[Sessão Pipoca] Homens de Coragem


HOMENS DE CORAGEM


Direção: Mario Van Peebles | Gênero: Ação, Guerra | Estreia: 2017
Elenco: 
Nicolas Cage, Tom Sizemore, Thomas Jane, Matt Lanter, Weronika Rosati, Cody Walker, Brian Presley, Emily Tennant e outros


'Homens de Coragem' conta a história real da equipe USS Indianapolis, que fica presa no mar das Filipinas ao longo de cinco dias após entregar as armas atômicas que ajudaram no fim da Segunda Guerra Mundial. Esperando o resgate chegar, eles precisam enfrentar a fome, a sede e... tubarões.

Olá!!

Hoje é dia da dica de filme do mês e, como recentemente assisti esse que é baseado em fatos reais, achei bastante interessante para indicá-lo aqui para vocês.

Neste filme, protagonizado por Nicolas Cage, podemos acompanhar um relato histórico sobre o naufrágio do navio de guerra dos Estados Unidos da América USS Indianápolis.

O navio foi abatido no oceano Pacífico, na região asiática; e esse talvez seja o clímax do filme, já que aqueles que sobreviveram ao colapso da embarcação, após ser torpedeada, teriam de enfrentar tantas outras adversidades do mar.



O capitão do navio, Charles McVay (Nicolas Cage), o conduzia para uma importante missão com mais de mil homens a bordo. Ele havia sido incumbido de transportar alguns componentes da primeira bomba atômica lançada no Japão.

Ao finalizar a tal ordem, o navio devia seguir para um outro procedimento, mas não pôde fazê-lo. Um submarino japonês o interceptou e o atingiu com torpedos.

A região em que ele afunda é povoada por tubarões, o que torna o drama ainda mais intenso. Além do que o capitão também terá que lidar com o julgamento sobre as suas responsabilidades com a segurança do navio, que fora negligenciada, segundo os investigadores.


O capitão seguia ordens bem superiores sobre os moldes da missão. Então fica a cargo de cada um que assiste ao filme, em relação ao certo ou errado, sobre a decisão que ele tomou, de seguir em frente.

Essas questões sobre guerra são sempre controversas, mas geram boas discussões sobre moral e ética. E nesse filme não é diferente, principalmente tomando por base seu final.



Com relação a roteiro, estética, efeitos especiais e outros atributos, devo dizer que poderia ter sido bem mais explorado. Talvez restrições orçamentárias justifiquem um pouco da pobreza estética da filmagem, e de seus efeitos. No entanto não me prendi muito a isso, já que não conhecia esse fato da Segunda Guerra Mundial; então aproveitei para me inteirar um pouco mais sobre a história.

Imagem real

Recomendo que assistam, pois é mais um filme que nos agrega conhecimento de ordem histórica e social. 

Abraços e até a próxima,

3 comentários

  1. Um filme muito interessante:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderExcluir
  2. Ando decepcionada com Nicolas Cage ultimamente. Sua resenha pelo menos deixou o filme parecer interessante, quem sabe não dou uma chance, pois gosto bastante de filmes baseados em fatos reais.

    ResponderExcluir
  3. Oi Junior
    Não vi este filme ainda, mas fiquei bem curiosa
    Gosto muito do Nicolas Cage e já coloquei na minha lista
    O post ficou ótimo
    Abraços

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!