[Resenha] O Iluminado

O ILUMINADO
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano: 2017
Páginas: 520
Skoob

Sinopse: Um clássico de Stephen King. Edição especial, com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.
“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.
Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.
Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.




Olá! 

Hoje venho com a resenha de O Iluminado, de Stephen King. Mais um livro da coleção Biblioteca Stephen King, pela Editora Suma de Letras, agora somente Suma.

O Iluminado é um dos meus livros favoritos e reler essa obra em uma edição belíssima foi uma das melhores coisas para mim.

A história é sobre Jack Torrance, um ex-professor de literatura, que fora demitido após um acesso de fúria, no qual ele agrediu um de seus alunos.


Jack é um homem com fortes problemas emocionais, com tendência à depressão e aos exageros na bebida. Após vários episódios nada agradáveis em sua vida devido aos seus vícios, ele resolve mudar e lutar contra essas fraquezas, e uma de suas decisões é retomar a carreira de escritor também.

Ele consegue emprego como zelador em um luxuoso hotel: o Overlook. O emprego é para o período de inverno, no qual o hotel fica vazio e isolado devido a nevasca.

Jack e a esposa Wendy, possuem um filho, Danny. E esse filho, apesar de tão novinho, possui um dom especial, ele é o iluminado. Danny pode ver aquilo que ainda está por vir no futuro, ler pensamentos e entrar em contato com aqueles que já morreram.

Danny também possui um amigo "imaginário" que o avisa dos perigos do lugar onde seu pai vai trabalhar.

Tão logo a família se instala no enorme hotel e são totalmente isolados pela neve, os problemas começam a se acentuar e Jack passa a se sentir extremamente perturbado, assombrado por seu desequilíbrio emocional e desavenças do passado.



Na verdade, o lugar é habitado por espíritos malignos, que já que não conseguem atingir Danny, se aproveitam das fraquezas de Jack. Sua vulnerabilidade é um prato cheio para as forças do mal.

'Esse lugar desumano cria monstros humanos''

King é realmente genial, ele cria um ambiente extremamente tenso que deixa o leitor à flor da pele. É inevitável não sentir o que os personagens estão sentindo. Considero um de seus melhores livros, tanto na parte emocional quanto no sobrenatural que envolve toda história.


Outro ponto é que o livro é narrado por vários pontos de vista, o que enriquece mais ainda a trama. O perfil psicológico dos personagens é muito bem trabalhado.

O hotel por si só é uma história à parte e parece ter vida própria mesmo. O ar sombrio que envolve o ambiente é de arrepiar e a descrição das cenas são impecáveis. 

"Naquele instante, ajoelhado ali, tudo ficou claro para ele. O Overlook não estava afetando apenas Danny. Estava afetando-o também. Não era Danny o elo fraco, era ele. Ele era o vulnerável, aquele que podia ser dobrado e torcido até que alguma coisa se partisse."

Impossível não citar que a obra possui duas adaptações para o cinema, e a de 1989, estrelada por Jack Nicholson é a minha favorita! Com uma cena bastante conhecida e inesquecível para os fãs!



Essa versão foi bastante criticada por King devido as várias modificações feitas em relação ao livro e também em relação a escolha do personagem de Jack. Mas, na minha opinião, mesmo com essas mudanças, tanto o livro quanto ao filme valem muito a pena.

A edição está maravilhosa em capa dura e possui um prólogo e um epílogo inéditos, que narram a história do Hotel , cortados da versão original, o que apreciei muito.

Enfim, se você é fã do gênero, não deixe de ler e assistir!



13 comentários

  1. O Iluminado foi o primeiro livro do Stephen King que li, e conheci o autor que então viria a se tornar o meu favorito.
    Eu também adoro a história e essa nova edição da Suma está maravilhosa.
    Deu vontade de ler de novo! Vou colocar na minha meta de leitura.
    Beijo

    Simone Rocateli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!
      Foi um dos primeiros também que eu li e daí não parei mais!!
      Essa edição está maravilhosa mesmo!!

      Excluir
  2. Já ouvi muito falar do filme mas tenho medo de assistir só haha fiquei com vontade de ler o livro, o livro não me assusta tanto a ideia de ler só.

    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk, se você sente medo, melhor não assistir só.
      O livro é muito mais rico em detalhes e tem algumas diferenças de um para o outro. Recomendo os dois!

      Excluir
  3. Esse livro é incrível! Pra falar a verdade, todos os livros do Stephen King que li até agora são incríveis. Peguei minha paixão pelos livros dele da minha mãe, que tem uma mini coleção lindinha, dos livros do Stephen King. Com essa resenha fiquei até com vontade de ler o livro de novo. Beijoos

    ResponderExcluir
  4. eu nunca li nenhum livro do autor mais adorei a resenha a historia é boa esta bem detalhada e completa anotei o nome para uma proxima compra de livros
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente ler Stephen King, vai gostar, ainda mais se for fã do gênero.

      Excluir
  5. Eu amo Stephen King e não vi os filmes porque fiquei com medo hahaha mas quero ler o livro antes. No momento estou começando Revival :)
    Esse livro parece ser ótimo como todos os livros dele, e quero muito ler!
    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, na minha opinião esse é um dos melhores dos que li até agora. Por isso, recomendo!
      Ainda não li Revival, mas pretendo em breve.

      Excluir
  6. Sou a maior suspeita em falar de Stephen King, por que sou fã de carteirinha!! O iluminado foi o primeiro filme que assisti de suas obras e quando me apaixonei por elas. Hoje só de ler seu nome já confio sem medo. Pra quem é fã do gênero suspense suas obras são demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloísa, também sou fã de carteirinha!!! King é mestre!

      Excluir
  7. Adoro esse livro, ele é perfeito. No filme são várias as cenas que gostei, mas o menino rabiscando a folha e grunindo "redrum, redrum" foi de arrepiar!!!

    Gustavo Barberá
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!