[Sessão Pipoca] Caixa de Pássaros



Olá!!

Hoje vamos falar um pouco sobre o filme Caixa de Pássaros, inspirado no livro de Josh Malerman. O longa conta a história de sobrevivência dentro de um mundo pós-apolalíptico.

Pelos olhos de Malorie, personagem interpretada por Sandra Bullock, vamos acompanhar a jornada de uma mãe tentando manter seus filhos vivos em um mundo cheio de incertezas.

O longa intercala o presente, com Malorie, o Garoto e a Garota em busca de um lugar seguro,  e o passado, que explica todo caminho trilhado pela protagonista até chegar ali.

Eu, particularmente, sempre acabo comparando o livro ao filme, e acabo preferindo o livro (raras exceções, preferi o filme). Mas o complicado nisso tudo é que são obras distintas; enquanto o livro é um espaço mais amplo  e depende das ideias de uma única pessoa, o autor, o filme, além de ter um espaço mais compacto, ainda conta com a participação de uma equipe inteira. Por isso, há algumas adaptações que acabam perdendo parte da essência da obra, o que não agrada a muitos, e para mim  Caixa de Pássaros teve alguns deslizes.




Mas, vamos conversar um pouco mais a respeito.

O que ocorre na história é um perigo desconhecido, uma ameaça que ninguém sabe exatamente o que é, mas que ronda a todos os sobreviventes, e para a qual a única defesa descoberta consiste em não enxergar mais. Por isso, os personagens sobreviventes andam com os olhos vendados. 

Malorie preparou as duas crianças para viver em mundo assim, aguçando, para isso, outros sentidos como a audição. Quando ela se vê apenas com os dois, percebe a necessidade de ir em busca de um lugar seguro. 

O livro traz toda a dificuldade dessa jornada de Malorie com as crianças e, até mesmo, no tempo passado, quando tudo se iniciou, possibilitando-nos conhecer outros personagens. Eu me senti aflita durante a leitura, senti toda tensão da situação, mas devo dizer que o final me  fez sentir um vazio. 




Agora vamos ao filme.

Como no livro, o mistério é em torno do desconhecido, que é o grande vilão. Um ser sobrenatural? Uma força alienígena?

Aqui saliento a grande atuação de Sandra, que dá vida a uma mãe destemida, que fará de tudo para proteger seus filhos.  Ela sabe que para sobreviver contra o inimigo é preciso bloquear a visão do que há do lado de fora da casa; e a única forma de saber se algo se aproxima é a debandada dos pássaros.

Caixa de Pássaros, mesmo com alguns deslizes e alterações pelo caminho, apresenta a proposta do livro. São inegáveis os momentos de tensão e angústia, as expectativas e medos dos personagens.  As várias discussões morais, como quando eles têm que decidir se deixam ou não alguém entrar na casa. 

Contudo, dois pontos me decepcionaram, a cena dos partos (quem já leu o livro, sabe ao que me refiro) e o desenrolar apressado, demais.  O final nem vou citar, porque nem sempre as respostas precisam ser dadas.

Enfim, passando por tudo isso, de final que agradou ou não, a grande mensagem da obra é a esperança. E nesse quesito Caixa de Pássaro fala alto.





Sinopse: 

Em um mundo pós-apocalíptico, Malorie (Sandra Bullock) e seus filhos precisam chegar em um refúgio para escapar do Problema, criaturas que ao serem vistas fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para nao serem afedaos, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança.




Ficha Técnica:

Título Original: Bird Box
Direção: Susanne Bier

Elenco: Sandra Bullock, Trevante Rhodes, John Malkovich
Distribuição: Netflix

Ano: 2018
Gênero: Terror, Suspense




2 comentários

  1. Olha, sinceramente eu nem me pus a ver o filme nem ler ao livro pelo fato de que se tornou "modinha", tipo 30 Reasons Why. Odeio quando algo se torna modinha, porque com o tempo parece que vai perdendo valor pra mim (tipo quando Harry Potter virou febre no mundo todo), então eu acabo desistindo de ver/ler. Eu até me arriscaria a ver se tivesse Netflix kkkkkkkkkkk.

    Bjs, Shuu

    ResponderExcluir
  2. Imagino que na adaptação cinematográfica muita coisa da obra literária acabou ficando de fora, mas mesmo não tendo lido o livro (apenas vi o filme), acredito que o resultado final foi satisfatório. O filme é interessante, diferencido e gera reflexão.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!