[Resenha] O Bazar dos Sonhos Ruins


O BAZAR DOS SONHOS RUINS
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Ano: 2017
Páginas: 527
Skoob


Sinopse: "Mestre das histórias curtas, o que Stephen King oferece neste livro é uma coleção generosa de contos – muitos deles inéditos no Brasil. E, antes de cada história, o autor faz pequenos comentários autobiográficos, revelando quando, onde, por que e como veio a escrever (ou reescrever) cada uma delas. Temas eletrizantes interligam os contos; moralidade, vida após a morte, culpa, os erros que consertaríamos se pudéssemos voltar no tempo... Muitos deles são protagonizados por personagens no fim da vida, relembrando seus crimes e pecados. Outros falam de pessoas descobrindo superpoderes – como o colunista, em “Obituários”, que consegue matar pessoas ao escrever sobre suas mortes; ou o velho juiz em “A duna”, que ainda criança descobre uma pequena ilha onde nomes surgem misteriosamente na areia – nome de pessoas que logo morrem em acidentes bizarros. Em “Moralidade”, King narra a vida de um casal que vai se despedaçando quando os dois mergulham no que, a princípio, parece um vantajoso pacto com o Diabo.




Oie, pessoal!!

Hoje é dia de resenha do Desafio Cultura, no qual eu deveria ler um livro com mais de 500 páginas. E o escolhido da vez é essa obra magnífica de Stephen King - O Bazar dos Sonhos Ruins.

O livro é repleto de contos do mestre do terror, alguns já publicados e outros inéditos por aqui e mais uma vez foi surpreendida pela maestria de King com suas histórias.




O grande diferencial do livro e que me agradou em cheio foi que antes de cada conto temos uma prévia de King, onde ele fala um pouco da inspiração que o levou a escrevê-lo, ou mesmo, partes de sua vida, além de que, no final dedica o conto à alguém em especial. Achei isso incrível, pois além de me deixar mais ávida pelo que viria a seguir, permitiu me sentir mais próxima desse autor que tanto admiro.



“Eu vejo graça em quase tudo. O humor aqui é sombrio, mas na minha opinião, esse é muitas vezes o melhor tipo. Porque, veja bem, quando se trata da morte o que podemos fazer além de rir?”


O primeiro conto, intitulado Milha 81, é sobre um carro monstruoso e assustador. O carro misterioso come as pessoas que se aproximam dele. E aqui não cito somente o pavor de um veículo que possui mente própria, mas a criatividade em torno dos fatos e dos personagens que compõe o conto.



Um conto que ficou entre meus favoritos foi A Duna, onde um juiz aposentado, ao longo de sua vida, passa por algo bastante peculiar, ele vê nomes em uma duna perto de sua residência e os nomes que ali ele vê, são pessoas que acabam morrendo logo após. Nesse conto, King, confidencia ao leitor ser o seu final favorito e, com certeza, foi o meu também.

Outro que destaco é o conto Garotinho Malvado, nesse um detento no corredor da morte resolve contar ao seu advogado sobre um garotinho que é a verdadeira personificação do mal, fiquei tensa demais nesse, muito assustador. Criancinhas nem sempre são tão inocentes... Macabro!


"A Bíblia diz que o diabo foi libertado para vagar pela terra, e que a mão de Deus não o segurava. Não sei se aquele garotinho malvado era o diabo, mas sei que era um diabo."


Os vinte contos que compõe o livro são de temas variados que vão desde fatos corriqueiros do cotidiano até situações sobrenaturais, personagens com dons e pasmem, até mesmo poemas!! Essa faceta eu não conhecia do autor e fiquei mais uma vez abismada com sua versatilidade e originalidade.



Foi um livro bastante diferente para mim, pela estrutura dos contos, os finais sombrios, que não deixou de revelar como o autor encara o tema da morte e claro, os poemas. Eu apreciei bastante essa experiência e já gostaria de outro!

A edição está belíssima!! O que dizer dessa capa? Perfeita! Além diagramação impecável.

Recomendo para todos que já são fãs do autor!! E para os que querem conhecê-lo é uma ótima forma de começar! 


"Talvez você queira comprar algum dos meus produtos agora, não? Tudo o que você vê foi feito à mão, e apesar de eu amar cada um deles, fico feliz em vendê-los, porque os fiz especialmente para você. Fique à vontade para examinar todos, mas tome cuidado, por favor. Os melhores têm dentes."




2 comentários

  1. I read all thriller and paranormal books, but with kindle, only ebooks
    hi dear,
    i'm a new follower of your nice blog, can you follow mine on my blog?
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderExcluir
  2. Stephen King é o mestre!!!
    Adorei sua resenha e com certeza esse vai pra lista também.

    bjs

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!