feito diante da cor da pele, pode valer uma vida e, infelizmente, é o que ocorre com Khalil. Deixando todo trauma da cena e o peso da injustiça em cima de Starr.



Agora ela é a única testemunha do crime e a trama vai girar em torno de todo conflito passado por Starr após esse acontecimento. A começar que ela sempre apoiou movimentos de objeção a violência contra negros, mas agora, sendo testemunha, ela sente medo. Medo de expor sua família e virar alvo das gangues e da polícia. E é o que de fato ocorre.

Já vi acontecer um monte de vezes: uma pessoa negra é morta só por ser negra e o mundo vira um inferno. Já usei hashtags de luto no Twitter, repostei fotos no Tumbir e assinei todos os abaixo-assinados que vi por ai. Eu sempre disse que, se viesse acontecer com alguém, minha voz seria a mais alta e garantiria que o mundo soubesse o que aconteceu.
Agora, sou essa pessoa, e estou morrendo de medo de falar.


A partir daí, a vida da garota vira de ponta cabeça e até mesmo as coisas que antes pareciam normais para ela, começam a virar um problema. Começam os depoimentos da polícia e as notícias divulgadas pela mídia e todos apontam Khalil como o culpado pela situação, taxando-o de bandido e traficante.

Traficante. É assim que elas o veem agora. Não importa que ele seja suspeito de tráfico. "Traficante" fala mais alto do que "suspeito" pode falar.

Apesar do tema ser forte e trazer uma leitura não muito confortável pois mexe na ferida, a escrita da autora é fluída e nos envolve por completo, pelos personagens e pelas situações vividas. 

Enfim, não é uma leitura muito fácil de se fazer, é sofrido e é revoltante, e o mais ainda, é saber que são situações muito atuais e muito reais, que não deveriam ocorrer, mas que infelizmente estão ai. O livro é um verdadeiro soco, mas uma leitura necessária.



São muitos Khalils e muitas Starrs, mas há a esperança e a força para mudar, nunca é tarde! Mais amor e menos ódio!


Às vezes, as coisas dão errado mas o importante é continuar fazendo o certo.


O livro teve seus direitos vendidos para o cinema e tem a participação do ator/rapper Common  como o tio de Starr, um policial. Em breve venho dividir minha opinião aqui com vocês sobre o filme.



5 comentários

  1. Olha, este livro parece-me bem interessante:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê
    ja queria ler este livro e depois do seu post, minha vontade sú aumentou.
    Deve ser muito interessante!
    Adorei sua resenha
    Depois te conto o que achei
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Assisti ao filme ano passado e gostei bastante da história; ela cutuca mesmo a ferida, incomoda, nos faz refletir sobre toda a questão do preconceito racial e sobre o que precisa ser feito para que a realidade que encaramos hoje seja mudada.
    E apesar de já conhecer a história pelo filme, tenho muita vontade de ler o livro; ah, viu que a autora está escrevendo (ou já escreveu, não me recordo ao certo) outro livro no mesmo "universo"? Enfim, parece ser tão bom quanto, reflexivo na mesma medida.

    Beijinhos, parabéns pela resenha (e pelas lindas fotos), boa semana e boas leituras.
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê!
    A cada resenha que leio desse livro mais minha vontade de conferir esse enredo de perto aumenta.
    Tema muito forte mas muito necessário e atual a ser discutido.
    Espero poder ler em breve para assistir a adaptação também.
    Beijos!
    www.sobrealeitura.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é maravilhoso! Também fizemos resenha, aliás temos vários livros em comum.
    Abraços

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!