[Resenha] O Ceifador

O CEIFADOR

Autor: Neal Shusterman | Ano: 2017 | Páginas: 448
Editora: Seguinte | Adicione ao Skoob


O Ceifador detonou todo meu alicerce literário!


Esqueça tudo que sabe sobre a humanidade dos tempos atuais e embarque em um mundo governado por uma inteligência artificial denominada Nimbo-Cúmulo.

Estamos na Era da Imortalidade, não há doenças, pobreza, injustiças: todos possuem as mesmas oportunidades, comida e conforto. E mais, ninguém morre, pois a morte também foi vencida. 

Pessoas não envelhecem, elas podem rejuvenescer de tempos em tempos para a idade que desejarem e se, por acaso, sofrem ou mesmo se submetem a um acidente fatal, são revividas em centros especializados para isso.


"No que concernia à raça humana, não havia mais o que aprender. Nada a decifrar sobre a nossa existência. O que significava que nenhuma pessoa era mais importante do que qualquer outra. Na verdade, no esquema geral das coisas, todas eram igualmente inúteis." 

Mas, como nem tudo é perfeito, a população começa a crescer cada vez mais, causando os efeitos de uma superlotação. Com o intuito de conter esse problema surgem os Ceifadores, uma organização treinada e com permissão para "coletar" pessoas. 



Para ser um ceifador é preciso abdicar de tudo, de sua vida antiga, sua família, bens materiais e se dedicar aos propósitos da Ceifa. É necessário cumprir uma cota de coletas, escolher aleatoriamente "os coletados", sem discriminação, seguir e respeitar os dez mandamentos de um ceifador.

Vamos acompanhar a trajetória de Citra Terranova e Rowan Damisch, ambos escolhidos pelo renomado Ceifador Faraday, como aprendizes de ceifadores. 

Apesar dos dois não terem nenhum interesse na função, acabam aceitando o convite e partem para o treinamento.

"O caráter sagrado da lei... e o bom senso de saber quando ela deve ser quebrada."

Mas, novamente, como nem tudo é perfeito, mesmo com tudo organizado e com as leis, a imoralidade permanece até mesmo entre os ceifadores e cabe a cada um deles saber até onde seguir todos os mandamentos da Ceifa, ou mesmo, seguir seus próprios caminhos, sejam qual for. 

Ceifadores são respeitosos e devem ter compaixão dentro da sua função, mas será que são todos assim?



O mundo criado pelo autor é fascinante! E quando comecei a leitura não pensei o quanto iria me conectar nela. 

É curioso perceber que algumas coisas, mesmo em um mundo tão diferente e quase que perfeito, não mudam. As pessoas não possuem mais o medo da morte natural, mas temem ser coletadas, por isso, tratam os ceifadores como celebridades, ou seja, isso acaba criando certa vaidade em alguns.

"Não era de admirar que as pessoas fizesse de tudo para agradar os ceifadores. A esperança diante do medo é a motivação mais forte do mundo."

A Nimbo-Cúmulo cuida da humanidade como uma mãe; não há nada que ela não saiba, porém, como não pode intervir na Ceifa, intrigas, desonestidade e jogos políticos passam a ocorrer no meio. Semelhanças com nosso mundo atual são bem perceptíveis.



A distopia é muito bem construída e alucinante, com personagens incríveis. Não só Citra e Rowan te conquistam, como o próprio ceifador Faraday, a ceifadora Curie e tantos outros, que você vai amar ou odiar.

Narrado em terceira pessoa, temos ainda, ao começo de cada capítulo uma parte dos diários de alguns ceifadores, achei o máximo isso, deu pra sentir um pouco mais do que é ser um ceifador e a diferença entre cada um deles.

"O mais desejo para a humanidade não é a paz, o consolo ou a alegria. É que ainda morramos um pouco por dentro toda vez que testemunhemos a morte de outra pessoa. Pois só a dor da empatia nos manterá humanos. Nenhum Deus vai poder nos ajudar se algum dia perdemos isso."

O autor proporciona uma leitura dinâmica, eletrizante, cheia de reviravoltas e muitos acontecimentos. Eu fiquei viciada!!! Não dá pra chegar ao fim e não pensar no que vem depois.

Recomendo muito para os fãs de distopias, essa vai entrar para as favoritas!! E para aqueles que não curtem muito, também recomendo, aventurem-se, podem acabar fisgados!


7 comentários

  1. Olá:-Se não houvesse a morte e só existisse o nascimento, onde havia espeço para todos?
    .
    Bom fim de semana.

    *** Refresquei-me nos pingos do teu olhar ***

    ResponderExcluir
  2. Curiosidade me define! Quero muito esse livro, será uma das minhas proximas leituras!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Li essa obra ano passado e foi uma das minhas melhores leituras de 2018, esse livro é repleto de surpresas e com um enredo sólido e intenso, ele me conquistou a cada página lida, como você disse na resenha, é viciante, não dá para parar. Recomendo para todos. Esse ano quero ler sua continuação, o livro "A nuvem" que pelo que li na sinopse parece estar perfeito também.

    ResponderExcluir
  4. O que me incomodou nesse livro é o paralelo que tracei para com a realidade, que simplesmente me 'degolou'. A única coisa que me aborreceu foi saber que era uma trilogia e ainda não decidi se irei ler mais algum livro da serie porque para mim, esse livro teve começo-meio-e-fim. rs
    Sou uma leitora rebelde, deu para notar?

    bacio

    ResponderExcluir
  5. Ei! Tudo bem?

    Aos poucos estou aceitando a distopia na minha vida e acredito que sua resenha me empolgou bastante para essa história. Já tinha visto o livro por ai, mas nunca dei relevância para ele, agora que li sua resenha tenho certeza que lerei e te direi o que achei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. So escuto elogios sobre esse livro 😍 Estou mega ansiosa para ler, mas quero esperar sair a conclusão. PS: Amei as fotos.

    ResponderExcluir
  7. Adoro distopias e esse livro já me chama a atenção tem um tempo! Adorei a sua resenha, saber mais detalhes sobre o livro me deixou ainda mais curiosa. Quero também conhecer logo a escrita desse autor. Comprei outra série dele e to curiosa também.

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!