[Sessão Pipoca] Doutor Estranho


DOUTOR ESTRANHO

Direção: Scott Derrickson | Gênero: Fantasia, Aventura | Estreia: 2016

Elenco: Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor, Tilda Swinton, Rachel McAdams e outros.

Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) leva uma vida bem sucedida como neurocirurgião. Sua vida muda completamente quando sofre um acidente de carro e fica com as mãos debilitadas. Devido a falhas da medicina tradicional, ele parte para um lugar inesperado em busca de cura e esperança, um misterioso enclave chamado Kamar-Taj, localizado em Katmandu. Lá descobre que o local não é apenas um centro medicinal, mas também a linha de frente contra forças malignas místicas que desejam destruir nossa realidade. Ele passa a treinar e adquire poderes mágicos, mas precisa decidir se vai voltar para sua vida comum ou defender o mundo.

Doutor Estranho é mais um filme de super-herói com personagens da Marvel, lançado em 2016. Stephen Strange é o protagonista; renomado neurocirurgião e muito vaidoso, por sua notável habilidade profissional. 

Quem dá vida à Strange é o ator Benedict Cumberbatch, ao lado de Rachel McAdams como Christine Palmer, sua colega de trabalho. Ela é médica na emergência, enquanto ele está sempre em evidência com casos difíceis e de grande repercussão. 
O ego de Stephen está sempre muito inflado; ele é talentoso na medicina e possui grande perícia em cirurgias, suas mãos são firmes e hábeis, lhe garantindo sempre eficiência nas tarefas. 

Mas Stephen sofre um grave acidente automobilístico, que fere gravemente suas mãos. Seus dedos são quebrados em inúmeras partes e a expectativa é que ele nunca mais volte a realizar cirurgias. 



Tal prognóstico perturba totalmente o eminente médico, que passa a se submeter a todo tipo de tratamento em busca de revitalizar suas mãos. Ele gasta todo o seu patrimônio, e até maltrata a amiga Christine, que vinha cuidando dele e o amparando, por não aceitar a limitação. 

Stephen, após algumas pesquisas, toma ciência de um caso que muito lhe intrigou; um homem paraplégico que voltou a andar. Ele vai em busca do tal homem para descobrir a que tipo de terapia se submeteu. 

Ao encontrá-lo fica revoltado, pois o ex paraplégico revela que não houve nada físico e sim espiritual. Mesmo assim Strange parte para Kamar-Taj, no Nepal, o lugar indicado pelo homem. 



Nesse momento a aventura começa de verdade, e o Stephen terá a oportunidade de se transformar no Doutor Estranho. Seus valores terão que se adaptar a um novo mundo que lhe é apresentado e ele conhecerá energias e planos dimensionais que nunca imaginou. 

Uma mulher chamada de Anciã irá abrir sua mente para potências que ele nunca antes vivenciou. Mas junto a isso uma grande responsabilidade também virá, já que o momento, então vivido, é de muita conturbação. 



Gostei bastante do enredo, da ideia sobre desenvolver as potencialidades da mente, e encontrar curas através do equilíbrio das energias. Os efeitos visuais são fantásticos também, muito bem feitos. 

Não é uma história sobre simplesmente mudar tudo que você é para ser melhor, mas sim dosar sua vaidade e canalizá-la para um bom uso. Stephen usa sua inteligência e sagacidade, a princípio, para alcançar a cura das mãos, mas descobre valores e necessidades mais urgentes, durante essa caminhada. 

A atuação de Benedict Cumberbatch é muito boa, me fez lembrar até um pouco do Dr. House, da série médica: um ser humano totalmente arrogante, mas um médico notável.

Estou me aventurando nos filmes de super-heróis e esse com certeza foi um que curtir muito, por isso recomendo para aqueles que ainda não assistiram.

Alguém já assistiu? O que achou?


5 comentários

  1. Um filme muito interessante:))

    Um copo de cristal, meio cheio

    Bjos
    Votos de um óptima Quinta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro todos os filmes do universo Marvel e Dr Estranho é um dos meus preferidos. O personagem também está entre os meus favoritos. Acho que mesmo quem não é muito fã de filmes de super herói vai gostar de Dr Estranho porque a história é boa. Gostei da comparação com o Dr House, eles são mesmo um pouco parecidos, exceto que o Strange é bem humorado.

    ResponderExcluir
  3. Eu já assisti e adorei! Fiquei encantada com toda a parte espiritual, é um assunto que me fascina. Os efeitos especiais também são incríveis, é um filme que vale muito a pena assistir. Quem ainda não viu, recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Não assisti a esse filme, mas gostei da proposta.
    Confesso que não sou muito fã de filmes de super heróis, mas sempre acabo por assistí-los. rs
    Esse é o ator que fez o Sherlock na versão inglesa?

    bacio

    ResponderExcluir
  5. OI Junior
    Eu assisti na cabine de imprensa e adorei o filme!
    Os efeitos são sensacionais
    Adorei seu post
    Bjs

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!