[Resenha] O Diário de Myriam

O DIÁRIO DE MYRIAM

Autora: Myriam Rawick | Ano: 2018 | Páginas: 320
Editora: DarkSide Books | Skoob


Olá!

Lançado pela DarkSide Books, O Diário de Myriam é um relado honesto e emocionante de Myriam, sobre a vida de sua família durante A Guerra da Síria.

Myriam, aos seis anos de idade, começou a escrever um diário contando sobre o cotidiano em Alepo durante a guerra. Ela faz parte de uma minoria cristã e com uma linguagem bastante simples e sensível, ela nos conta sobre o cenário desolador e as incertezas trazidas pelo conflito.

A garota começa a contar o começo da guerra de forma simples e desconcertante. Myriam morava em um bairro de classe média e se torna refugiada dentro de sua própria cidade. Ela nos conta sobre sua infância, os amigos, a escola e as lembranças das brincadeiras. E como tudo terminou com a chegada da guerra, não somente sua infância, mas a de milhares de crianças. 




Aos poucos o conflito começa a ganhar proporções maiores e Myriam precisa adequar sua vida a  essa realidade. Ela tem que aprender a viver sem água, sem luz e até mesmo sem alimentos e ainda o angustiante barulho dos tiros e bombardeios. 

Há dias que fica impossível de ir a escola, parentes começam a morrer, até que chega o momento de também deixar seu lar para trás. O relato é extremamente comovente, é muito difícil se imaginar em uma situação como essa. 

"Foi ali, pela primeira vez, que entendi o que significava a guerra. A Guerra era minha infância destruída sob essas ruínas e fechada em uma caixinha."

Pelos olhos de Myriam, conhecemos não somente como passa a ser sua vida e de sua família, como também de familiares e amigos. Esse é daqueles livros que te dá um nó na garganta e várias reflexões são feitas. É tão nítido o amadurecimento da menina durante os anos que viveu esse inferno. Myriam é uma inspiração!

O repórter de guerra Philippe Lobjois viajou para a Síria e ajudou Myriam a organizar o diário, que começou com o incentivo da mãe da garota, para que mais tarde pudesse lembrar de tudo que aconteceu.





A edição não é em capa dura, mas está maravilhosa e perfeita! No início temos um prefácio lindo de crianças que pediram o lançamento no Brasil. São cartas e bilhetes emocionantes. 

"Lembrei de tudo. Do sorriso do sorriso do seu Yasser, o pão redondo com grãos de papoula que a gente comprava todas as noites, dos iogurtes que a mulher dele preparava e vendia às sextas-feiras. Os cheiros, os gostos, a felicidade agora estavam, sob ruínas, abafados sob os tetos desabados."

Entre 1942 e 1994, Anne Frank também registrou em seu diário o cotidiano de sua família durante a Segunda Guerra, quando ela e sua família viveram em um esconderijo em Amsterdã. Em 1911, Myriam também começou a escrever  um diário sobre seu cotidiano em Alepo durante a Guerra da Síria.

As duas estão separadas por décadas, mas criaram registros importantes e poderosos de uma realidade em meio ao caos.

Leitura obrigatória!



Um comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!