[Resenha] Clarice-se: O Primeiro Beijo - Setembro


Conto: O Primeiro Beijo
Autora: Clarice Lispector



Oie!

Hoje é dia do Desafio Literário Clarice-se do qual eu participo. E a resenha de setembro é sobre o conto O Primeiro Beijo.

O conto de Clarice Lispector é bem curtinho e inicia-se com um casal jovem que conversando, a garota indaga ao namorado se ele já havia beijado outra mulher antes.

Ele começa a recordar sobre seu primeiro beijo e inusitadamente nos surpreendemos por não ter sido um beijo com uma outra pessoa e sim com um chafariz, no entanto, é enorme o valor desse momento para o rapaz.


Em suas recordações emotivas, ele estava em uma excursão com seus colegas e no ônibus, todos estavam sedentos de sede. Houve uma parada perto de um chafariz e ele foi o primeiro a se aproximar para beber da água. E essa o sacia, o transforma e o emociona, é a representação do feminino. Ou seja, o chafariz representa a boca de uma mulher.

Através do conto, Clarice passa para o leitor a sensação de um garoto em face a uma nova experiência em sua vida, é a transformação do menino no homem e isso fica bastante claro no trecho final do conto.


"Até que, vinda da profundeza de seu ser, jorrou de uma fonte oculta nele a verdade.
Que logo o encheu de susto e logo também de um orgulho antes jamais sentido: ele…
Ele se tornara homem."


De maneira bastante poética e com uso de metáforas, característica sempre presente nas obras de Clarice, ela descreve a transição da vida infantil para a adolescência de um menino.

Mais que recomendado!



Venha participar desse projeto e espalhar a literatura brasileira!

Até o próximo conto!



3 comentários

  1. Clarisse é maravilhosa e teve aqui no RJ uma exposição e simplesmente sensacional mas esse texto tão pequeno mas tão intenso pois toda transição é sempre intensa.bjss

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê
    Eu preciso ler mais Clarice!
    Sim, é uma vergonha...mas quero me redimir
    Adorei o post e anotei a dica do conto
    Este projeto é muito interessante
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah, Clarice... um dos meus contos favoritos dela eu levei para a Revista Plural desse mês. Gosto imenso da maneira como buscava por temas tão comuns na realidade e o tornava imensos. Uma delícia.
    Lá vou eu ler esse conto para resgatar esse instante.

    bacio cara mia

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!