[Resenha] As Coisas que Fazemos por Amor

AS COISAS QUE FAZEMOS POR AMOR

Autora: Kristin Hannah | Ano: 2017 | Páginas: 352
Editora: Arqueiro | Adicione ao Skook



Olá!!

Sou bastante fã da Kristin Hannah e já fazia um tempo que não lia nada dela, por isso quando comecei a ler As coisas que fazemos por amor, já fui esperando muita emoção e foi bem isso que encontrei.

O livro aborda duas histórias: a de Angie Malone, uma mulher de 38 anos, cujo casamento acabou em decorrência da dor de não conseguirem ter filhos e por outro lado, Lauren Ribido, uma jovem, de vida dura e com uma mãe relapsa e alcoólatra.

"Angie queria que o amor dele tivesse sido suficiente. Deveria ter sido. Mas a necessidade dela de ter um filho fora como  uma correnteza, uma força avassaladora que os afogara. Talvez um ano antes ela tivesse conseguido nadas até a superfície. Mas agora não."

Angie é bem sucedida profissionalmente, possui uma família super acolhedora, mas tem o vazio em sua vida de não conseguir ser mãe, apesar de todas as tentativas e tratamentos possíveis. 

Lauren, apesar de ser considerada por sua mãe um grande erro e viverem em extrema miséria, é uma garota esforçada, sonhadora e batalhadora.


O destino das duas se cruzam exatamente no desejo de ser mãe de uma e na ânsia de ter uma mãe da outra. Angie na tentativa de curar suas feridas e reconstruir sua vida, volta para a casa da mãe e acaba conhecendo Lauren, para quem dá emprego no restaurante da família. E é ai que as duas vão conhecer o verdadeiro significado de amor e de família.

"Desejou poder chorar da mesma forma que antes. Com lágrimas que significavam esperança, como percebia agora. Quando os olhos secam, é porque não resta mais nada."

Como característica das obras da autora, a narrativa se dá em terceira pessoa, ora pela perspectiva de Angie e ora pela de Laurie. E com isso ficamos muito próximos das personagens, captando seus medos, anseios e o conflito de emoções que vive cada uma. E nesse aspecto a conexão é muito rápida, logo o leitor é envolvido pela leitura e a emoção corre solta.

Eu sempre me emociono muito com os livros da Kristin e com esse não foi diferente. Senti meu coração apertar em diversos momentos. Tanto Angie quanto Laurie são personagens em pedaços e vulneráveis e, ao mesmo tempo, ávidas de amor e compreensão, no entanto, o mesmo amor que pode curar, também pode acarretar outros problemas, abrir outras feridas e as escolhas que ambas precisam passar é o que acarreta um turbilhão de sentimentos e emoções no leitor.


Com relação a maternidade, tema bastante presente nas obras da autora, aqui é o centro da trama, porém temos mais, a família é muito trabalhada também, tanto a família desestruturada e suas consequências, quanto a acolhedora como a de Angie. E devo dizer, que família linda! Cheia de confusões, loucuras, problemas, mas também, cheia de amor e união. E tanto amor que sempre cabe mais!

A temática relacionamento afetivo também se faz presente, no amor maduro, abalado pela impossibilidade de ter filhos e no amor jovial, tão frágil diante das coisas da vida. Cada um a sua maneira.

"Às vezes é preciso perdoar as pessoas que amamos, mesmo quando nos sentimos furiosas. É assim que as coisas funcionam."

Outro ponto que destaco é ao amadurecimento das personagens no decorrer da história. Há dores que nos fortalece e nos ensina, e quando menos percebemos, podemos nos reconstruir.


"A vida dá um jeito de seguir em frente, e a gente faz o melhor que pode para acompanhar o fluxo. O coração partido se cura. Como qualquer ferimento, fica uma cicatriz, uma lembrança, porém esmaecida. De repente você percebe que passou uma hora sem pensar a respeito, depois um dia."

As Coisas que Fazemos por Amor é uma história sensível e totalmente envolvente que nos faz refletir sobre o amor, a família, o perdão e principalmente o recomeçar.

Enfim, uma história maravilhosa! E eu simplesmente amei!




3 comentários

  1. Tenho esse livro na minha estante e ainda não consegui dar uma chance pra leitura.
    Lendo sua resenha pude compreender o quão sensível ele é e agora quero ler hahaha
    As fotos ficaram lindas

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Adorei a publicação :))


    Bjos
    Votos de uma noite feliz.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh Fê!
    Eu adoro a escrita da Kristin também!
    Como vc ha tempos não leio nenhum romance dela, preciso ler este!
    Ja estava na lista e agora mais ainda
    Bjks mil

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!