[Especial Literário] Charles Dickens


Oie!! Como estão?

Hoje nosso Especial Literário é com o escritor Charles Dickens!




Charles John Huffam Dickens, ou simplesmente Charles Dickens, foi um escritor inglês. Nascido em 7 de fevereiro de 1812, filho de Elizabeth Barrow e de John Dickens.

Seu pai, escriturário da Tesouraria da Marinha na cidade de Portsmouth, vivia de empréstimos, e por não conseguir pagá-los, teve que fugir para Londres com a família, em 1822, onde passaram a viver em um sótão. Em 1824, John é preso.

Charles passou a trabalhar em uma fábrica de graxa, onde permaneceu por vários meses. Até sua vó vir a falecer e seu pai receber a herança, com a qual paga as dívidas e volta a liberdade.

Dickens volta a estudar, mas logo deixa a escola para arrumar novo emprego. Em 1827 emprega-se como aprendiz na casa de um procurador judicial. Aos 20 anos, estenógrafo diplomado, entra para  Jornal True Sun. Em 1831 emprega-se como repórter parlamentar.

Em 1836 casou-se com Catherine Thompson Hogarth e tiveram nada menos que 10 filhos. Mas, o casal acabou se separando um tempo depois.

O seu The Pickwick Papers (Os Documentos Póstumos do Clube Pickwick) estabeleceu o seu nome como escritor. O rápido sucesso o fazia concluir um livro e iniciar outro, sem interrupção. Em 1838 publica Oliver Twist.

Em 1850, Charles Dickens publica sua obra-prima David Copperfield, quase uma autobiografia. E 1860, é a vez de Grandes Esperanças.

Às vésperas de sua morte, em 1870, Dickens estava trabalhando em seu último romance, o inacabado O Mistério de Edwin Drood. Para seus amigos, havia confessado que sua escrita não estava evoluindo com a facilidade de sempre.

Depois de Shakespeare, Dickens é considerado o maior escritor inglês e um dos autores mais traduzidos no mundo. Autor prolífico, ele escreveu 14 romances, além de peças, contos e inúmeros artigos jornalísticos.

Faleceu em 9 de julho de 1870 em consequência de um acidente vascular cerebral.

Cada fracasso ensina um homem algo que ele precisava aprender.




Principais obras

Romances

- Oliver Twist - 1839

- Um Conto de Natal - 1843

- David Copperfield - 1850

- A casa soturna - 1853

- Um conto de duas cidades - 1859

- Grandes esperanças - 1861

- O mistério de Edwin Drood - 1870


Contos

- Retratos Londrinos

- A Christmas Tree

- Doutor Marigold




Aquele que alivia o fardo do mundo para o outro não é inútil neste mundo



2 comentários

  1. DAVID COPPERFIELD! Eu já ouvi esse nome várias vezes na minha pré-adolescência! Nunca li o livro, mas provavelmente deve ser uma boa forma de começar e conhecer mais sobre o trabalho do Charles Dickens! Post incrível!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse Autor... e suas loucuras. Você sabia que ele interpretava seus personagens na frente do espelho, antes de escrever? Dizem que ele queria ser Ator e não Autor. Para mim, ele era seu próprio personagem e isso fica claro com Monk e Guster que sofrem de epilepsia, como o próprio autor sofreu.
    Eu li Dickens na minha infância e acho que é um dos culpados por ser apaixonado por livros. rs


    bacio

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!