[Resenha] A Bela Amortecida

A BELA AMORTECIDA

Autora: E. J. H. Szpaler | Ano: 2018 | Páginas: 36
Editora: Scortecci | Adicione ao Skoob | Comprar
Em parceria com a Editora



Olá!!

Hoje vou falar de um livro um tanto diferente, um conto de fadas muito atual e um tanto cômico. Já imaginou uma Bela Adormecida dessa forma? Ou melhor, uma Bela Amortecida?

É assim que é a história contada pela autora Szpaler, um conto adaptado para os dias atuais, com situações bem inusitadas e um bom toque de humor.

Primeiro vamos conhecer a princesa, ou melhor, a jovem Keteleen, chamada por sua mãe de Bela, juntamente em homenagem à Bela Adormecida. 

Bela queria se dar bem nada vida a todo custo. Extremamente vaidosa, ela vivia trocando suas perucas, ninguém sabia a cor original dos seus cabelos. 

E para se dar bem na vida sem fada madrinha, Bela precisava de alguém...



Do outro lado, no povoado vizinho, vamos conhecer o rapaz, com todos os desejos parecidos com os da garota, porém sem nenhuma vontade de trabalhar ou estudar. Ele só queria uma vida boa.

"Em um tempo onde os gatos não eram de botas; os lobos não eram maus; os chapeuzinhos não eram vermelhos e nem João e Maria tinha medo de sequestradores; uma princesa, que não era de contos de fadas, inicia nossa história."

Nosso casal se conhece em um baile funk e ambos pensam ter encontrado a solução de suas ambições financeiras. Sim, porque os dois contaram uma mentira de serem ricos e de família nobre.

Foi marcado o casamento e o rapaz que usava uma poção mágica para encantar as mocinhas e não pagava a bruxa sofreu as consequências de suas dívidas. O feitiço foi usado contra o feiticeiro. E ai, tudo foi um pesadelo. 

Mas, como tudo tem seus dois lados,  a princesa amortecida pelo olhar da bruxa, também teve sua vida de virada de ponta cabeça.

E, a partir de então, os dois vão viver as mais inusitadas situações!!



O livro, destinado ao público infanto-juvenil, é uma gostosa e divertida leitura para todas as idades.  E eu li em uma sentada só!

O legal é que a história traz muitos ensinamentos diante do comportamento e das ambições de nossos personagens. As ilusões e os riscos causados por falsos ideais, o querer se dar bem sem nenhum esforço para tanto.

A trama também aborda temas bastante importantes como anorexia, depressão, preconceitos, bullying, entre outros e, mesmo em uma escrita leve e cômica, o recado é dado.

Eu considerei uma leitura muito válida e de alerta, principalmente para os mais jovens. E quero destacar que ao final do livro a autora deixa sugestões para a discussão sobre os temas falados na história.

As ilustrações, feitas pela própria Szpaler, chamam a atenção e dão um toque especial a obra, e são uma homenagem aos personagens  das peças teatrais da autora com amigos.



Adorei o livro e mais uma vez agradeço a editora e a autora pela oportunidade de conhecer mais um trabalho lindo de nossos autores.

Recomendo para todos!


4 comentários

  1. Já o li, ou seja, li com o título, não sei se o conteúdo será igual;))

    Do nosso amigo, Gil António:- Hoje » És a minha luz do entardecer

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o título me chamou a atenção, achei tão divertido! É interessante que é uma releitura de A Bela Adormecida diferente, leva valores importantes para os jovens de uma maneira descontraída, muito legal a proposta.

    ResponderExcluir
  3. Achei a proposta do livro muito interessante, além de parecer ser bem divertido pq o titulo já é engraçado e ainda por cima eles se conhecem em um baile funk. E essas ilustrações? Adorei. Preciso ler esse livro 😁

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!