[Resenha] Assassinato no Expresso do Oriente

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE

Autora: Agatha Christie | Ano: 2016 | Páginas: 200
Editora: Harper Collins | Adicionar ao Skoob



Olá!!

Hoje venho com a resenha de uma autora muito querida para mim, as primeiras histórias de suspense que li foram pelos livros de Agatha Christie e foi por ai que me apaixonei imensamente por esse gênero.

Assassinato no Expresso do Oriente foi o primeiro livro que li da autora e  foi há muito tempo atrás, esse ano, com essa edição maravilhosa pela Editora Harper Collins, resolvi fazer uma releitura do mesmo.

O livro foi publicado originalmente em 1934 e está entre suas primeiras e mais famosas publicações. Na história Hercule Poirot encontra-se na Turquia e é chamado às pressas de volta para Londres e se vê obrigado a embarcar no Expresso do Oriente.


Com a forte nevasca, o Expresso é impedido de prosseguir viagem e é obrigado a parar no meio do caminho, com isso os passageiros ficam presos dentro do trem. Se já não bastasse esse infortúnio, um deles é brutalmente assassinado.


O fato é que, um pouco antes de ser assassinado, o estranho passageiro havia solicitado os serviços de Poirot, alegando estar em risco de morte. Agora cabe ao detetive, correr contra o tempo e solucionar o caso.

A medida que vamos nos aprofundando nessa investigação, muitas coisas vão acontecendo, muitos fatos do passado vem à tona e reviravoltas surpreendentes vão surgindo a todo momento. O leitor fica preso a cada página e a imaginação vai a mil. E olha que eu estava lendo o livro pela segunda vez.

“Diga-me alguma coisa, imploro-lhe, meu amigo. Mostre-me como o impossível pode ser possível!”


A autora construiu uma narrativa eletrizante e muito inteligente. Somos apresentados a todos os passageiros e suspeitos e a cada interrogatório mais e mais peças vão surgindo, cada versão dada trazem novas pistas ou suspeitas, todas colocadas de maneira sutil. É impossível não mergulhar na história e tentar desvendar todo mistério envolvido no intrigante assassinato.




Hercule Poirot dispensa comentários, meu detetive favorito! Com características bem próprias, um belga astuto e com uma mente afiadíssima para solucionar os casos mais complicados.

O livro é curtinho, com uma leitura fluída, instigante e bem direta! Eu recomendo muito para aqueles que apreciam um bom mistério e para aqueles que querem ler algo da autora, esse é uma boa pedida para começar. 

“Tenho o meu palpite, meu caro amigo, que este crime foi cuidadosamente planejado. É um crime longamente premeditado, até mesmo ensaiado.”


E o que dizer do final? bastante surpreendente e mais ainda a reação de Poirot diante dos fatos!  Mas para saber, vão ter que ler!


Uma curiosidade é que a história foi inspirada em dois fatos reais: o primeiro foi uma nevasca que impediu o Orient Express, em 1929, de chegar ao seu destino e ficou vários dias parado no meio do trajeto e o segundo, bem cruel, foi o sequestro e assassinato de um bebê, filho de um aviador americano.

A obra também foi adaptada para o cinema ano passado, com  Johnny Depp no elenco. Falarei do filme em outro post.

E ai, o que acharam do livro? Alguém já leu?


8 comentários

  1. Oii Fernanda.
    Ai meu pai!
    Ainda não li esse livro, mas está na meta. A cada resenha que leio sobre, a sensação de precisar conhecer essa história aumenta em um grau enorme. Quero só ver miha cara de tacho com esse final eletrizante. Beijos.

    https://fanficcao.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li, mas é curioso! :))

    Hoje, do Gil António... Amor por entre nuvens de distância .

    Bjos
    Votos de uma boa noite.

    ResponderExcluir
  3. É meu livro favorito da Agatha!
    Quando releio os livros dela sempre me envolvo e me surpreendo de novo! Incrível essa habilidade da autora ne hahaha
    A melhor parte é com certeza os interrogatórios, Poirot desvenda a psicologia humana como ninguém!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem ?

    Confesso que não li o livro, mas assisti o filme lançado, incluindo até o Jhonny Depp no elenco e achei a história BRILHANTE ! A trama toda é atrativa, você fica curiosa pelo desfecho desse mistério eletrizante, então se o filme é tão bom assim as pessoas já podem esperar o mesmo ou mais do livro. Com toda certeza uma ótima dica de livro e de filme.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, tudo bem?

    Eu preciso ler esse livro para ontem, estou muito interessado e depois de ler sua resenha, minha curiosidade está saindo pelo canal da lágrima.... kkk Vou ver se no segundo semestre o encaixo na minha lista.

    Gustavo Barberá
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu adoro esse livro. É um dos meus favoritos e como você também gosto imenso desse detetive. Tenho esse livro e um almanaque lançado na ocasião do filme, que eu corri para ver no cinema e amei todo o visual futurista que deram a ele, mas o livro... bem o livro é de Agatha e essa dama-senhora-mulher capricha em seus roteiros de escrita. Ninguém dá atenção aos detalhes igual a ela. Adoro

    bacio

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê
    Não li ainda e confesso que li poucos livros dela
    Não sabia destes detalhes , dos fatos reais e fiquei com vontade de ler também!
    Dica anotada
    Adorei o post e as fotos
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu não li o livro, mas assisti o filme e confesso que amei. E com certeza o livro deve ser bem mais rico em detalhes.
    Quero muito ler ❤️

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!