23 setembro 2018

[Resenha] Partes do Meu Todo

PARTES DO MEU TODO

Autora: Zezinha Lins | Ano: 2018 | Páginas: 96
Editora: Casa da Poesia | Adicione ao Skoob | Comprar
Em parceria com a autora


Olá!!!

Hoje vou falar do mais novo livro da Zezinha Lins! Conheci a escritora através da parceria com a Editora Scortecci e desde então passei a admirar seu trabalho.

E imagine minha alegria e honra quando a Zezinha me convidou para ler Partes do meu Todo!

Para quem acompanha o blog deve ter percebido que gosto muito de poesias e sempre procuro trazer um pouco delas aqui para vocês. E esse livro, além de todo encanto das poesias, nos apresenta um trabalho lindo da autora.

Zezinha mescla de forma única e criativa entre a prosa e a poesia, e assim, o leitor é convidado a uma gostosa conversa, viajando entre diversos temas e ambientes. 

Quando leio um livro nesse formato, gosto de ir aos poucos, degustar cada palavra e sentimento, mas confesso que não consegui fazer dessa forma com essa obra. Eu me senti tão envolvida nas crônicas/minicontos e nos poemas, que quando dei por mim, já tinha terminado o livro  e fiquei com aquela sensação de "quero mais".

Vou falar de dois deles em especial. O primeiro foi "Pensamento: mocinho ou vilão?".

Aqui, a autora fala sobre os pensamentos que criamos em nosso dia-a-dia, situações que, por vezes, nos levam a pensar e a preocupar-se de forma exagerada e que nos fazem mal. Pensamentos ruins, nos prendem ao passado e nos fazem temer o futuro. 

Simplicidade

Na simplicidade
De um momento
Pensamentos se espalham
Com o vento
Depois voltam
Com forma,
Cheiro, 
Cor
E poesia


Outro que gostaria de destacar é o "A Risada de Mariana". Esse, em especial, me emocionou muito. Mariana era muito especial, assim foi definida pela autora e assim eu a defino após ler essa crônica. A inclusão de pessoas com necessidades especiais na escola e na sociedade, realmente é um processo amoroso, e a experiência é, com certeza, enriquecedora, repleta de trocas e muito carinho para todos os envolvidos.

Espelho

Espelho quebrado
Pequeno reflexo
De um olhar que busca
Carinho e compreensão
De um sorriso grande,
Farto e barulhento
Sorte minha multiplicada
Em mil pedaços
Cada pedaço
Um eu, um outro
Muitas faces
De um todo,
Com amor
Somos um.


Essas são duas pequenas partes do que é o livro da Zezinha! Queria dividir muitos mais outros, mas vocês precisam ler e conhecer.

Com uma escrita leve, fluída e reflexiva a autora nos proporciona momentos especiais e em alguns encontramos identificação com nós mesmos, nossa vida e as pessoas que nos rodeiam.

Momentos e pessoas são únicos e vale a pena cada pedacinho deles!

Termino essa resenha com uma sensação agradável e repleta de sentimentos! Amei Partes do meu Todo e espero por mais e mais obras da Zezinha.

Doce Poesia

No silêncio da minha alma
Versos cantam sem cessar
Minhas dores dão as notas
A angústia, a melodia
O coração se aquieta
Para ouvir, cantarolar
O que era triste, sem vida
Vai saindo, desfilando
Verso após verso
Na ponta do lápis
Preto no branco
Em linhas suaves
Surgem doces poesias.




Sobre a autora:

Zezinha Lins é natural de Glória do Goitá (PE), onde é conselheira cultural municipal e participa como voluntária do Centro de Desenvolvimento Sociocultural. É graduada em Letras com especialização em Língua Portuguesa e mestre em Ciências da Educação. Foi professora da rede municipal de ensino no seu município. Participou da Antologia da Casa da Poesia e da Antologia Chuva Literária, da Scortecci Editora. Publicou em 2014 em um e-book intitulado Simples Assim. Lançou o livro Tecelã do Tempo - Histórias de uma Vida em abril de 2017. É membro da Academia de Letras do Brasil - Sucursal São Paulo.

14 comentários:

  1. Nossa, que capa mais linda. Esse livro parece ser bem agradável e tranquilo de ler. Fiquei interessado, irei colocá-lo na minha lista de desejados.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vc gostou da capa. Gostará do livro também. É uma leitira agradável mas bastante reflexíva. Bj!

      Excluir
  2. Muito boa a sua publicação :))

    Do nosso amigo, Gil António:- Hoje » LÁGRIMAS ... ( Poetizando e Encantando )

    Bjos
    Votos de uma boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Conduta Literária, parabéns pelo lindo trabalho. Amei a resenha! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Conduta Literária, parabéns pelo lindo trabalho. Amei a resenha! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso! Mas é da Casa da Poesia.Scortecci foi gráfica parceira.

    ResponderExcluir
  6. Eu leio pouco poesia, mas aprecio sempre que posso. O que mais me encanta é como os autores e autoras consegue construir as histórias com tanta estrutura, ritmo, é incrivel e lindo!
    Obrigada pela dica

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de escrever em prosa e versos, diferentes gêneros sobre o mesmo tema ou um dialogando com o outro. Abraço, Senhor dos Livros!

      Excluir
  7. Ei! Tudo bem?

    Amei a resenha e adorei conhecer a autora. Também sou apaixonada em poesia, mas faz tanto tempo que não leio que estou precisando redescobrir a sensação :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cecília! Poesia já é bom e quando vem de um jeito diferente dialogando com o texto em prosa fica ainda melhor. Beijinhos!

      Excluir
  8. Oi Fernanda.
    Eu não costumo ler muito poesia, mas confesso que essa prova me deixou com vontade. Adoro poesias quando são simples mas dotadas de sentimentos.
    Amei de mais seu post.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê!
    Adorei a indicação, os trechos que você nos apresentou já mostra o quanto essa leitura é tocante, sensível e linda. Apesar de ler pouca poesia, fiquei super interessada nessa leitura.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Fer, buongiorno.
    Não conhecia livro, nem a poeta-autora.
    Fiquei com vontade de passear pelo livro, a capa é muito bonita, lembra patchwork e o título é bastante sugestivo.
    Quando a gente marcar aquele café, levarei alguns livros de poesias da Scenarium para você.

    bacio

    ResponderExcluir
  11. Nossa mas que livro doce...por incrível que pareça me senti super leve lendo esta resenha e parei para pensar em momentos da nossa vida que somos pegos em pensamentos ruins que nos pende ao presente e ao futuro. Precisamos parar de nos preocupar tanto. Parece de fato ser um livro muito bom. Gostei demais da sua resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!

© Conduta Literária ♥ 2017 - Todos os direitos reservados ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo