[Resenha] Nas Folhas do Chá

NAS FOLHAS DO CHÁ - O SEGREDO DAS CARTAS CHINESAS

Autoras: Flavia Lins e Silva e Liu Hong | Ano: 2012 | Páginas: 116
Editora: Zahar | Adicionar ao Skoob





Nas folhas do chá é um romance juvenil, que conta a história de duas garotas de 13 anos, que se tornam amiga através da troca de mensagens pela internet.

De um lado temos Gabriela que é brasileira, mora no Rio e está preocupada com sua avó que está perdendo a visão. Do outro lado, temos He Juhua, que mora em Pequim e no momento também passa por um momento difícil em sua família, seu pai e avô não se falam há anos e ela nem mesmo sabe o motivo.



O primeiro contato das meninas se dá quando Gabriela, disposta a ajudar a avó, tenta encontrar um chinês, especialista em ervas, que sua avó conheceu na juventude, ela acredita que com isso possa ajudar na cura de sua visão.

Para isso, Gabriela envia uma carta para Pequim, para o antigo endereço de uma casa de chá, na esperança de encontrar esse especialista. A correspondência cai nas mãos de He Juhua, neta de He Chin-Po, que fica intrigada com a história e resolve ajudar.

"...Também não sei muito sobre a casa de chá Bai Hua, se ainda existe, se o senhor He Chin-Po trabalha nela..."

O que as duas meninas não sabiam ainda, é que por trás de tudo, encontrava-se um grande segredo do passado, um amor que não deu certo. Seus avós viveram uma grande história de amor, sessenta anos antes e nunca se esqueceram.

A história é bastante simples, porém muito singela. A linguagem é bem jovial, retratando bem a idade das meninas e é gostoso acompanhar a troca de informações e confidências entre as duas. 



São dois mundos bastante diferentes, mas que se esbarram em vários pontos em comum e isso acaba unindo as duas meninas, e assim, desenvolve-se uma amizade muito bonita. O que é legal é que, mesmo sendo através de uma tela do computador, e mesmo estando as duas tão distantes uma da outra, Gabriela e Juhua começam a fazer parte uma da vida da outra, como se sempre fosse assim.

Em paralelo a essa amizade que começa, temos o mistério que separou seus avós há tantos anos atrás. As duas estão dispostas a descobrir o que houve e ajuda-los a ter uma segunda chance para esse amor que foi interrompido.

"Estamos quase no fim do semestre e o Ano-Novo chinês está se aproximando. É a maior celebração do nosso país, uma época em que tradicionalmente as famílias se reúnem e fazem as pazes."

E ainda, a obra proporciona diversas informações culturais, ambas contam uma para a outra, sobre sua cidade e seu país, hábitos e costumes, além de um pouco da história também. Achei fantástica essa parte, pois acaba tendo um caráter educativo passado de forma bastante leve e fluída.

O livro faz parte da Coleção Quatro Mãos, da Editora Zahar. Idealizado por Flavia Lins e Silva, a série tem por objetivo levar aos jovens leitores contato com diferentes culturas, sendo esse o primeiro volume, escrito em conjunto com a autora chinesa, Liu Hong.

A edição está muito fofa, eu adorei a capa e tem tudo haver com a história. Internamente também está bem bonito, decorado. A única reclamação é que não tem orelhas. 

Se você procura por uma leitura leve e gosta de conhecer outras culturas, recomendo esse livro.



5 comentários

  1. Ei! Tudo bem?

    Que história mais encantadora, achei que fosse ser algo bem simples por se tratar da relação das duas, mas quando você comentou sobre o grande segredo fiquei super animada! Não conhecia esse livro ainda, mas pretendo procurar. As edições da Zahar são sempre maravilhosas, a gente pode ver o cuidado da editora :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê. Eu amei sua resenha. Desde que me surpreendi com um livro infanto, venho querendo mais. Achei maravilhosa o suspense e a amizade que envolvem a história.
    Beijos.
    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê!
    Amei demais a resenha e fiquei com muita vontade de conhecer esse livro. Que linda história, adorei o fato dos avós delas terem tido um relacionamento no passado, fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu. Outro ponto que amei foi essa interação entre os autores e o fato de ter essa troca cultural. Muito bacana, amei!!!

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa é um livro fininho! Muito bom pra ler em um dia e intercalar com leituras mais densas né?
    Super bacana a proposta de levar outras culturas a se conhecerem, com certeza lerei assim que puder :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê
    Que delicia de dica!
    Adoro livros assim e não conhecia este ainda.
    Adorei o post e as fotos
    Deu vontade de tomar um chazinho, lendo o livro!
    Eu também gosto de livros com orelhas
    Ja vai pra lista
    Bjs

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!