[Resenha] Édipo Rei

ÉDIPO REI

Autor: Sófocles | Ano: 2018 | Páginas: 128
Editora: Zahar | Adicione ao Skoob



Édipo Rei é uma clássica obra das tragédias gregas, considerada um perfeito modelo desse estilo de literatura.

Escrita por Sófocles, por volta de 427 a.C, essa tragédia grega retrata a sina de Édipo, amaldiçoado por um destino tão atroz quanto chocante. O aclamado rei de Tebas, ao buscar informações sobre sua origem, vê se concretizar a predição dos oráculos sobre a sua vida.

Édipo se torna rei de Tebas, depois de deixar a terra em que morava, fugindo de uma maldição que lhe previram, e ao resolver um enigma proposto pela Esfinge, um ser metade leão e metade mulher. Ao decifrar o desafio, ele livra Tebas das maldades desse ser, que devorava os que erravam a resposta.

Édipo também se casa com Jocasta, a viúva de seu predecessor no trono, o rei Laio, morto em uma suposta emboscada por vários homens.






Tudo parecia ir bem; Édipo gerou filhos com Jocasta e o povo o considerava um bom homem. No entanto as pragas passaram a pairar sobre Tebas, trazendo sofrimento e desgraça ao povo. O oráculo, ao ser consultado, informa que a terra só terá paz quando o assassino de Laio for revelado. E diz mais: que esse assassino não é estrangeiro, como antes se havia falado.

Atento àquele povo, Édipo passa a investigar os fatos, mas encontra muita dificuldade para saber a verdade, já que o crime acontecera há tanto tempo. Por isso decide consultar o profeta Tirésias, sobre que caminho tomar.

Tirésias aponta que o mal vem do próprio Édipo e isso irrita ao rei. O profeta aponta que o rei é amaldiçoado, por isso é irremediável o mal recair sobre Tebas enquanto ele a governar. 

Édipo pensa estar sendo vítima de um complô para derrubá-lo do trono, e que Creonte, irmão de sua esposa, participa disso. Ele começa a fazer acusações e a agir intempestivamente, gerando muitos conflitos. 




Certo é que quanto mais ele busca a verdade, mais seu destino parece persegui-lo e se cumprir, fazendo florescer em seu coração uma agonia sem tamanho, pela decepção sobre tudo aquilo que conquistou.

Essa foi uma leitura muito emocionante e desafiadora, não só pelo desfecho da história em si, mas também por como transcorre o texto. Ele nos faz sentir a agonia de Édipo e Jocasta, a cada novo depoimento sobre o passado de Édipo.

Um destino acorrentado, fadado a um resultado final invariável e maldito, que se segue a cada momento do rei. Com um desfecho triste, que caracteriza as obras desse gênero, mas que abre espaço para a sequência desse mito: Édipo em Colono e Antígona.



Leitura indispensável; histórica e vibrante. Sófocles traz uma riqueza de sentimentos e sensações num texto que devemos experimentar. 

Li a edição da Zahar, bolso de luxo. Com um trabalho impecável, da tradução ao design, um texto em versos teatralizado, que flui muito bem e nos permite degustar uma história que, há séculos, emociona à quem conhece lê. 


4 comentários

  1. Nossa, eu li na minha infância. Tinha paixão por mitologias. Tinha vários livros com ilustrações. Nessa história em questão, eu sempre questionei a atitude do Rei, porque ele escolheu no bendito do Oráculo, que sempre me pareceu ser um brincalhão que se divertia com o medo que provocava em quem o procurava.
    Tanto pai quando filho procuram o Oráculo e fogem de sua previsão e ao fugir, fazem exatamente o que foi previsto e sem saber.
    De qualquer maneira, serviu para Freud explicar certos comportamentos de meninos e meninas por aí. Ah quem diga que ele mesmo era apaixonado pela mãe. rs

    Adorei o post e viajei, claro...
    bacio

    ResponderExcluir
  2. Uma história curiosa :))

    Hoje:- Embriagada na saudade da distancia.

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira.

    ResponderExcluir
  3. Nos anos 80 a Globo fez uma adaptação televisiva deste clássico da mitologia através da novela Mandala. Vera Fischer era Jocasta e Felipe Camargo foi Édipo. É uma história ao mesmo tempo triste e chocante.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, vocês são cultos demais! Adoro isso! Um mega clássico da Literatura Nacional! São leituras assim que nos enriquecem! Parabéns pela resenha!Ficou um arraso! Feliz 2019!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!