Minhas manias literárias

Olá!!

Claro que, como muitos leitores, eu tenho minha manias! Quem não tem, não é mesmo?

Tenho algumas bem comuns e outras um pouco mais esquisitas e esse post é para falar um pouco delas.



1. Vamos começar pela a clássica, eu cheiro livros! Não somente os novos, como os mais antigos também. É automático, pego um livro na mão e já vou sentir o cheiro. Muitas vezes, até durante a leitura.
Qual o cheiro? Todo leitor sabe!!! Cheiro de histórias, de viagens, de vidas, de poesias. Cheiro de paraíso...

2. Leio de tudo! Claro que tenho minhas preferências, mas sou muito eclética com minhas leituras. Gosto de experimentar novos ares, sair da zona de conforto e muitas vezes me surpreender. O único gênero que não leio mesmo, é o erótico. Não é preconceito, só não vai pra mim.

3. Geralmente, leio de dois a três livros ao mesmo tempo. Doideira? Não sei...
Eu gosto muito de ler aqueles livros mais longos, alternando com outros mais rápidos. Ou uma leitura mais intensa, com uma mais leve. Nunca me atrapalhei com as histórias e acho que vale bem para exercitar o cérebro.

4. Gosto de anotar os trechos que mais me marcam, por isso faço muito uso de post its durante a leitura. Para completar, às vezes, também anoto algumas partes em uma agenda à parte. Esse hábito me ajuda muito no momento de fazer a resenha.

5. Sou apaixonada por marcadores. Cada livro... um marcador diferente!



6. Tenho fascínio por edições antigas e livros usados. Eu adoro garimpar raridades em sebos, descobrir minhas próximas leituras nas prateleiras. Esse meio no acaso é outro gosto que tenho.

7. Só que tenho pavor de livros amassados ou riscados. Isso, sinceramente, me mata!!!! Assim como livros de uma mesma série com tamanhos diferentes.

8. Não curto muito capas com pessoas ou de filmes. Eu sempre acabo optando por edições que não sejam assim.

9. É um ritual, mas nunca paro no meio de um capítulo. Como também não gosto de capítulos muito longos.

10. E por fim, evito de ler sinopses. Já peguei muito spoiler dessa forma.


Gostaram! Me contem uma mania literária de vocês.


Participantes:

Mari de Castro   |   Ale Helga  |    Lunna 



6 comentários

  1. Muito bem. Adorei.te :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderExcluir
  2. Como você, também não curto capas com imagens de filmes, acho que a única vez que aceitei foi no livro 'precisamos falar sobre o kevin' porque a capa original me causou desconforto. E quando vi a capa com o elenco do filme, comprei o livro. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer suas manias! Me identifiquei com as anotações! Sinopses me vejo na condição de ler devido ao trabalho de divulgação no Instagram. Parar no meio de um capítulo de fato é complicado! Quando não tem jeito, fico perdidinha, mesmo marcando de onde devo dar segmento! BJs

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei com alguma das suas manias, apesar de nem ter colocado na minha postagem. Também gosto de cheirar livro e odeio ter que parar ates do capitulo terminar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê, temos muitas manias em comum!!!
    Adoro sebos, sempre encontro livros em excelentes estado e com preços maravilhosos...Além de encontrar algumas raridades também...Coleciono marcadores, cada livro tem um, necessariamente não o marcador do livro...E jamais leio sinopse...
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Adorei este título de nossa maratona, e tenho algumas manias iguais a você rsrs, cheirar um livro não dá para evitar né? Leio de tudo também, só terror que não curto e vezes me lasco pois amo suspense e em terror tem muito suspense, também me dá aflição parar no meio do capitulo só faço isto quando meus olhos já estão muito cansados, pois costumo ler mais a noite amei seu post bjs!

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!