[Resenha] Coração de Poeta

CORAÇÃO DE POETA - em Prosa e Verso

Autor: Marcos Mônaco | Ano: 2018 | Páginas: 256
Editora: Lura Editoral | Skoob | Comprar
Cedido em parceria com a editora


O autor dessa obra, Marcos São Mateus Mônaco, explica, logo de início, que estava em Portugal quando se deparou com uma placa histórica com o nome Soares de Souza. Ele teve muita curiosidade sobre o tal nome que muito lhe chamou à atenção. E passou a pesquisar sobre o tal sujeito.

Nessas pesquisas o autor descobriu que esse nome era muito comum em Portugal, mas descobriu também, que no Brasil, esse nome remetia a um ilustre personagem do passado, autor do hino oficial do Estado do Rio de Janeiro e patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras.

Mesmo ao tomar ciência de que o nome na placa portuguesa e o personagem brasileiro não eram a mesma pessoa, Marcos não desanimou; ao contrário, percebeu que o ilustre, mas esquecido brasileiro, precisava ser relembrado, por suas obras e importância diante do período em que viveu, um período de mudanças históricas.

Marcos São Mateus Mônaco, a partir daí, decide pesquisar mais a fundo essa figura nacional, e busca todo e qualquer registro que possa revelar um pouco mais da personalidade desse ilustre desconhecido na atualidade.



O autor fala da inestimável contribuição da Hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, onde encontrou material produzido por Soares de Souza que há muito tempo já não é mais publicado. Procurou, também, os descendentes do escritor, destrinchando sua árvore genealógica, tendo êxito nesse desafio. Ou seja, a cada trabalho árduo conseguia colocar uma peça nesse complexo quebra-cabeça.

Com isso, começa a delinear a obra e a atuação política e social de Soares de Souza. Fala sobre seus primeiros versos, suas colunas em jornais, a iniciação em roteiros para peças teatrais, a percepção do público através das críticas, sua militância abolicionista, as críticas que fazia aos hipócritas governamentais e etc.

Marcos dividiu o livro em três partes: primeiro descreve o caráter e a biografia do escritor, com os fatos e a maneira que a pesquisa foi feita; na segunda parte elenca e reproduz suas poesias; e na terceira parte reproduz alguns contos.



Apesar de ser biográfico, o que por vezes faz a leitura ser mais lenta, Marcos conseguiu imprimir uma dinâmica mais leve ao tema. O texto é descontraído, e a forma como ele vai nos mostrando as ferramentas que utilizou na busca de informações é bem legal.
Ele sempre coloca os panfletos, folhetins, encartes, ou qualquer meio informativo que conseguiu daquele tempo, séculos XIX ao XX, ilustrando o texto nos moldes e na grafia da época.

Posso dizer que de uma casualidade ou coincidência nasceu uma obra leve e descontraída, que vem informar e reavivar a história com um personagem ilustre do Rio de Janeiro. Por isso recomendo, com o valor que se deve dar à memória do nosso país, da língua e da cultura.

Recomendo!



10 comentários

  1. Muito bem... Muito interessante de ler. Obrigada:))

    Hoje:- Se soubesses, como brilha o sol em mim.

    Bjos
    Votos de um óptima Noite

    ResponderExcluir
  2. Oie Fernanda.
    Gostei bastante da ideia do livro, embora não leia muito do gênero.
    Contudo, achei interessante como o autor delimitou a história demonstrando o trabalho do objeto de estudo e toda sua trajetória.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Nossa, super legal o trabalho que o autor teve de pesquisar e reunir todas essas informações, resgatando um trabalho que com certeza deve ser belíssimo. Não conhecia.

    ResponderExcluir
  4. Que amor de resenha, não conhecia a obra mas adorei conhecê-lo pelas suas considerações. Gostei muito de conhecer sobre o trabalho do autor, é realmente bem impressionante

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de biografias, acho que sempre podemos aprender algo observando outras experiencias de vida.
    Esse parece um trabalho de pesquisa lindo e se tiver oportunidade lerei sim!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda! Gosto muito de biografias, embora não leia muito. O que mais me cativa é acompanhar o trabalho de pesquisa, a busca por informações que torna tudo muito mais interessante, o que a propósito foi feito nesse livro. Eu não conhecia ele ainda, mas fiquei mega curiosa. Ótima resenha, beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Jr,
    Gosto muito de conhecer personagens da nossa história. Achei bacana a forma que o autor teve a ideia e a vontade para escrever este livro, partindo de uma curiosidade e pesquisa. Não conhecia esse personagem e já fiquei curiosa.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Jr. Ribeiro!

    Muito boa sua resenha: falou exatamente o que o autor quis passar para os leitores. =)
    Gratidão!

    Abraços,
    Daniel Moraes
    www.luraeditorial.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jr! Tudo bem?
    Confesso que não tenho o costume de ler livros biográficos, mas eu tenho muito interesse, ainda mais quando é nacional, sem falar que o autor destaca um personagem importante para nosso país. Achei bem bacana como a ideia de escrever o livro surgiu e acho interessante ele ir mostrando como construiu a história. Com certeza vou anotar o livro.

    Beijos,
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jr. Gostei bastante da sua resenha, encontrei um dia desses esse livro e uma livraria até rs. Mas infelizmente esse tipo de livro é o que eu menos leio, mas gostei do fato de ser completo e trazer a biografia do autor e depois a sua obra. É muito bom quando isso acontece porque a gente não tem nada solto, a gente conhece não só a obra mas um pouco do autor que a escreveu também, achei bem legal essa abordagem !
    https://fuxicosliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!