[Resenha] Um Legado de Espiões

UM LEGADO DE ESPIÕES

Autor: John LeCarré | Ano: 2017 | Páginas: 252
Editora: Record | Adicionar ao Skoob


Olá!!

E depois de alguns anos me encontro novamente lendo um livro do escritor John LeCarré. A oportunidade se deu pelo projeto Livro Viajante pelo blog MãeLiteratura, da querida Claudia, em parceria com a Via de Livros.

Em Um Legado de Espiões conhecemos Peter Guillam, espião da MI6, aposentado e que vive atualmente na França.

Em meio ao sossego da aposentadoria, Peter recebe uma carta inesperada, convocando-o para ir para a Inglaterra o mais urgente possível. O motivo alegado é que parentes de vítimas da Guerra Fria, época em que ele esteve na ativa, pretendem mover um processo contra o governo britânico com o objetivo de uma grande indenização.




Peter, já velho e um tanto esquecido, ou talvez nem tanto, deve agora, contar o que sabe de uma operação secreta de 1959 que não saiu como o esperado. Na operação Windfall, duas pessoas morreram: um agente amigo e sua garota.

A partir dai, a história se passa entre os acontecimentos atuais e os anos da Guerra Fria. O governo britânico quer informações que possam auxiliar na defesa dos réus contra as acusações de crime.


“É importante ter em mente que o mundo da espionagem depende fundamentalmente de uma amarga sensação: a desconfiança. Em nome dela, pessoas são vigiadas, conspirações são tecidas, alianças são feitas e traições, cometidas.”


Nesse cenário, repleto de acontecimentos e inúmeras informações não é possível definir quem é o mocinho e quem é o vilão da história, pois o leitor é transportado para uma atmosfera de pistas erradas, testemunhos falsos e diversas situações para desviar a atenção. Posso dizer que o livro é um tanto mental, você tem que ser bastante analítico durante a leitura.



Aviso que no decorrer da história não espere ação, momentos eletrizantes ou reviravoltas bruscas, definitivamente não é um livro nesse estilo, é mais para pensar mesmo, analisar e tentar chegar a uma resposta, um jogo de inteligência com leitor feito pelo autor. Mas, claro que tem crime, mistério e muito suspense. Vai agradar aqueles que curtem um bom desafio.

"E será que eu me lembraria o tempo todo da regra do silêncio?"

Devo dizer também, que eu senti um pouco de dificuldade no início da trama, para me habituar ao ambiente e aos personagens, parecia que faltava algo e com isso resolvi fazer uma pesquisa sobre o livro e vi que na verdade Um Legado de Espiões é uma espécie de continuação na obra de LeCarré, devido a isso, aconselho a leitura de O Espião que Saiu do Frio antes, pelo que entendi existe uma conexão entre as duas obras e isso ajudaria no entendimento de alguns fatos.

Para finalizar, a escrita do autor é forte e bem característica, você entra totalmente no mundo da espionagem e em algumas partes a linguagem se torna um pouco difícil, por isso pode ser que para aqueles que estejam lendo LeCarré pela primeira vez sinta dificuldade.

Gostei muito de ler mais esse livro do autor e pela oportunidade de participar desse projeto lindo do blog MãeLiteratura.

Recomendo!

8 comentários

  1. Oi Fê
    ADOREI sua resenha e as fotos!!
    Também achei esta leitura diferente.
    O Blog MãeLiteratura e a Via de Livros agradecem muito sua participação
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda.
    Eu gosto bastante de livros que envolvem espionagem apesar de achar que me irritaria com a dificuldade da obra. Não tenho certeza se iria gostar da obra, mas espero ter a oportunidade de descobrir
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Esses projetos ajudam muito a gente a conhecer novas obras e autores!
    Gostei de saber mais sobre essa obra, eu já tinha ouvido falar mas nunca prestei atenção de verdade. E olha que ela tem tudo pra me agradar, gosto muito dessas tramas policiais, com ou sem ação!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia o livro, mas devo dizer que fiquei curiosa para entrar nesse um jogo de inteligência ao qual o autor propôs e me desafiar para ver no que dá, nunca li um livro nesse estilo e parece ser animador, gostei do projeto, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Ei! Tudo bem?

    Confesso que fico muito empolgada para a obra, principalmente por levar a Guerra Fria como plano de fundo. Entretanto, fiquei meio triste em saber que o livro não tem muita ação e eu esperava por isso. De qualquer forma, sua resenha está ótima e me apresentou uma história que eu ainda não conhecia :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem ?

    Não conhecia a obra então a resenha foi muito gratificante e é muito bom conhecer um livro através do ponto de vista de outra leitora. Amei o fato de ter quotes e o enredo parece ser muito hipnotizante, para todos que gostam do gênero.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adoro livros com espionagem e que possuem uma escrita inteligente onde temos que pensar e tentar desvendar os segredos que circundam a trama. Acredito que irei gostar desse livro, principalmente por haver suspense e mistério. Adorei a resenha e indicação!

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Acho bem interessante esse projeto. Eu não sabia desse livro, é bem interessante a premissa do livro bem diferente, pessoas querendo processar o governo. Vou da uma pesquisada mais nunca li um livro de espionagem e acho que vou começar por esse dica anotada

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!