[Resenha] Cartas do Papai Noel


CARTAS DO PAPAI NOEL

Autor: J. R. R. Tolkien | Ano: 2012 | Páginas: 168
Editora: Martins Fontes | Skoob

Olá!!

Hoje venho com essa obra maravilhosa e incrível de J. R. R.  Tolkien!O livro traz cartas do autor para seus filhos. 

Todo mês de dezembro um envelope, pra lá de especial, chegava para as crianças com uma cartinha, escrita com letras trêmulas, vindas do Papai Noel. O que continha? Histórias incríveis sobre a vida no Polo Norte.

Muito fofo, não é?

Esse ano, como nos outros, fui a procura de livros no tema de Natal e com grande prazer incluir a obra de Tolkien entre minhas metas. E que livro!!!




Cartas do Papai Noel é um livro pequeno, tanto em formato quanto no número de páginas, mas nem por isso deixa de ser encantador. Uma leitura gostosa e muito inspiradora.

O autor escreveu para seus filhos entre os anos de 1920 e 1943, religiosamente na época de Natal. E em todas as cartas encontramos histórias inusitadas e bem humoradas de acontecimentos no Polo Norte. 


"Este ano estou mais trêmulo do que normalmente. Culpa do Urso-Polar do Norte! Foi o maior estouro do mundo, e o fogo de artificio mais monstruoso que já houve. Fez o mastro do Polo Norte ficar PRETO, tirou todas as estrelas do lugar, dividiu a Lua em quatro - e o Homem da Lua caiu no meu quintal."


Além do bom velhinho, também encontramos personagens como o Urso-Polar, que mais aprontava confusões e mais humor colocava nas histórias, e tantos outros personagens, como Ilbereth, o Elfo. 

Em meio às histórias também encontramos ilustrações feitas pelo próprio autor, que dão um toque mais fofo ainda. E conforme o anos se passavam, percebemos o desenvolvimento das crianças, a troca de destinatários e tantas outras informações.


"Já recebi algumas cartas de vocês! Vocês estão se inquietando cedo demais. Ainda não comecei a pensar no Natal."



E o que dizer dessa edição belíssima pela Martins Fontes? Toda com ilustrações e textos originais. Simplesmente maravilhosa!


"O Urso-Polar espremia, esmagava, pisoteava, socava e chutava trasgos para o alto, urrava como um zoológico, e os trasgos berravam como apitos de locomotiva. Ele foi esplêndido."


Cartas do Papai Noel proporciona ao leitor todo encanto e espírito natalino. Com certeza uma viagem nas lembranças do autor e em nossas também. 

Uma leitura leve, gostosa e extremamente fluída. O momento da despedida, tanto nas cartas, quanto ao final da leitura, dá uma dorzinha no coração e certa saudade.


Se eu indico? Claro!! Tanto para os fãs de Tolkien quanto para aqueles que ainda não conhecem sua escrita.

Eu fiquei simplesmente apaixonada!

Um ótimo Natal para todos!!


5 comentários

  1. Eu amei muito esse livro, tão pequena e tão cheio de amor!
    Todos os paralelos que ele fez com a vida real é uma forma maravilhosa de passar a vida para os filhos.
    E as ilustrações?! lindassss
    Urso Polar me fez dar várias risadas com os comentários dele hahaha

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Tão bonita esta publicação. Adorei ;))

    Hoje:- No labirinto dos meus pensamentos

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindoooo, amei sua resenha! E os quotes, pra ver melhor como é a escrita enquanto não tenho chances de ler... >< Muito fofo mesmo!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fê. Não conhecia esse livro, mas é a segunda resenha que vejo no mesmo dia. E curiosamente, é a segunda vez que me sinto com o coração quentinho, porque o livro e as cartas parecem ser muito fofas. Imagina ter um pai como Tolkien? Gostei muito da proposta do livro e fiquei ainda mais curiosa pra conferir essas cartinhas. Se fiquei emocionada com a sua resenha, imagina lendo o livro? Adorei! Parabéns pela resenha, beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê. Engraçado que desejo ler mais do Tolkien, mas quase não conheço as histórias do autor. Me lembro apenas da resenha da Vivo desse livro, mas não me lembrava muito do conteúdo kkk. Contudo adorei a premissa.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!