[Blogagem Coletiva] Livro Proibido

Oie!!!

Hoje é dia de Blogagem Coletiva pelo grupo Interative-se, do Facebook. E a questão é:

Você já leu um livro proibido?





Bom, há quem diga que tudo o que é proibido é mais gostoso. E desde que vi o tema da blogagem deste mês fiquei com duas questões em mente:

1. Como se classifica um livro como proibido?
2. Será que já li algum?

Claro que para realizar esse post precisei da ajuda do google e fui em busca dos tais livros proibidos e .... pasmem. Eu não só li um, mas vários livros proibidos. Isso mesmo, vários!!!


Querem um exemplo? Como eu poderia imaginar que Harry Potter estaria nessa lista? Nem de longe.

Como pode um número enorme de livros, que estão ou já estiveram na lista dos mais vendidos, serem censurados?




Voltando no caso de Harry Potter, criado por J. K. Rowling, a saga chegou a ser banida das escolas privadas nos Emirados Árabes, sob a justificativa de incentivar a bruxaria. 




Eu já li a saga inteira e amei!!! Está ai um dos meus livros proibidos.



Mas vamos falar de outros? A lista é enorme e você encontra fácil na internet, no entanto, neste post vou falar dos meus.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Um clássico que adoro!
Na China foi banido por dar aos animais as mesmas qualidades dos homens, e, assim, colocá-los no mesmo nível hierárquico.

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. Lembram dessa obra? Na qual um governo totalitário mandou queimar todos os livros do mundo? Descobri que é uma das obras mais indesejadas por fazer referência ao consumo de drogas e à violência.

O Crime do Padre Amaro, Eça de Queirós. Um dos mais censurados e proibido em salas de aula. Gerou grandes protestos por parte da igreja católica.

Caçadas de Pedrinho, Monteiro Lobato. Esse é recente. Em 2010, o Conselho Nacional de Educação recomendou que o clássico deixasse de ser distribuído nas escolas, alegando elementos racistas na obra. O Mistério da Educação, diante do contexto histórico, rejeitou o parecer.

E tem livro do Stephen King também!!

Carrie, a Estranha. Esse não consegui encontrar o motivo de ter sido censurado. Mas que estava na lista, estava. E esse eu já li também.




Por que foram banidos? 

Principalmente pela linguagem ou pela abordagem de temas polêmicos. E isso ainda  ocorre nos dias atuais, afetando desde os clássicos tão conhecidos, que fizeram parte da infância de muitos, até grandes bestsellers internacionais. 

Estes são alguns da lista de livros proibidos que li, e que nos faz lembrar e valorizar a liberdade de expressão.

E qual é o seu livro proibido?



Participantes






9 comentários

  1. Ler que livros foram censurados sempre é algo que me entristece e me aflige. Como você disse, liberdade de expressão é algo extremamente valioso. Achei a maioria dos motivos para a proibição bem curiosos: "incentivar bruxaria", "equiparar homens e animais". É cada uma. Dos citados, o único que já ouvi falar que havia passado por algum tipo de censura foi O Crime do Padre Amaro, que aliás é um ótimo livro. Li todos os que você mencionou, exceto Carrie, e são todos excelentes leituras.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e aqui no Brasil parece que a moda chegou com peso... já soube de pelo menos dois livros proibidos. No Rio e em Campinas. Todos pelo mesmo motivo. Foram censurados por país de alunos, mas nesse caso é um pouco mais complicado por se tratar de livros que os pais não leram, apenas souberam do conteúdo. Imagina a minha preguiça quanto a isso.

    Enfim, vida que segue... há tempos que eu venho observando a reação do público conservador com algum receio e quando chega a livros e nesse sentido: não li e não gostei. Me lembra de Monteiro Lobado e seu artigo contra a Anita Malfatti. Ou seja, não é uma novidade esse comportamento. aff

    bacio

    ResponderExcluir
  3. amiga, um post muito rico! Também mencionei Harry Potter e coloquei algumas considerações pessoais. Vi também sobre Alice, e imagino que diversos desses contos famosos seriam proibidos, não é verdade?
    Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Blogagem coletiva é legal por nos apresentar outros olhares e blogs. O seu foi um que gostei demais. Sou bibliotecária e meu TCC foi justamente apontar a censura em livros, bibliotecas e livrarias. Sou contra censura a tudo e com relação a livros então, viro bicho (risos). Adorei seu texto. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que leio muito pouco ou quase, daí a minha"ignorância" sobre o que escreve. Bom dia.:))

    Hoje:- Na incerteza da minha alma abandonada

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira


    ResponderExcluir
  6. Acho que dessa lista um dos mais conhecidos livros proibidos é O Crime do Padre Amaro, alguns eu já sabia mas o que mais me surpreendeu foi Alice. O motivo da proibição foi absurdo.

    ResponderExcluir
  7. Hary Potter proibido??? Já li e amei a saga, Alice no País das Maravilhas sou apaixonada... Enfim é tão relativo essas proibições, o livro do Pedrinho foi trabalhado ano retrasado pela escola...Infelizmente o preconceito esta em todas as areas...
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, eu fiquei muito chocada com alguns livros na lista. Engraçado como livros que não vemos maldade alguma e temos a liberdade de ler à vontade, podem ser proibidos em outros lugares... Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei surpreso das curiosidades desses livros serem considerados proibidos, principalmente da Eça de Queiróz e do Monteiro Lobato. Irei pegar esse texto como complementar para minhas aulas, tenho certeza que meus alunos ficarão tão surpresos quanto eu fiquei.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!