Livro Físico ou E-book?



Olá!!

Hoje o post vai ser um pouquinho diferente por aqui!

Para aqueles que amam uma boa leitura e possuem esse hábito maravilhoso, possivelmente já se depararam com o seguinte dilema: livro físico ou e-book? E é sobre isso que vamos conversar hoje!

Eu sou leitora desde que quando me entendo por gente. Um pouco por incentivo de minha mãe que desde minha infância já me presenteava com livros de histórias infantis (alguém do tempo dos livrinhos com disco das história?) e também por mim, que realmente, desde essa época já sentia um amor imenso pela leitura.


E claro, naquela época não existia os e-books. Meu paraíso era a biblioteca da escola e depois a minha própria, mesmo sendo bem humilde. Diante disso, cresci nutrindo um amor imenso pelos livros, no tocar e no cheirar. Portanto, quando surgiu a ideia dos livros digitais, eu entrei naquela fase de "não aceitação", eu jamais compraria um kindle e ponto final! Seria uma traição com meus livrinhos!!

Porém, mesmo cumprindo minha promessa, meu marido me presenteou com um kindle! Foi uma grande surpresa, que eu não esperava de jeito nenhum. E, agora? O que fazer?

Bom, o jeito foi experimentar o dito cujo!! rs ... E não é que foi bem aceito!!!

Por isso resolvi levantar algumas questões comparativas entre os dois nesse post, livros e e-books.


 Tato

Não tem sensação melhor que um livro em mãos. O pegar, o apalpar, são sensações indescritíveis para mim. E aquela emoção da caixinha de livros chegando pelo carteiro ou pelo entregador? Você abrindo e tendo o primeiro contato com os novos filhinhos! Ahh, nessa não tem como, os livros saem na frente!



Cheirinho

Assim como muitos leitores, eu tenho o hábito de cheirar os livros e isso mais de uma vez durante a leitura. Não tenho como ficar sem isso. Mais um ponto para os físicos!



Peso

Aqui, já vamos falar diferente. Infelizmente, tenho que admitir, que para um livro com muitas páginas, fica meio complicado de levar na bolsa. Vamos dar um ponto para o e-book, que facilitou e muito a locomoção.



Tamanho da Fonte

Eu sou daquelas que sofre com uma letra muito pequena e já penei muito lendo dessa forma. Nesse aspecto, tenho que dar mais um ponto para os digitais, é uma maravilha poder ajustar o tamanho da fonte no que for melhor.



Estante Cheia

Claro que os e-books nos deu a opção de ter vários livros em um só lugar facilitando de não ter o problema com a estante cheia. Mas, aquela visão dos seus livrinhos, todos arrumados e brilhando para os olhos, essa é mais uma coisa da qual não abro mão. Ainda sou apaixonada pela minha estante! 



Marcadores

Podemos marcar a página nos digitais, mas o que fazer com tantos marcadores lindos? Esse é outro aspecto que eu amo nos livros, os marcadores!!! Artesanais ou de editoras, aceito todos! Fora que é tão gostoso presentear outro aficionado por livros com um belo marcador!



Preço

Antes os livros eram bem mais caros em relação aos e-books, hoje em dia com tantas promoções, creio que já esteja mais equilibrada essa questão. E ainda, tem a boa opção do Kindle Unlimited da Amazon. Então, acho que nesse aspecto, talvez tenhamos um ponto para cada um.


Bom, levantei esses aspectos, mas tem muitos outros. O certo é que entre um e outro tem muitas vantagens e desvantagens, por isso podem viver muito bem juntos. Analise o que for melhor ou mais se adapta a você. Ou os dois juntos, sem problema algum.

Hoje, eu continuo lendo muito mais livros físicos do que e-books, mas já li muito pelo meu kindle e não o dispenso.

Com muitas características diferente, prós e contras, um não precisa ser melhor que o outro. O que importa é ter uma boa leitura!

Agora eu quero saber de você? Qual é a sua opinião?



6 comentários

  1. Sinceramente, acho que os livros digitais (e-book e audiobook) não vieram para substituir os livros físicos e sim para complementar. Todos os tipos são maravilhosos, mas ainda que a tecnologia avance e eu também leia e-books, não abro mão dos livros físicos. <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Confesso-me preguiçosa para livros. Gostei de ler.

    Hoje; Contrabalanço de nuvens densas

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê
    Adorei o post e penso como você, há espaço para os dois!
    Por aqui tbe nao queria nem ouvir falar no tal do Kindle e Amore Mio me deu de presente. paguei minha língua e curti o presente.
    O Kindle não sai da minha bolsa e os livros físicos leio em casa.
    Sim, eu era do tempo dos disquinhos de historinhas, eles eram pequenos e coloridos. Eu amava!
    Bjks mil!

    ResponderExcluir
  4. Haha sou do tempo do livrinho com disco e daqueles livrinhos em 3D que são uma gracinha 😀, eu também amo cheirar as folhas do livro KKK meu marido não curte muito o cheiro Já eu adoro, como você bem descreveu os dois têm muitos pontos eu porém ainda não tenho um leitor digital, mas acho gosto mais do livro físico bjs😀💋❤️

    ResponderExcluir
  5. Sou sincera em dizer que esse tema me persegue, porque sempre me perguntam a respeito. Eu leio alguns livros no celular através de um app, mas ainda prefiro o livro. Há espaço para os dois, obviamente e isso depende de cada um. Só não tenho paciência com a discussão de 'fim de mundo', no caso, dos livros impressos.
    Acho que as pessoas tem mania de determinar o fim das coisas, foi assim com o rádio, tv, blogues e agora (há uns dez anos, creio eu) dos livros. Mas, ninguém cogita que é possível existir por existir somente. rs
    E gostei dos pontos apresentados por ti, principalmente na questão das fontes, já que os diagramadores nem sempre consideram esse item, pelo contrário, ignoram que há pessoas que tem dificuldades. Aliás, esse é uma das minhas preocupações na hora de confeccionar nossos livros. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  6. Oi Fer, eu fiz um post desse tipo ano passado lá no meu cantinho também. E devo dizer que somos de opinião bem parecida. No m eu caso, eu quis mesmo comprar um Kindle porque eu tava muito sem grana para comprar tantos livros e o Kindle teria espaço para todos, sendo que muitos conseguia baixar de graça... então foi um ótimo investimento. Agora, com milhões de promoções e sorteios, estou sempre ganhando/comprando muitos livros físicos. Então acabou ficando equilibrado por aqui... Acho que tem espaço para todos, tanto digitais quanto físicos... O importante é ler e ser feliz! =)
    Bjks!
    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!