5 motivos para... amar suspenses



Olá!!

Esse mês estou participando da Maratona Literária Devoradores de Livros, organizada pelos igs @viagementrelivros, @ceuliterario e @livrosdamandy e o primeiro desafio lançado para os participantes seria falar sobre nosso gênero literário favorito e apresentar 5 motivos pelos quais as pessoas deveriam amar também.

Mesmo a maratona sendo pelo Ig, eu resolvi fazer esse post aqui também no blog, achei interessante dividir com vocês meu gênero literário favorito.

Para quem acompanha o blog já deve ter percebido minha queda por suspenses e thrillers psicológicos. 

Desde de quando comecei a ler livros mais elaborados, ainda na minha adolescência, eu criei uma paixão incondicional pelos livros da Agatha Christie, o mistério, a tensão e aquele clima de investigação, fizeram com que eu amasse esse estilo de leitura. E daí para os thrillers foi um pulo!



E agora vamos a lista dos 5 motivos para você amar um bom suspense ou um thriller:

1. A tensão e a adrenalina durante a leitura é sempre alta e o desafio de juntar as peças do quebra-cabeça é um estimulante para o leitor. É o tipo de livro que o leitor diz: "vou ler só mais um capítulo."

2. Os elementos do mistério e do suspense costumam prender o leitor do início ao fim da trama. O desvendar dos fatos, a investigação e a possibilidade de vários assassinos, além das reviravoltas, são efeitos colaterais fantásticos desses livros.

3. São livros que mexem profundamente com o imaginário do leitor. Os autores transformam cada capítulo em uma caixa de surpresas capaz de estimular a criatividade do leitor na tentativa de adivinha ou antecipar os acontecimentos.

4. Ambientação. Geralmente somos transportados para dentro da história e ficamos presos ao lugar onde tudo acontece. É como se fizéssemos parte.

5. Finais surpreendentes. O desenvolvimento da trama é o ponto chave e a cada capítulo podemos desconfiar de vários suspeitos e mesmo assim, ter uma grande surpresa no final.





E vocês?

Apreciam o gênero?

Beijos e até a próxima!


5 comentários

  1. Acho bastante interessante, sim :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça- Feira

    ResponderExcluir
  2. O único livro que li de suspense foi um livro da Agatha Christie. Sim, eu sei que preciso ler mais livros tanto dela quanto desse gênero, afinal também gosto muito!
    Adoro ficar teorizando sobre o que vai acontecer e sobre o que já aconteceu, inclusive faço isso toda fez que vejo um filme ou uma série!

    Prometo que vou ler mais livros desse gênero HSUAHSUHAU

    Adorei seu post <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  3. Já li muito suspense, minha cara.
    Hoje nem tanto. O último foi no ano passado, quando li 'o boneco de neve' uma indicação de uma amiga. Mas não curti muito. Não grudou em mim...
    Mas é um dos gêneros mais deliciosos que existem, acho que minha formação de leitora se deu justamente através desse gênero. E os motivos citados por você é justamente o que prende o leitor do começo ao fim da história. E eu acrescentaria que é uma queda abismo e a gente nunca chega ao fim. E aquele frisson é maravilhoso.
    bacio

    ResponderExcluir
  4. Sim, é o meu estilo favorito, tanto na literatura quanto no cinema. Os motivos listados são perfeitos, é instigante acompanhar o desenrolar de uma trama bem elaborada, com reviravoltas e surpresas. São histórias que fazem a imaginação ir longe, tudo regado com muito mistério e uma eletrizante tensão.

    ResponderExcluir
  5. Sinto que eu poderia ter escrito esse post, porque concordo 100% com ele! Meu gênero preferido também é o suspense, e tudo começou com os livros da Agatha Christie na adolescência (aliás, rainha e uma das minhas escritoras preferidas até hoje). Gosto de todo tipo de suspense: policial, sobrenatural, psicológico!Acho que uns 70% dos livros de ficção que eu leio são nesse estilo. Uma sugestão: não sei se já tem algum post assim por aqui, mas você poderia fazer um indicando quais os melhores livros que você já leu desse gênero ou quais os seus autores preferidos. Estou sempre procurando indicações nesse estilo e eu ia adorar um post assim!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!