[Especial Literário] J. R. R. Tolkien

Olá, queridos!

Como foi esse final e começo de ano para vocês?

Hoje volto aqui para o blog e para começar o ano tem Especial Literário!!! E quem mais poderia abrir nosso ano aqui, se não J. R. R. Tolkien.

Tolkien faria aniversário nessa data e nada mais justo que uma homenagem a esse grande escritor.



John Ronald Reuel Tolkien foi filósofo, escritor e professor universitário. Autor de obras consagradas, como o Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Tolkien nasceu em 3 de janeiro de 1892. Filho do inglês Arthur Tolkien, bancário e de Mabel Suffield Tolkien. Viveu na África do Sul até a morte de seu pai em 1896, ano em que se mudou com sua mãe e irmão para Birminghan, na Inglaterra. 

Em 1904, com a morte da mãe, ele e o irmão são entregues aos cuidados de um padre jesuíta, o qual o autor descreveu como um segundo pai. 

Em 1908 ingressou no Exeter College, da Universidade de Oxford, onde cedo demonstrou interesse por filologia e por antigas sagas e lendas nórdicas. Especializou-se em línguas Anglo-Saxônicas, língua alemã e literatura clássica.

Em 1916 casou-se com Edith Bratt. Entre 1925 e 1945 lecionou língua e literatura anglo-saxônica, quando se especializou em literatura medieval.

Depois de publicar os ensaios "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde" (1925) e "Beowulf" (1936), iniciou a criação de um personagem mitológico inspirado em uma saga épica medieval. O "Hobbit" (1937) escrita para crianças, narra as aventuras de um povo pacato que vive na mítica Terra Média, junto com elfos, duendes e magos.

Esse foi o ponto de partida para o ciclo épico que se concretizou com a trilogia de "O Senhor dos Anéis" (1954-1955). E ao contrário do Hobbit, esse foi escrito para os adultos.

Suas atividades como novelista é inseparável da de filólogo. Sua paixão por línguas antigas, como o grego, o anglo-saxão, o inglês medieval, o galês, o gótico, o finlandês, o islandês e o norueguês antigos, o levaram a criar sons e inventar uma linguagem, seguindo um método rigorosamente filológico.

J. R. R. Tolkien faleceu em Bournemouyh, Inglaterra, no dia 2 de setembro de 1973.

“Mesmo a menor pessoa pode mudar o curso da história.”




Obras

Sir Gawain e o Cavaleiro Verde (1925)
Sobre Histórias e Fadas (1945)
Mestre Gil de Ham (1949)
O Senhor dos Anéis (1954)
As Duas Torres (1954)
O Retorno do Rei (1955)
As Aventuras de Tom Bombadil (1962)
A Última Canção de Bilbo (1966)
Ferreiro do Bosque Grande (1967)
Silmarillion (1977) obra póstuma




“Há algo de bom neste mundo e vale a pena lutar por isso.”

6 comentários

  1. Muito bom, gostei da publicação:))

    Hoje:- Dois rostos e o palpitar do coração.

    Bjos
    Votos duma óptima Quinta - Feira. Um feliz 2019

    ResponderExcluir
  2. Oferece-me dizer:- Nunca li nada dele mas acredito que os seus livros tenham o seu valor literário.
    .
    Feliz Ano de 2019.
    --
    » » A Imagem de um " Jardim " de uma grande cidade « «

    ResponderExcluir
  3. Adoro a obra de Tolkien! É um dos raros casos em que vi o filme antes de ler o livro. Acho incrível todo o universo criado por ele em O Senhor dos Anéis, os personagens, a mitologia, a geografia/história da Terra Média, as linguagens. Já li toda a trilogia + O Hobbit mais de uma vez e de tempo em tempos faço uma releitura. Tenho aqui também "Contos Inacabados" que leio pedaços aqui e ali. Mas preciso admitir que estou empacada na leitura de O Silmarilion há anos! Ás vezes leio um pouco, mas abandono a leitura, só volto meses depois, e leio mais um pouco. Uma hora eu termino. rs

    ResponderExcluir
  4. Só conheço o autor por nome, pois nunca li nada dele, embora tenha muita vontade ler O Senhor dos Anéis para finalmente poder assistir aos filmes. Gostei muito do post e de conhecer um pouco mais sobre a obra e vida dele!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, nunca li nada do autor. Apenas assisti os filmes do mundo de Senhor dos Anéis. Gostei de saber que eu e ele nascemos no mesmo dia hahaha Adorei o post. Acho muito legal ler essas curtas biografias dos autores.

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse escritor, li muitas obras dele e desejo ler todas as suas obras lançadas aqui no Brasil. Isso levará alguns anos, pois algumas são calhamaços. Até agora a única que não gostei foi "O Sillmarillion", pois achei muito arrastada e lenta. Tive dificuldade de ler. Mas "O Hobbit" e a trilogia "O Senhor dos anéis" foram leituras fantásticas. E parabéns pelo post, gostei demais.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!